Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
DVD Britania Fama 3 USB Não ler o disco By: Gehy Prado de Morais Date: 13 Dez 2011, 15:21
Aparelho: DVD
Marca:    Britania
Fabricante:    
Modelo:   Fama 3 USB
Defeito:   Não ler o disco

O disco dá uns arranque e para ai dá no disk, as vezes a unidade fica maluca indo de um lado ao outro do disco e o disco gira em alta velocidade, segundo um amigo meu pode ser o motor do disco, ele tem uma resistência entre 11 a 12   ohms, no meu caso é de 8 ohms, pode ser a unidade mas para me ela está "normal" também pode ser a placa se a temperatura do CI processador estiver acima de 100ºC ele está pifado, não tenho como medir essa temperatura mas se coloco as costas do dedo sobre o dissipador não aguento 3s

Agradeço a quem puder ajudar.
Gehy Prado de Morais

Re: DVD Britania Fama 3 USB Não ler o disco By: paulo52 Date: 13 Dez 2011, 15:55
Troque  este  motor  amigo.
Re: DVD Britania Fama 3 USB Não ler o disco By: jheliocavalcanti Date: 14 Dez 2011, 20:43
Vamos por parte amigo; pois diversos motivos causam este problema, então vou colocá-las abaixo e você verifique uma por uma.


1- Flat-cable de ligação entre a unidade de leitura ótica e a placa de circuito impresso, geralmente o mesmo tem 20vias; o mesmo pode estar com vias partidas e as vêzes nem notamos.
2- Motor do disco alterado devido a travamento entre a bucha e o eixo, ou com escovas gastas, compare-o com um motor novo, ou troque-o, uma vez que o mesmo não custa caro.
3- Verifique o Capacitor eletrolítico C1(47Mf) na fonte de alimentação primária, pois este capacitor quando está alterado(baixo), influencia nas tensões do secundário.
4- Verifique um possível aquecimento em demasia do circuito integrado U3(BA5954), que influencia no deslocamento do ótico, giro do disco e amplificação do ótico.
5- Por último verifique a própria unidade de leitura ótica.


Um abraço amigo
Re: DVD Britania Fama 3 USB Não ler o disco By: Gehy Prado de Morais Date: 20 Dez 2011, 13:11
Olha jhelio, vou te passa o que fiz: troquei o motor do disco, mas quando tirei o clamper parece que ele empenou pois o disco fica oscilando, não sei se já estava assim, quando a unidade vai ler ele fica movendo, não no disco todo mas pequenos movimentos e disco fica tentando girar as vezes até gira mas logo para e dá no disco, troquei o flat-cable, tem dois capacitores dobrador na fonte primária e estão bons (150uF-250V), as fontes estão ok. essa unidade é da sony e não tem código.


Desculpa pois entendo muito pouco de DVD, trabalho com eletrônica há muito tempo, mas parei um bom tempo, estou tentando voltar, mas tudo está tão diferente. preciso fazer umas reciclagem, mas estou sem tempo pois faço engª elétrica eletrônica e ai o tempo é pouco.
Obrigado por enquanto continuo contando com todos.
Páginas: 1