Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
TV Gradiente TV-2021 Linhas horizontais By: fernando.az Date: 28 Novembro 2011, 12:58
Aparelho: TV
Marca:    Gradiente
Fabricante:    
Modelo:   TV-2021
Defeito:   Linhas horizontais

Amigos, a TV chegou com as cores alteradas, entrei no modo de serviço e ajustei. Agora se tornaram visíveis linhas horizontais, que não tenho certeza serem de retraço, como se fossem uma interferência, na mesma cor do fundo. Aconteceu de não dar o defeito ontem, mas hoje já voltou como estava. Revisei os capacitores do circuito vertical. Os 180V estão com 177V. O que mais pode ser?

Agradeço a quem puder ajudar.
Fernando Azevedo

Re: TV Gradiente TV-2021 Linhas horizontais By: trudes Date: 28 Novembro 2011, 13:16
Explique melhor essa linhas.
Sem cor também acontece??
Re: TV Gradiente TV-2021 Linhas horizontais By: marcosbr Date: 28 Novembro 2011, 13:24
Veja como completar o perfil.
http://www.tectonny.com/forum/index.php?action=faq
Re: TV Gradiente TV-2021 Linhas horizontais By: fernando.az Date: 28 Novembro 2011, 14:54
Acontece sempre, são linhas horizontais que ficam oscilando, bem fininhas, como se fosse uma interferência ou ruído. São menos perceptíveis no meio da tela.
Re: TV Gradiente TV-2021 Linhas horizontais By: trudes Date: 28 Novembro 2011, 15:21
E sem cor como fica?
Re: TV Gradiente TV-2021 Linhas horizontais By: TV TEC ELETRÔNICA Date: 28 Novembro 2011, 15:27
 parceirinho.. veja se o controle de contraste esta atuando. se estiver atuando pouco ou nada. veja o circuito de ABL. pois se estiver com problemas de abl, com baixo contraste, vc vai achar essas linhas de retraço causadas por pouca polarização da saida de RGB.( screen saturado).  a imagem fica clara quando aparece as linhas??  controle de foco do fly?!! cap. de screen, ja verificou? (talvez vc fique ajustando no fly quando ele esta em fuga...  tantas possibilidades..   veja o que lhe falei. 
Re: TV Gradiente TV-2021 Linhas horizontais By: fernando.az Date: 28 Novembro 2011, 15:44
Com a tela preta também tem as linhas, mas são mais difíceis de enxergar. Na tela branca fica muito perceptível.
O contraste tá atuando normal. Não são linhas de retraço, são interferências da própria imagem... Tentei tirar uma foto, acho que dá pra visualizar agora...



Re: TV Gradiente TV-2021 Linhas horizontais By: trudes Date: 28 Novembro 2011, 16:42
Provavelmente circuito vertical.
Veja os componentes que fazem o circuito de saída para a defletora vertical. Resistores e capacitores.
Re: TV Gradiente TV-2021 Linhas horizontais By: fernando.az Date: 28 Novembro 2011, 17:55
Pois então, já revirei o vertical dos pés à cabeça e nada... Vou tentar trocar o CI pra ver o que dá...
Re: TV Gradiente TV-2021 Linhas horizontais By: UNIDASEX Date: 28 Novembro 2011, 18:09
Amigo:


Informe exatamente quais circuitos vc. já verificou no aparelho e o que já trocou.


Ricardo
Re: TV Gradiente TV-2021 Linhas horizontais By: fernando.az Date: 28 Novembro 2011, 20:43
Olha que loucura, liguei a TV agora e as linhas praticamente sumiram! Mal dá pra ver agora, se eu não soubesse do defeito teriam passado batido! E agora? O que faria esse comportamento intermitente?
Não tem solda frida, já conferi tudo. O circuito vertical a não ser pelo CI eu já testei/troquei todo.
Não mexi em mais nada, só mesmo nas cores no menu de serviço. Amanhã posto exatamente quais componentes eu já troquei, anotei mas ficou na oficina.


Re: TV Gradiente TV-2021 Linhas horizontais By: TV TEC ELETRÔNICA Date: 29 Novembro 2011, 14:57
 A pergunta do contraste foi respondida, ok.  e pela foto , eu nem teria feito. mas, agora eu pergunto: esse defeito dá também no AV ? espere dar o defeito novamente e tente injetar umsinal( pode ser de um dvd mesmo) e veja se persiste. entendeu por que da pergunta ne?
Estou descartando vertical porque vc não citou em nenhum momento que a tela esta expandida( isso provoca essas linhas). como não esta expandida. vertical não é. hum...    faça o teste do AV !!

  Agora amigo, posso lhe afirmar que se mesmo no AV o defeito persiste. pode ser TUBO !  ja peguei um assim, ok? boa sorte.


Re: TV Gradiente TV-2021 Linhas horizontais By: fernando.az Date: 29 Novembro 2011, 15:51
   Liguei hoje pela manhã e o defeito estava lá, da mesma forma! Troquei o CI vertical, e continua na mesma... No total já troquei, do vertical, o C301, C302, C303, C304, C305, C307, C313, C308, além de ter testado todas as resistências e os outros capacitores.
   Realmente a tela não está expandida... A imagem da foto está ligada em AV! Portanto o defeito persiste...
   O que mais pode ser?? Tubo estou sem outro aqui para fazer o teste no momento...
Re: TV Gradiente TV-2021 Linhas horizontais By: trudes Date: 29 Novembro 2011, 16:33
Procure observar possíveis varições nas alimentações do micro.
Aqui eu tenho problemas de oxidação. Não sei se é o seu caso. Mas observe os diodos 1N4148.
Se eles estiverem com os seus terminais escurecidos, pode desconfiar deles.
Já tive casos de trocar mais de 4 diodos com fuga em um chassi.
Re: TV Gradiente TV-2021 Linhas horizontais By: fernando.az Date: 29 Novembro 2011, 19:52
Essa TV está com zero de oxidação! Será que esse defeito pode ser memória?
Re: TV Gradiente TV-2021 Linhas horizontais By: UNIDASEX Date: 29 Novembro 2011, 21:12
Amigo:


A defletora deste modelo costuma apresentar oxidação e problemas. Já a retirou para fazer uma checagem?


Ricardo
Re: TV Gradiente TV-2021 Linhas horizontais By: Barriga Verde Date: 30 Novembro 2011, 12:04



  Fernando...



  Quando na apresentação do defeito...


  Experimente "calçar" outro capacitor, com as mesmas características do original, no filtro do +B


   do RGB!!!!




    B.V.
Re: TV Gradiente TV-2021 Linhas horizontais By: marcosbr Date: 30 Novembro 2011, 14:50
Tente o que foi sugerido... Teste em outro tubo!
Re: TV Gradiente TV-2021 Linhas horizontais By: fernando.az Date: 30 Novembro 2011, 15:13
   Ok amigos, testei a dica do B.V. mas não funcionou! Retirei a deflectora e aparenta estar normal, mas vou testar em outro tudo e posto os resultados!
Páginas: 1