Forum TecTonny Solicitações de Esquemas
Páginas: 1
Multimetro Hioki AF105 By: proeletrica Date: 29 Ago 2011, 08:40
Bom dia colegas
Onde posso conseguir o manual de operação do multimetro Hioki AF105, pois tenho uma dúvida de como usar o borne de 30KV , para medir alta tensão de fornos de microondas.

Desde já agradeço
Re: Multimetro Hioki AF105 By: Assato Date: 29 Ago 2011, 09:33
Eu não aconselho a usar seu multimetro pra medir alta de microondas.
Existe para venda, não sei se tem aqui no Brasil, uma ponteira especifica para MAT.
No seu caso, para ser usado em Microondas, acho que não seja a mesma ponteira.
Eu tenho uma ponteira destas para medir MAT de TV, não uso, pois bagunça os multitester. A minha ponteira é um SANWA DC 25KV PROBE (480Mohm).
Algum tecnico mais experiente na area deve dar mais sugestão para você.
Assato.
Re: Multimetro Hioki AF105 By: proeletrica Date: 29 Ago 2011, 09:42
Assato
Obrigado pela informação , vou ficar aguardando outras sugestões.
Só para esclarecer , eu quero medir a saida AC do trafão. (+ ou - 2000Vca) e a saida do trafo dos inverter.
Re: Multimetro Hioki AF105 By: Assato Date: 29 Ago 2011, 13:37
Eu disse anteriormente que não usasse o seu multimetro, é que na verdade talvez pela Alta tensão que causa efeitos eletroestaticos, (magnetismo com carga eletroestaticos) poderia bagunçar o ponteiro do tester, ou ainada danifica-lo de vez.
Não aconselho a utilizar nenhum equipamento provido de ponteiro.
Se tiver noção de como funciona a agulha do ponteiro, verá que o mesmo é afixado sobre dois pivots, balanceado por uma mola (tipo corda de despertador) logico, bem fininho. Pode danificar este sistema de movimento.
Ainda outra coisa, o gabinete do multitester é feito de plastico, como demais partes dentro, isto tudo acumularia esta carga eletroestatica.
Se tiver jeito de anular este efeito, acho que daria certo. Eu resolvi nunca mais utilizar a ponteira. Está guardada.
Abraços, Assato.
Páginas: 1