Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Som Aiwa CX-NS201LH (NSX-S201) Não liga, fica só Stand-by By: matrix57 Date: 30 Novembro 2011, 08:47
Aparelho: Som
Marca:    Aiwa
Fabricante:   
Modelo:   CX-NS201LH
Defeito:   Não liga, fica só Stand-by

Bom dia amigos!
Estou com esse som AIWA, ligo o plug na tomada, o display acende, mas ao apertar a tecla power nada acontece, nenhuma função entra. Algumas vezes acontece de o CD girar a bandeja, da uma volta completa e para na posição 1 e então mais nada, sem saida de audio, nada.
Medi as tensões da fonte, tenho +24Vdc e +13Vdc, ainda estou sem o esquemário, pois o que eu encontrei esta tudo muito miudinho, fificil legibilidade. A quem puder ajudar com sugestões e dicas, desde já agradeço.
Saudações a todos,
matrix57.


Agradeço a quem puder ajudar.
Valdir.

Re: Som Aiwa CX-NS201LH Não liga, fica só Stand-by By: UNIDASEX Date: 30 Novembro 2011, 09:12
Amigo:


Esta cópia está bem legível http://www.4shared.com/document/uIA0CyU4/NSX-S201.html


Apaguei o outro tópico sobre este mesmo aparelho!

Ricardo
Re: Som Aiwa CX-NS201LH Não liga, fica só Stand-by By: matrix57 Date: 30 Novembro 2011, 10:46
Ola caríssimo Ricardo!
Agradeço seu apoio, agora posso visualizar alguma coisa, mas a minha vista vai pedir uma lupa, não tem jeito, rsss.
Saudações,
matrix57.
Re: Som Aiwa CX-NS201LH Não liga, fica só Stand-by By: matrix57 Date: 30 Novembro 2011, 14:45
Ola,
Fiz alguma medições na fonte e percebi, não estou certo, que ha um debalanceamente de tensões na fonte principal, o diagrama não da indicação/informação de nada, ficar na tentativa de descobrir os valores corretos é meio suspeito, mas vou tentar chegar a alguma definição, tenho que tentar.
Saudações,
matrix57.
Nota: Chassi ruim de trabalhar, desmontei tudo e vou testar cada PCI individualmente.
Re: Som Aiwa CX-NS201LH Não liga, fica só Stand-by By: matrix57 Date: 30 Novembro 2011, 18:24
Ola!
Bem, agora ja tenho alguma coisa mais palpavel,refiz as medições nas fontes, portanto tenho saida ponte retificação, +22V/-22V, apos R150/R151 tenho +15V/-15V, na saída coletor Q101 = +12,5V, em IC601 pino 10 = +2,7V e  pino 12 = -2,7V, até ai, penso ok.
Problema??: chega Vcc +5,5V pino 17 de IC701, porem as saidas Q-TU-ON e Q-CD-ON não operam portanto Q701 não comuta. Também não encontrei o R399/100R, não foi montado na PCI, pelo esquema >:(  como vai funcionar o tape-deck?
Na regua de acoplamento da PCI-Front, pino 23 deveria ter +Vcc, não chega nada, porem no ZD201 = 6V8-Ref. e no pino 16 do micro chegando +5,4Vdc., mas só fica em Stand-by.
Porque o R399 não foi montado, será que existe outro esquema (versão).
Nota: testes feitos com as PCI desmontadas fora do gabinete, apenas acoplando Main+Front. com adaptação de suporte para dar rigidez.
Aguardo por opiniões e sugestões.
Saudações,
matrix57.
Re: Som Aiwa CX-NS201LH Não liga, fica só Stand-by By: matrix57 Date: 01 Dez 2011, 16:37
Ola pessoal!
Então, será o micro? será problema de junta? Aguardo sugestões e opiniões.
Vou tentar encontrar um PCI Front em demanche ou sucata, e substituir, não vou trocar o micro na duvida, só na certeza.
Saudações,
matrix57.
Re: Som Aiwa CX-NS201LH Não liga, fica só Stand-by By: matrix57 Date: 01 Dez 2011, 17:32
Ola!
Ocorreu-me que o sinal T-Hold pode estar bloquendo o micro, então chequei e na saida do R244/470R tenho um nivel e +4,5V. Alguem sabe os valores para NIVEL ALTO e NIVEL BAIXO desta linha do micro, ou alguem teria a tabela de lógica IN/OUT do micro.
Nota: levantei o R244, mas nada mudou.
Saudações,
matrix57.
Re: Som Aiwa CX-NS201LH Não liga, fica só Stand-by By: matrix57 Date: 01 Dez 2011, 18:15
Ola!
Já baixei do alldatasheet, micro controlador Mitsubishi Single-Ship - 8bit - C-MOS, cód.: M38B57MCH-P202FP, tem 69 paginas, agora é só distrinchar e enxergar os pontos chaves.
Saudações,
matrix57.
Re: Som Aiwa CX-NS201LH Não liga, fica só Stand-by By: matrix57 Date: 02 Dez 2011, 21:44
Ola!
Voltando, o datasheet do micro não ajudou em nada, pois só da parametros gerais de aplicações multiplas, é o 3° produto Aiwa que pego e quando chega na documentação e informação e uma desgraça, diagramas secos, não informam nada, manual de serviço para achar é um sacrilégio, achei dois sites la da conxinchina do fim do mundo e pago é claro nada free. Seu eu não achar nada até 3ª feira, fecho a caixa e devoldo ao dono.
Saudações,
matrix57.
Re: Som Aiwa CX-NS201LH (NSX-S201) Não liga, fica só Stand-by By: matrix57 Date: 06 Dez 2011, 23:17
Ola, boa noite a todos!
Sem informações adequadas, sem documentação técnica adequada, sem comentarios as perguntas feitas, fechando aparelho para DEVOLUÇÃO ao cliente e fechando tópico.
Saudações,
matrix57.

"NÃO RESOLVIDO/ENCERRADO'
Re: Som Aiwa CX-NS201LH (NSX-S201) Não liga, fica só Stand-by By: Canmeira Date: 06 Dez 2011, 23:54
Matrix,

Desculpas pelo pouco tempo disponível, mas se não devolveu podemos tentar estabelecer um parâmetro.

Para que um aparelho Aiwa esteja em condições de funcionamento são necessárias as tensões da fonte simétrica que você mencionou( + e - 15 ou em torno disso); 12 VDC; -VFL (em torno de 30 VDC); e principalmente as tensões do reset, monitoradas pela proteção (hold) em torno de 4 a 5VDC se não tiver acionada e zero se estiver acionada.

A partir dessas e com o acionamento do POWER ON devem estar presentes a tensão de +VM (12VDC) necessário ao acionamento do rel-e do circuito amplificador.

Como mencionei para você no Fórum de esquemas a Aiwa não mostra as tensões e somente as referências de alimentação do circuito.

Abraços e espero que resolva por aí.


Re: Som Aiwa CX-NS201LH (NSX-S201) Não liga, fica só Stand-by By: Canmeira Date: 07 Dez 2011, 00:32
Em tempo.

Confirme a tensão de 5V6 no katodo do D201, painel frontal...



Re: Som Aiwa CX-NS201LH (NSX-S201) Não liga, fica só Stand-by By: matrix57 Date: 07 Dez 2011, 18:50
Ola, caríssimo amigo Meira!

Agradeço também seu apoio, mas nós sabemos muito bem que quando não temos os recursos certos e as informações corretas o custo do conserto fica muito dispendioso, pois o tempo é precioso.
Ainda não deu tempo de fechar o aparelho, então ainda vou fazer uma ultima checagem de suas informação, e a citação sobre o D201, tensão de referência de 5V8, já citei em 30/11 as 18h24´esta tensão esta presente, pois o Display esta aceso. Retorno apos as verificações.
Saudações,
matrix57.
Re: Som Aiwa CX-NS201LH (NSX-S201) Não liga, fica só Stand-by By: matrix57 Date: 08 Dez 2011, 17:24
Ola, caro Carlos!
-Bem, sua dicas ajudaram, encontrei o R120/1K bem oxidado e aberto e o botão S317 (Tape) em curto, e tres pontos de solda fria, voltou a operar a função liga/desliga e demais funções.
-Agora ainda permace problema de volume muito baixo, ao girar o botão não ocorre incremento do valor de volume, provavelmente é o Pot.
-CD opera a abertura da gaveta, faz a troca de CD mas não faz a leitura do CD. provavelmente é otica, não vi o feixe do laser,  vou checar. Pelo menos a coisa saiu da inércia, agora e ver o final do custo do orçamento e se vai ser aprovado.
Saudações,
matrix57.
Re: Som Aiwa CX-NS201LH (NSX-S201) Não liga, fica só Stand-by By: Canmeira Date: 08 Dez 2011, 23:53
OK amigo.

Quanto ao encoder de volume é somente desmontar e limpar. Muitas das chaves de toque poderão estar oxidadas e precisando ser substituídas (é comum nesses aparelhos).

Qualquer coisa estaremos por aqui.
Re: Som Aiwa CX-NS201LH (NSX-S201) Não liga, fica só Stand-by By: matrix57 Date: 09 Dez 2011, 19:51
Ola Carlos!
Muito obrigado por enquanto, não tinha fechado o orçamento ainda, agora já foi possivel fechar os valores, vou repassar o valor e aguardar sua aprovação ou não.
Saudações,
matrix57.
Páginas: 1