Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
TV LG 29FE8RL-LG IMAGEM EXPANDIDA By: jusenaldo Date: 19 Maio 2011, 12:14
Aparelho: TV
Marca:    LG
Modelo:   29FE8RL-LG
Defeito:   IMAGEM EXPANDIDA

Caros amigos,
Estou com este TV da LG, 29FE8RL-LG, vindo de outro colega de profissão, sem funcionar...
Encontrei Q401 em curto. Mas o transistor localizado é o TT2170, enquanto no esquema está projetado com o 2SC6090, originalmente. O capacitor de largura também fora substituído por outro de capacitância de 820K x 2kv, mas o esquema sugere o de 680p x 2kv. Fiz as substituições seguindo o diagrama...
O televisor funcionou, mas percebi que a imagem está muito expandida. A tensão B+ está com 110 v. Todavia a linha de 200 v cai para 150 v após o quadro se normalizar.
Como não conheço nenhuma circular de alterações deste projeto e os meus conhecimentos não são tão abrangentes, peço a colaboração dos senhores para solucionar esse problema da imagem expandida.
Desde já agradeço a quem poder ajudar.


Obrigado a quem puder ajudar.
JUSENALDO

Re:TV LG 29FE8RL-LG IMAGEM EXPANDIDA By: bettosom Date: 19 Maio 2011, 16:40
Se a imagem estiver espandida na largura,troque o capacitor,por um valor menor. ( observe se o tr.horz.aquece muito. se a expaçao for vertical, entre no modo de serviço, e, no parâmetro V. faça os ajustes necessários. boa sorte. (Para entrar no mode de serviço aperte MENU do controle,e MENU do painel,simultaneamente.
Re:TV LG 29FE8RL-LG IMAGEM EXPANDIDA By: trudes Date: 19 Maio 2011, 16:44
Jusenaldo, não entendi a parte dos 200V!
Essa linha não tem a haver com a imagem expandida. O importante é você nos passar se quando ela está expandida, essa fonte continua com o seu valor normal.
Expandida no caso seria com largura em excesso. É isso?
Se for, pode ser o fotoacoplador, ou ainda circuito de pincushion.
Mas nos passe mais detalhes.
Re:TV LG 29FE8RL-LG IMAGEM EXPANDIDA By: jusenaldo Date: 19 Maio 2011, 17:14
Correto, Trudes.
A expanção é realmente na horizontal, largura. A fonte fica estável com 110v. Falei sobre a linha de 200v devido a variação que percebi quando a expanção se concretiza, isto é, após o quadro abrir ele vai expandindo e ao mesmo tempo afetando a linha de 200v, "matando".
Quanto ao fotoacoplador já havia trocado, e não o levei em consideração pelos 110v que ficam inalterados, procede?
Quanto a sugestão do amigo bettosom, até pensei na possibilidade de fazer correção pelo modo de serviço, acreditando que tenham alterado alguns parâmetros por ocasião da troca dos componentes encontrados e relatados acima. Poderia ser isso? Há como diminuir o quadro horizontalmente pelo modo de serviço?

Re:TV LG 29FE8RL-LG IMAGEM EXPANDIDA By: trudes Date: 19 Maio 2011, 17:56
Realmente, então a sua fonte está normal.
Verifique os parâmetros de correção lateral. Eles podem ter sido alterados.
Siga o modo de entrar em serviço como o Beto colocou.
Leia as instruções das páginas 5 e 6 deste manual:

http://www.4shared.com/document/2P9Bq31Z/29FE8RL.htm

Caso o circuito não aceite ser ajustado, volte aqui para mais instruções.
Re:TV LG 29FE8RL-LG IMAGEM EXPANDIDA By: jusenaldo Date: 21 Maio 2011, 09:26
Caríssimos colegas,
Desculpem-me pela negligencia anterior.
Fazendo uma análise mais abrangente do circuito, um pouco mais concludente, cheguei ao seguinte:
A expansão da imagem é dada nos dois sentidos, horizontal e vertical
Essa anomalia oscila conforme mudança de cena e, ou luminosidade.
Relacionado às tensões, por ocasião do defeito, são geradas assim:
B+ SEMPRE com 110 v (constantes)
Em D405, 14 v constantes.
Em D406, no anodo, -14,5v constantes.
Em D407, onde deveria ser gerado 200 v, é encontrada uma tensão oscilante que varia de 148 v a 175 v, de acordo com a mudança de cena. A expansão da imagem é proporcional a oscilação desta tensão.
Em D444 a tensão do projeto (28 v), é real e constante.
Todas as tensões foram testadas analogicamente.
Depois das constatações acima achei por bem não alterar parâmetros no modo de serviço, nem mudar referência do capacitor de largura...
Aguardo sugestões dos colegas.

Re:TV LG 29FE8RL-LG IMAGEM EXPANDIDA By: trudes Date: 21 Maio 2011, 09:56
Verifique toda a linha de ABL Jusenaldo. Essa expansão pode ser falta de controle nessa linha.
Re:TV LG 29FE8RL-LG IMAGEM EXPANDIDA By: jusenaldo Date: 22 Maio 2011, 18:13
Obrigado, trudes. Fiz uma inspeção no abl... Tentei trocar IC 302, mas não encontrei no mercado aqui da região.   Descobri que no coletor de Q302 há a mesma oscilação de tensão, Sendo de 18 v a 25v na mudança de canais...  No restante dos componentes, tudo aparentemente certo. Pergunto: Poderia ser o fly back?
Aguardo mais sugestões...
Re:TV LG 29FE8RL-LG IMAGEM EXPANDIDA By: cleomar Date: 22 Maio 2011, 20:40
boa noite amigo, tentou verificar ou trocar cap, linha filtro dos 200v?????
Re:TV LG 29FE8RL-LG IMAGEM EXPANDIDA By: trudes Date: 22 Maio 2011, 20:56
Veja se não esqueceu nenhum desses componentes abaixo.
Logicamente, dependendo do componente aberto, o televisor ficaria sem contraste. Mas pode ficar com expansão também, e com o contraste normal.
Veja se o contraste atua. Provavelmente ela expanda menos com menos contraste.
Faça esse teste.
Observe que o ABL também vai para o pincushion (circuito de correção lateral).
Meça todos os componentes do ABL, até a sua entrada no micro.
Veja a dica do Cleomar também.


Re:TV LG 29FE8RL-LG IMAGEM EXPANDIDA By: jusenaldo Date: 23 Maio 2011, 09:33
Bom dia, Cleomar, e obrigado pela disponibilidade.
Correto, fiz a substituição de C422, 4.7uF/250v.
Olá, Trudes, um abraço amigo.
Seguindo indicações pertinentes dos colegas estou fazendo vistoria total, pente fino, pela segunda vez no circuito abl e linha de 200 v, posso ter pulado algo, mas adianto que regulei o contraste no mínimo, quadro reduzido e ainda oscilando, um pouco menos, como você sugeriu. Screen no mínimo, não escurece(apaga) a tela.
Enquanto isso encomendei um fly back, assim que chegar minimizarei mais essa dúvida.
Aguardo sugestões...
Re:TV LG 29FE8RL-LG IMAGEM EXPANDIDA By: jusenaldo Date: 23 Maio 2011, 11:18

Trudes,
Nos componentes selecionados acima, encontrei duas divergências de valores resistivos nos componentes R417 e R408. Embora de fábrica os valores não conferem com o esquema, mas não creio que seja por isso esse defeito: R417 = 510k; R408 = 6,8K; R414, ausente... Desculpe a psicose, mas não sei por que diabos estou achando que é o fly back,pode tirar essa dúvida?
Deveras estou apanhando... Aguardo mais indicações, obrigado.
Re:TV LG 29FE8RL-LG IMAGEM EXPANDIDA By: LaSat Date: 23 Maio 2011, 11:46
caro colega estou tambem com uma tv desta lg e ta dando o mesmo defeito que o seu ja troquei o flai nada ja troquei o micro nada ja re progamei a memoria e nada o que posço te diser que descomfiei do flai mas nao era creio que seja algo aberto tou pesquisando se achar algo postarei boa sorte
Re:TV LG 29FE8RL-LG IMAGEM EXPANDIDA By: Teles Date: 23 Maio 2011, 11:59
Voce verificou se o aparelho não esta com zoom, tem algum aparelhos que tem a função de modificar a tela.
Ja aconteceu com uma philips que pequei eu me matei para diminuir a teles e no fim era o bendito zoom.
Abraço e boa sorte.
Re:TV LG 29FE8RL-LG IMAGEM EXPANDIDA By: trudes Date: 23 Maio 2011, 12:41
Jusenaldo, verifique se a alimentação no pino 2 do fly varia. Mas tem que medir no pino 2.
Quanto a sua pergunta, não acredito que seja flyback. Mas já que encomendou, não custa testar quando chegar. E os resistores, deixe os valores que estão originalmente no chassi.
Re:TV LG 29FE8RL-LG IMAGEM EXPANDIDA By: jusenaldo Date: 23 Maio 2011, 17:16
Certo pessoal.
LaSat, valeu pelo apoio. Acabei de trocar o fly back, e nada.
Amigo Teles, estou muito agradecido pela sua intervenção, só uma pergunta, se fosse o zoom o quadro não ficaria constante? Como citei agora, troquei o fly esperando ter resolvido, mas quando liguei o quadro veio reduzido e depois expandiu-se.
Trudes, a dúvida cruel já não existe mais pelo declinado acima.
A tensão no pino 2 do flay back não oscila, é constante e precisa, 110v.
Já troquei também o CI ic 302.

Espero por mais instruções, sempre agradecido.


Re:TV LG 29FE8RL-LG IMAGEM EXPANDIDA By: trudes Date: 23 Maio 2011, 18:35
Vamos lá.
Eu não estou vendo essa expansão, e por isso está difícil. Mas vamos tentar decifrar como ela acontece.
Opções:
1) - Quando liga, vem com imagem reduzida, aparecendo faixas pretas nas laterais horizontal e vertical. Como se fosso fonte baixa mas não é. E após algum tempo, a expansão diminui sumindo as faixas, mas continua variando dependendo da cena.
2) - Quando liga, vem com imagem reduzida, e após algum tempo a expansão diminui, mas continuam as faixas pretas.
3) - Quando liga, vem com a imagem reduzida e sem faixas pretas. O que daria uma imagem normal, mas após pequeno tempo, ela se expande, e fica variando conforme a cena.
Bom, me passe qual a melhor das opções, ou nenhuma delas.
Mas vou te adiantar algo.
Verifique o aquecimento do transístor de saída horizontal que colocou. O 2SC6090 realmente é o recomendado para esse circuito. O TT2170 é usado em televisores de 14 e 20". Se desconfiar dele, coloque um BU1508DX para teste, ele tem diodo dumper, mas não tem problema. É só um teste.
O capacitor que encontrou com o valor errado (C405), é utilizado somente para cortar picos de sinal horizontal muito forte, e não afetaria a largura.  Veja se o C406, C407 e D403 estão normais.
Em uma cena normal na rede globo, como é que aparece o seu símbolo no canto inferior direito. Ele aparece cortado?
Re:TV LG 29FE8RL-LG IMAGEM EXPANDIDA By: jusenaldo Date: 24 Maio 2011, 09:32
Meu paciente amigo, sou grato pelo poder de adjetivá-lo dessa forma.
Trudes, a primeira visão ao ligar o tv é uma lista clara no topo da tela com redução de aproximadamente 8 cm em ambos os lados. Em frações de segundos o quadro abre com tela reduzida, como se fora a fonte sem filtro, e vai expandindo lentamente até desaparecer o logotipo do canal( O símbolo da operadora). Em dado momento a imagem fica perfeita, depois, comforme a cena fica num abre e fecha sem fim. Às vezes reduz com faixas escuras, outras, apenas um efeito elástico na imagem.
O aquecimento de C6090 é normal até certo ponto, pois não deixo o tv ligado além do necessário para teste.
Com relação ao diodo D 403, não consegui encontrar em nenhuma loja do ramo. Há como substituir?
E vou conferir novamente os capacitores C406 e C407
Re:TV LG 29FE8RL-LG IMAGEM EXPANDIDA By: trudes Date: 24 Maio 2011, 10:24
O diodo você não precisa substituir por enquanto.. Apenas meça e constate se está OK.
Se tiver alguma dúvida, pode utilizar dois diodos dumper de sucata, configurados conforme o esquema somente para teste.
Vamos tentar atacar por outro lado.
Vamos tentar tirar algumas conclusões.
Pelos seus relatos, as tensões que são criadas no flyback pelos pinos 5, 6, 8 e 10, sendo o 6 como terra, provavelmente estão variando. Confira as retificadas e não retificadas e nos passe.
Re:TV LG 29FE8RL-LG IMAGEM EXPANDIDA By: jusenaldo Date: 24 Maio 2011, 16:14
Aí, amigo Trudes, na minha última interferência falei que ia ver novamente os capacitores C406 e C407. Chegando e C407 descobri desta vez que o mesmo estava aberto, ou sem capacitância.Esse capacitor é de 22000pF, ou seja 223J/400 v. Como não disponho de outro capacitor igual, retirei e usei um do modelo 29FS4RLG, cujo projeto é igual, mas o capacitor é de outra referência, 563J. Embora no esquema tenha um registro similar ao modelo em questão. Resultado, o quadro parou de oscilar. A tensão de 200 v, ficou estabilizada em 175 v. A imagem é que apresenta ainda um pouco de expansão nas extremidades. Aguardo o seu veredicto conclusivo, possivelmente.
Sei que muitos colegas estão acompanhando esse tópico, e pelo que andei pesquisando pouco se conhece desse defeito, mas pela categoria do amigo Trudes parece que estamos chegando ao fim.
Páginas: 12