Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
TVC 14 Philips 14-CN1418 Linhas de retraço e tremulação da imagem By: matrix57 Date: 01 Set 2011, 12:42
Aparelho: TVC 14
Marca:    Philips
Fabricante:    
Modelo:   14-CN1418
Defeito:   Linhas de retraço e tremulação da imagem

Ola. caríssimos colegas!
Esta TVC  Philips 14-CN1418, veio com a imagem totalmente desrregulada, tremulação da imagem na tela e linhas de retraço. Primeiramente verifiquei tomada e coneções da antena onde realmente havia mau contato, passei restaurador, limpador e lubirficador FOSPRO da hellermann/Titon, melhorou mas não resolveu 100%, depois fui atuar no R759, pot. de ajuste do SCREEN, quando se chega ao limiar de a tela escurecer, com os controles de cor, brilho e contrastes totalmente fechados, o video fica instavel, aumentando e diminuindo o brilho constantemente, então aumenta-se um pouco mais o Screen, estabiliza mas fica aparecendo as linhas de retraço, isso é componente ou apenas ajuste? Notadamente tinha algumas solda frias na placa principal, refiz as mesmas por desencargo de conciência, alguem tem boas dicas e sugestões para este caso, agradeço a quem puder ajudar.
Saudações,
Matrix57.


Agradeço a quem puder ajudar.
Valdir.

Re: TVC 14 Philips 14-CN1418 Linhas de retraço e tremulação da imagem By: Assato Date: 01 Set 2011, 13:31
Matrix57, primeiramente troque todos os capacitores, eletroliticos azuis (da Philips) que não vale nada. Pode testar com capacimetro que devem estar  ruins. Verificar, trimpots.
Resistores Laser de 15K e 18K tambem costumam dar problemas, se estiver avariado dá cada pepino.
Abração, Assato.
Re: TVC 14 Philips 14-CN1418 Linhas de retraço e tremulação da imagem By: matrix57 Date: 01 Set 2011, 21:42
Ola, caro Assato!
Vou verificar os itens mencioados, retorno posteriormente.
Saudações,
Matrix57.
Re: TVC 14 Philips 14-CN1418 Linhas de retraço e tremulação da imagem By: matrix57 Date: 02 Set 2011, 14:03
Boa Tarde, caro Assato!
-Caramba, deu um saco cheio de eletrol. bichado, 11 pçs, até aqui, problema da tremulação da imagem resolvido, porem linhas de retraço ainda não.
-Troquei C408; 400; 412; 505; 588; 587; 890, 200, 203; 869; 812., bem, acho que as linhas de retraço também são oriundas do vertical, mas ainda não achei a causa, então aguardo por opiniões e sugestões.
Saudações,
Matrix57.
Re: TVC 14 Philips 14-CN1418 Linhas de retraço e tremulação da imagem By: Assato Date: 02 Set 2011, 14:41
No meu caderno de anotações, encontrei, NCF retraços com trama, parecendo AGC, IC TDA 2577.
Dá uma verificada nos 3 diodos que tem na placa do tubo.
Abraços e boa sorte.
Assato.
Re: TVC 14 Philips 14-CN1418 Linhas de retraço e tremulação da imagem By: matrix57 Date: 02 Set 2011, 17:08
Ola, caro Assato!
Diodos testados e Ok, veja minha citação: R759, pot. do Screen , quando atuo nele, para ajuste, com brilho, contraste e cor fechados, na condição de tela totalmente escura, então começo a abrir os controles de brilho, contrate e cor, os retraços desparecem mas a tela fica muito escura, acho que falta ajuste de "SUB-BRILHO', (baixa emissão do tubo) mas tenho duvidas se existe este pot. de ajuste, não tenho o lay-out do impresso e também não tem nenhuma inscrição das funções dos potenciometros, acho que a coisa é por ai.
Se aumento só um pouquinho o "Screen" entra na saturação e as linhas de retraço reaparecem. Aguardo opiniões.
Saudações,
Matrix57.
Re: TVC 14 Philips 14-CN1418 Linhas de retraço e tremulação da imagem By: Assato Date: 02 Set 2011, 18:20
Tem um Transistor TS 711 BC 558 na placa do tubo que costuma escurecer a tela. Sem contraste pode ser Cap.  C 565 47K no ABL. Confere C 211 220K que vai no pino 8 do IC 200  TDA 3565 se o nivel de video estiver baixo pode faltar brilho.
Se tiver sucata de CTO pode aproveitar muita coisa, que é bem parecido.
Abraços. Assato.
Re: TVC 14 Philips 14-CN1418 Linhas de retraço e tremulação da imagem By: matrix57 Date: 04 Set 2011, 19:18
Ola, caro Assato!
Bem, só encontrei o C565 com valor de 33K, e o substitui conforme esta no desenho por um de 47K/250V, TS711 e os resistores - ok, e C211 - ok, mas continua com pouco brilho, e o contrate e cor estão normais. Aguardo novas opiniões e sugestões, a quem mais quiser ajudar, desde já agradeço.
Saudações,
Matrix57.
Re: TVC 14 Philips 14-CN1418 Linhas de retraço e tremulação da imagem By: cobra Date: 05 Set 2011, 22:36
Olá amigo já vi defeito como esse e no meu caso era eletrolitico próximo ao vertical,um abraço.
Re: TVC 14 Philips 14-CN1418 Linhas de retraço e tremulação da imagem By: Pedro Aquiles Date: 06 Set 2011, 17:20
Amigo acho que o seu defeito esta no TDA 3565.Abraço!
Re: TVC 14 Philips 14-CN1418 Linhas de retraço e tremulação da imagem By: Assato Date: 06 Set 2011, 19:27
Matrix, não tem como experimentar um outro tubo? E o filamento, 6V?
Nestas alturas, até tubo foco baixo é difícil de encontrar que esteja bom, mas quem sabe.
C 753 33K já testou? Fica na placa do tubo (Screen).
Abraços, Assato.
Re: TVC 14 Philips 14-CN1418 Linhas de retraço e tremulação da imagem By: matrix57 Date: 06 Set 2011, 23:34
Ola caríssimos!
Bom dia a todos!
Apesar de já ser bem tarde, vou postar pra ganhar tempo, retomei esta TVC hoje, pesquisei o circuito de controle de brilho, contraste e saturação (côr) e seus componetes associados, tudo Ok, medindo no IC-200, os pinos 9, contrate o sinal varia de 0,75 a 3,2 e no pino 6 brilho o sinal varia de 2,4 a 3,5, o que acredito estar correto, sendo assim realmente estou me convencendo de que tenho problemas de emissão no tubo, vou medir a emissão amanhã cedo e dou a resposte na sequência. Vou checar também o C753 = 33K, obrigado a todos, por enquanto.
Caro Assato, até tenho outro tubo desse, mas esta com problemas também.
Saudações,
Matrix57.

Re: TVC 14 Philips 14-CN1418 Linhas de retraço e tremulação da imagem By: Assato Date: 07 Set 2011, 13:10
Já testou os 180V? Confere? C 583 de 22mf, R 584 4R7,C750 100K, C410 1K8.
Sei que é difícil encontrar um TDA 2577A mas se tiver um por aí, substitua pra ver, pois eu já peguei um com este defeito.
Assato.
Re: TVC 14 Philips 14-CN1418 Linhas de retraço e tremulação da imagem By: matrix57 Date: 07 Set 2011, 16:53
Ola, boa tarde e bom feriado a todos! Aqui só chove.
Bem passei o medidor de "emissão" marca REDAEL LCR-600B e comprovadamente esta chegando no máximo a 40% para R, G, B, então não tem muito milagre a ser feito para um tubo cansado, TVC +10 anos de uso, se eu aumentar a corrente em cima da G1/ G2, provavelmente a vida do tubo vai encurtar mais ainda.
As tensões das fontes foram checada, +180 = 187V, +12A/B, dentro da tolerância, +25 = +27V, + 115 = 118V, ou seja tudo em ordem.
A imagem até apresenta uma definição/contraste razoavel, porem falta um pouco mais de brilho, pois acho a imagem um pouco escura, mas permite visualizar bem todos os contornos e definições do video. (ajustes no máximo)
Vou checar ainda os componentes mencionados, afinal, não custa nada a esta altura do campeonato, Agradeço a todos o apoio recebido, retorno posteriormente para finalização e conclusões finais.
Saudações,
Matrix57.
Re: TVC 14 Philips 14-CN1418 Linhas de retraço e tremulação da imagem By: matrix57 Date: 08 Set 2011, 12:41
Ola caíssimos colegas!
Bem, acredito que encontrei uma solução técnicamente viavel, ou seja, alterei o R760 = 1K5-1/2W, para 1K8-1/4W, com isso a grade G3, drena menos corrente e da um aumento sensivel no nivel de brilho, porem foi necessário reajustar o Screen e foco, mas ficou muito bom,  portanto resolve o problema que ainda persistia, e sendo assim dou como encerrado e resolvido o problema. Obrigado a todos pelo apoio.
Saudações,
Matrix57.
Re: TVC 14 Philips 14-CN1418 Linhas de retraço e tremulação da imagem By: trudes Date: 09 Set 2011, 19:16
Matrix, no seu caso solucionou mas não resolveu o defeito!
Então amigo, deixe sem resolvido mesmo.
Tem um capacitor de 150uf próximo ao TDA3565 que também escurece a imagem.
Pode colocar um de 220uf.
Se quiser, verifique. 
Re: TVC 14 Philips 14-CN1418 Linhas de retraço e tremulação da imagem By: matrix57 Date: 09 Set 2011, 23:09
Ola, Caro Trudes!
Qual o defeito informado? Treulação da imagem e linhas de retraço
Solução para tremulação?
- substitução de todos os eletrolitocos (Philips) que compõem os estagio do vertical/sincronismo, sendo : C412; C323: C812: C869: C890, apos substituir ester componentes, parou a treulação.
Solução para linhas de retraço + pouco brilho?
- Substituido no estagio de luminância/Crominância os eletrolicos, C200, ou seja o qual você se refere 150uF/25, ainda C203; C235; C236, somados a outros das fontes, sendo C360; C587; C588; C586 e por ultimo alterado o R760 de 1K5-1/2W para 1K8-1/4W, reajustado SCREEN e FOCO, assim ficou o defeito de linhas de retraço e baixo brilho também resolvidos.
Portanto o reparo foi concluido com exito e o cliente ficou muito satisfeito com o resultado, com grande melhora comparado as condições que foi entregue, para uma TVC com uso superior a 10 anos.
Para que não haja mal entendimento e conclusões precipitadas, acho que sempre é muito importante ler todo o tópico, a analise do problema, as sugestões e opiniões colocadas por todos colegas, o que foi feito, substituido e testado, penso que assim o consenso fica mais fundamentado e coclusivo.
Saudações,
Matrix57.
Re: TVC 14 Philips 14-CN1418 Linhas de retraço e tremulação da imagem By: trudes Date: 10 Set 2011, 12:41
Tá certo Matrix...tá certo!
Bem explicado. Mas alterações de valores de componentes não são, e nunca serão aceitas nesse fórum como solução de um defeito. Estamos postando para milhares de técnicos no Brasil e fora daqui. Um defeito solucionado e não burlado, é o que esperamos. Não pense você que eu não faço minhas alterações. Mas isto é para mim, e quando absolutamente necessário por causa de um circuito muito crítico.
Nunca precisei fazer qualquer alteração neste televisor que você consertou.
O fato de não ter quase te ajudado, foi por absoluta falta de tempo.
Este procedimento, é política do fórum. E goste ou não, é o correto. Temos que ter responsabilidade no que postamos, pois estamos ensinando também em uma simples resposta.
Não me leve a mal, saiba que tenho apreço por sua pessoa.
Vou considerar como resolvido pela sua alteração ter sido pequena.
Mas fica a cargo da moderação sênior ou administração, aceitar ou não o resolvido. O que eles decidirem, você terá que acatar.
Um abraço.
Re: TVC 14 Philips 14-CN1418 Linhas de retraço e tremulação da imagem By: matrix57 Date: 10 Set 2011, 19:22
Ola, Caro Trudes e demais colegas!
Entendo a proposição de normas que regulamentam este forum, as quais sem duvidas nenhuma devem ser respeitadas, e afirmo que não estou desrrespeitando este forum, ou burlando critérios e procedimentos técnicos pertinetes a este forum, justifico a alteração de um resistor, que por condição matemática atribuia um valor específico de corrente da G3 deste TRC, que com com dados do fabricante do TRC (quando novo), o projetista da Philips definiu que o valor deveria se de 1K5-1/2W, muito bem, mas este TRC não é mais novo, tem + 10 anos de uso, então para compesar esta perda de emissão, (conforme citado no tópico) considerei ser coerente alterar o valor para 1K8-1/4W, o que surtiu em resultado eficaz, se esse procedimento esta errrado, como solicitei auxilio aos mais experientes deste forum, então alguem deveria ter me apresentado outra proposta, ou a solução correta para o defeito de pouco brilho, apenas sugestões foram dadas, e não a informação correta para soluçaõ desta questão de pouco brilho, afinal este é todo o sentido da existência deste forum, certo?
Espero não ser mal interpretado, más é como penso sobre este assunto específico.
Saudações a todos,
Matrix57.
Re: TVC 14 Philips 14-CN1418 Linhas de retraço e tremulação da imagem By: marcosbr Date: 10 Set 2011, 20:05
 Matrix.
Como disse o trudes... Falta tempo, para "olhar" todos os tópicos.
E também tem outro detalhe.
Não atuo em tópicos seus... Pois você é bom técnico, e geralmente resolve. Mas vamos a questão...
O caso aí, é "baixo brilho" O brilho é relativo a screen e RGB. (seria o sub-brilho)
Eu vou opinar, pois fui citado. E por esta frase, que foi mau colocada. ( a "solução" quem dá, é o técnico operante)
(então alguem deveria ter me apresentado outra proposta, ou a solução correta para o defeito de pouco brilho, apenas sugestões foram dadas, e não a informação correta para soluçaõ desta questão)
Vai aí mais uma "sugestão"
Seu defeito esta no divisor de foco/screen!
Um abraço.

Em tempo.
Para ser justo. Tirei o resolvido, e retornei ao reparação.
Mais uma vez, como foi dito pelo Trudes... As "alterações" são pessoais.
Não tem porque coloca-las aqui.
Outro abraço.
Páginas: 12