Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
amplificador gradiente model 120 todo removido By: leanog Date: 07 Junho 2011, 13:02
Aparelho: amplificador
Marca:    gradiente
Modelo:   model 120
Defeito:   todo removido

Olá amigos, bom dia!!!

Como esta é a minha primeira mensagem gostaria de me apresentar como sempre faço em outros fóruns.
Tenho 26 anos, sempre fui curioso em eletrônica desde a época que eu via o meu avô consertar os radios e tv a válvula numa oficina nos fundos da casa dele. Comecei estudar eletronica num curso por correspondencia e parei no meio do caminho qdo tinha eu uns 13 anos. Depois fiz vestibular pra um curso técnico do CEFET e fiz o meu ensino médio junto com técnico em Instrumentação eletrônica e controles de processos, aprendi muito sobre informatica, programação, redes, eletronica digital...
Qdo terminei o ensino médio resolvi fazer vestibular pra medicina e passei, agora ja estou no ultimo ano, ou seja, ja tenho 6 anos que estou parado e já esqueci muita coisa.. (pra dizer bem a verdade só me lembro de alguns conceitos basicos). Mas apesar disso eu adoro estar sempre fazendo uma pequena "gambiarra".. rsrs

Apresentações sendo feitas, gostaria da ajuda de vcs.
Essa semana eu ganhei uma carcaça de amplificador antigo da gradiente, apesar da carcaça de alumíno estar mt bonita ele não tem praticamente nada por dentro... foi tudo removido...
Querendo dar vida novamente pra ele pesquisei no mercadolivre e achei varias placas ja montadas de amplificador faltando só colocar a fonte, achei duas placas bem interessantes: uma era um amplificador classe AB de 100W x2 por 100 reais e a outra era um classe D de 100W x4 por 200 reais.
Pra montar o classe B eu preciso de um trafo de 28+28Vx6A, já pra montar o classe D eu preciso de uma fonte chaveada entre 10-30V. Então surgiram as dúvidas:
1) pela experiencia de vcs qual iria gerar o som mais puro o AB ou o D ?
2) em que tipo de sucata eu conseguiria um trafo de 28+28x6A ?? eu consigo em nobreak ou microondas?
3) o classe D com uma fonte de computador (12V x 30A) de acordo com o vendedor eu consigo 40% da potencia dele... existe algum esquema pra modificar a fonte de computador e aumentar a sua voltagem pra algo entre 20-30V ?

vlw galera!


Obrigado a quem puder ajudar.
leanog

Re:amplificador gradiente model 120 todo removido By: leanog Date: 07 Junho 2011, 16:23
pelo menos sobre a modificação da fonte ninguem se habilita a falar ?
Re:amplificador gradiente model 120 todo removido By: siatec Date: 07 Junho 2011, 21:15
Leanog - o som mais  puro  tu vais conseguir montando um amplifier valvulado.

agora para montar nesta carcaça do 120 gradiente  pelado por dentro como tu falou ,  tu podes  colocar  um  trafo de (mande enrolar ) na  tua  região deve ter algum rebobinador de transformador  que  pode  fazer ele 30+30  volts  ou algo assim  com 4/5 amperes  e ai  pegue pelo mercado livre  mesmo  tem  varios  fornecedores  um projeto para  tal  voltagem   muito   emboras  dependendo   das pcis projeto /trafo  filtragem /    vai ficar esquisito para o gabinete    ---  tipo assim  um fusca  com motor de  maverick  v8  entendes???  afinal  o que  tu   queres  realmente???

quer  modificar  o  120    ou quer um  amplifier  de  qualidade????//    quer  montar   tem  varios  projetos  -  baixe eles  e  desenvolva.   se  quer algo  pronto     vais   conseguir    HA II    gradiente    Pm 5000  polyvox  -    AI gradiente    Pa 1800 cygnus    etc etc etc .   ou   compativeis   superior ao gabinete e projeto do 120 que tens -   166 gradiente   246/ 360/366    sem  citar  as  outras etc  etc etc -  enfim  tem para todos os  gostos  e  bolso...         

referente a      Gambiarra   -    sem comentarios... 
Re:amplificador gradiente model 120 todo removido By: leanog Date: 08 Junho 2011, 18:31
Então, na realidade eu qro botar ele pra funcionar...
quero ele com caracteristicas proximas do original mas com o menor custo possivel...
pelo que li ele tinha só 32W por canal e eu penso em colocar ele com algo em torno de uns 100W por canal caso eu use um classe AB pq tds AB's qdo passam de 50% de sua potencia eles distorcem... entao na realidade eu so ia usar 50W por canal
nos falantes eu qro usar duas 6x9 da pioneer que iriam casar bem e ja tenho um projeto pra 6x9 da selenium... vou usar fórmica nas caixas pra ficar bem parecido com a madeira original..

No proprio ML achei um cara vendendo um trafo de 30+30V x6A por 60 reais mais frete.. ta caro ?

vlw cara
Re:amplificador gradiente model 120 todo removido By: siatec Date: 08 Junho 2011, 19:51
o trafo esta  barato -
Páginas: 1