Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
DVD Home Theater Britania Fama 2 Fonte sem 12V By: kaio.provazzi Date: 28 Novembro 2011, 20:18
Aparelho: DVD Home Theater
Marca:    Britania
Fabricante:   
Modelo:   Fama 2
Defeito:   Fonte sem 12V

Pessoal, essa fonte estava morta. Troquei T1, T2, R15, R52, D4, D13, Q2 e Q3 e funcionou por alguns minutos. Depois o aparelho apagou. So fica o LED azul aceso, mas nao liga.

Entao verifiquei as tensoes de saida da fonte, tem 5v e -12v mas nao tem +12v. Notei que Q10 estava irregular, troquei, e mesmo assim nada de +12v.

Troquei o TL494 e nada. Troquei IC4 pra desencargo de conciencia, e nada tbm. Q9 aparentemente normal.

No capacitor E8 tem 19,4v.
O negativo desse capacitor vai na base do Q10. Se eu medir da base p/ Entrada do 7812, tem 19v, e na Saida tem 12v. Entao o regulador esta trabalhando.

Mas se eu medir em relacao ao GND, tem apenas 7v na Entrada, e ZERO na Saida, onde deveria ter 12v.

Esquema em http://www.telecontrol.com.br/assist/comunicados/7943.pdf

Pessoal, por favor me ajudem estou perdendo os cabelos com esse aparelho.



Agradeço a quem puder ajudar.
Kaio Provazzi

Re: DVD Home Theater Britania Fama 2 Fonte sem 12V By: LaSat Date: 29 Novembro 2011, 08:23
caro colega pelo que vi no esquema tem que chegar de 15a18 v na entrada do 7812 para que ele estabilize os 12v cheque tudo nesta  linha uo coloque 12v de uma fonte esterna e veja oque acontece obs tire o7812 para conequitar ok
Re: DVD Home Theater Britania Fama 2 Fonte sem 12V By: kaio.provazzi Date: 29 Novembro 2011, 12:05
Pessoal, o problema da fointe foi resolvido.
Todas as tensoes normais, mas continua em Stand By....
Re: DVD Home Theater Britania Fama 2 Fonte sem 12V By: Sergio Freitas Date: 29 Novembro 2011, 20:16
Kaio


Nos passe o que estava ruim na fonte para termos um parametro e dar uma dica certeira.


Enquanto isso confira se tem tensão no coletor do Q-8 (apertando a tecla power)
Re: DVD Home Theater Britania Fama 2 Fonte sem 12V By: kaio.provazzi Date: 29 Novembro 2011, 21:22
O problema da fonte era no primario, como disse antes.
Depois disso ela funcionou, so nao achava os +12V.
Mas essa fonte tem 2 Terra. Quando liga os cabos com a placa de video eles viram um so.
Ai os 12V aparece no lugar certo.

O problema de agora pelo jeito esta na placa de video.
Quando ligo na tomada, acende o LED azul apenas, e Q12 esquenta muito rapido ate estourar.
Ja troquei 3 vezes, ja troquei o diodo de entrada no Q12 e Q11, e nada.

No pino 3 tem uma trilha embaixo da placa, que e o +P33 e vem do chipset.
E em cima da placa, no mesmo pino 3, esta ligado no R63.
Se eu desligo a trilha do +P33, o transistor para de esquentar. Mas a maquina continua do mesmo jeito.

Q q eu fiz, liguei o +P33 antes do transistor, direto no diodo, e a maquina funcionou.

Mas com isso, o Q11 aquece muito. Com 2 minutos ligado, nao da pra ficar 3seg com o dedo nele.
Em StandBy ele nao esquenta nao.

E com isso, descobri que o Led aceso nao eh StandBy, eh alguma coisa funcionando pelas metades.
Em StandBy fica tudo apagado.

Com isso sera que vcs podem me dar uma LUZ?

Nao gosto de gambiarras. Essa eu fiz tentando descobrir o funcionamento da coisa. So pra entender mesmo.
Agora se eu nao descobrir, ai posso pensar em mais uma pro Q11 nao esquentar mais
Re: DVD Home Theater Britania Fama 2 Fonte sem 12V By: Sergio Freitas Date: 29 Novembro 2011, 21:42
Kaio


Pelo seu relato tudo indica que o IC U-4 está consumindo muito.


Solte a unidade ótica e os motores o IC vai ficar sem carga, veja se aquece o transistor.


No aguardo.


Obs: Estou usando o esquema do fama 2 com USB, se não for o mesmo aparelho me comunique.
Re: DVD Home Theater Britania Fama 2 Fonte sem 12V By: kaio.provazzi Date: 30 Novembro 2011, 08:23
Esquenta do mesmo jeito, amigo.

Seria o caso de troca do Drive U4 para teste?
Tenho uma carcaca Britania aqui com esse mesmo CI.

O aparelho e este mesmo Fama 2 USB.
Re: DVD Home Theater Britania Fama 2 Fonte sem 12V By: Sergio Freitas Date: 30 Novembro 2011, 09:59
Tudo leva a ele, já que tem ai não custa trocar.
Re: DVD Home Theater Britania Fama 2 Fonte sem 12V By: kaio.provazzi Date: 30 Novembro 2011, 14:33
Amigo, tambem nao e o Driver.

Notei nas medicoes que, sem carga, a saida do Q11 tem 1,8V normalmente.
Mas quando ligado, continua com 1,8V mas ele comeca a esquentar. Parece que ha um consumo extra no Chipset mesmo, pois esse 1,8V e o 3,3V do Q12 vao direto pra la.

So penso agora que pode ser o chip mesmo...
Re: DVD Home Theater Britania Fama 2 Fonte sem 12V By: kaio.provazzi Date: 30 Novembro 2011, 22:55
Amigo, nao era o Driver. Tbm nao e o Chipset.
Desliguei a entrada do Q11 e liguei direto no diodo, com um resistor de 6r pra abaixar a tensao que entra nele.
Assim o driver joga uma tensao menor na base pra liberar os 1,8V, e ele nao esquenta.
Com isso funcionou.

No Q12 fiz a mesma coisa, com um resistor de 4R ja que lasao 3,3v

Esta funcionando. Vou deixar assim, faz duas semanas que estou mexendo nele.
Esse aparelho e muito problematico.

Obrigado amigos.
Re: DVD Home Theater Britania Fama 2 Fonte sem 12V By: luiz carlos hz Date: 30 Novembro 2011, 23:13
não acho correto,com certeza isso vai dar retorno e aporrinhação com o cliente.verifique capacitores que nesse aparelho são críticos.e veja se o q11 e q12 não são carimbados.

http://www.4shared.com/document/Xpe7rWE_/DEFEITOS_PCI_POTENCIA_DVD_BRIT.html

http://www.4shared.com/document/M1b0AKVc/Defeitos_PCI_Potencia_Theater_.html


Re: DVD Home Theater Britania Fama 2 Fonte sem 12V By: paulo52 Date: 01 Dez 2011, 08:04
Tirei  o  resolvido  por  não achar  a  solução  correta .
Re: DVD Home Theater Britania Fama 2 Fonte sem 12V By: kaio.provazzi Date: 03 Dez 2011, 20:04
Ja verifiquei tudo isso amigo...
e mais alem..

Nao gosto de gambiarras. Mas estive enfiado nele duas semanas..
Mas funcionou muito bem, entao deixei assim.

Nao se preocupem. Nao sou picareta. Avisei ao cliente e nao cobrei nada.
O importante foi servir ao cliente.
Páginas: 1