Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV Philips 14PT414A/78R Não da power on em 110v By: BACAMARTE Date: 09 Dez 2011, 14:32
Aparelho: TV
Marca:    Philips
Fabricante:    
Modelo:   14PT414A/78R
Defeito:   Não da power on em 110v

Pessoal, boa tarde.
Esta TV chegou inoperante sem +bat. Desacoplei saida horiz e não armou +b, pesquiza encontrei diodo 6540 em curto. Já aproveitei e troquei c2537 e 2530. Liguei com carga resistiva e fonte armou com tensões corretas.
Religuei saida horiz e acionou proteção. Pra variar a praga maldita do saida vertical. Troquei  Ci e já aproveitei e troquei c 2464. Liguei e veio imagem e som normais. Deixei ligada umas horas, e tudo normal, aproveitei e zerei memoria de falhas. Resolvi testar com rede de 110v e não arma a fonte, mas se ligo a fonte com uma carga resistiva ela arma e tensões normais.
Com horizontal ligado tensões ficam flutando. Fonte fica pedalando e por vezes até liga mas qualguer troca de cena, volta a pedalar. Durante pesquisa observei que frequencia da fonte ao invés de subir, baixa um pouco. (=/-24khz em stby e 20khz quando ligada)
Medi os resistores estão ok, inclusive r3518 com valor correto. Troquei c 2531 e continua com frequencia baixa. Troquei o IC regulador 7520 ficou a mesma coisa. Disconfiei do fornecedor e comprei outro IC de outro fornecedor e ficou exatamente igual.
Alguém já pegou um defeito parecido ou tem uma sugestão de pesquisa? Alguma coisa que eu tenha esquecido de verificar?
Em tempo, a tensão no pino 7 do trafo esta com 300v em 220  e  180v em 110. Tensão de disparo no pino 1 do 7520 está com 13v.
Desde já agradeço sugestões.
wj


Agradeço a quem puder ajudar.
walter jansen

Re: TV Philips 14PT414A/78R Não da power on em 110v By: tectonny Date: 13 Dez 2011, 19:54
Troque o filtro do PWM...
Re: TV Philips 14PT414A/78R Não da power on em 110v By: WALTER JANSEN Date: 13 Dez 2011, 22:29
Oi. boa noite.
Valeu a dica Tonny, mas já troquei "todos" os filtros desta fonte. O que observei, quando coloco uma carga resistiva, é que a tensão demora um pouco mais para estabilizar, embora depois de estabilizado permaneça estavel e no valor correto.
Como esta falha não fica na memória, sei que é na fonte. Pelo datasheet do regulador sei que  resistor do pino 16 fixa uma referencia e o capacitor do pino 10 determina a frequencia, ambos já troquei. O IC regulador deveria sentir quando o power on da TV é acionado e subir a frequencia de  chaveamento e não esta fazendo. A impressão que da é que o sensor de corrente não esta operando. Embora já tenha trocado este regulador duas vezes, continuo achando que ele é o causador desta falha. Um colega vai retirar um regulador original de uma TV funcionado e me emprestar para teste. (será a terceira substituição). Retorno amanhã com o resultado.
Abraço
wj
Re: TV Philips 14PT414A/78R Não da power on em 110v By: WALTER JANSEN Date: 21 Dez 2011, 08:09
Caros colegas, bom dia.
Meu amanhã demorou quase dez dias, deixei a danada em testes uns dias. Por outro lado, a minha esposa e eu completamos 26 anos de casamento e resolvemos sair para um passeio. Retornei e a danada continuava funcionando, realmente era o IC regulador. Devolvi o IC emprestado  e resolvi instalar novamente um dos IC's que havia comprado, a falha voltou. Bom, fiquei um tanto temeroso em comprar outro, então sai em busca de uma sucata, encontrei em uma oficina da região um aparelho que havia caido da estante e estava condenado. Comprei dele o IC e instalei e foi só sorriso, a frequencia de chaveamento da fonte sobe corretamente no power on, tensões estabilizadas... beleza.
Quero agradecer a todos que de uma ou outra forma me ajudaram neste e em outros reparos, mesmo aqueles anônimos em que a ajuda nos vem através dos "defeitos resolvidos", bem como os artigos, tutoriais dicas e tantas outras formas. Podem ter certeza que me ajudam bastante na hora de tirar uma dúvida. Desejo alegres confraterizações a todos, que saibamos agradecer as bençãos recebidas ao longo deste ano, que de presente todos recebam um ano repleto de aparelhos para reparo, mas que não esqueçamos a razão de tudo, que foi o nascimento daquele menino na mangedora em Belém, através do qual Deus cumpriu a promessa de nos enviar o Redentor.
Bom Natal e Ano Novo a todos.
wj


Páginas: 1