Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
SOM AIWA JAX-PK8 Desligando quando aumenta o som By: Agnaldo Fernandes Date: 23 Abr 2011, 08:56
Aparelho: SOM
Marca:    AIWA
Modelo:   JAX-PK8
Defeito:   Desligando quando aumenta o som

Bom Dia ..

Este aparelho chegou em minha loja ja estando em outro lugar, e o dono ja foi logo falando que tinha sido queimado com descarga elétrica.
O aparelho não tinha som algum, abria a gaveta do cd e não fechava alem de nao sintonizar radio. tinha uma trilha rompida no pino 9 do conector CN101 que vai para o tuner, feito esta reparação ele agora funciona normalmente a parte de cd e liberou o som, porem, ainda nao sintoniza radio alguma e o som quando aumentado desliga o aparelho. desliguei a linha de proteção HOLD para ele não desligar, ai quando aumento o som ele fica roco,
medi a tenção entre os coletores dos transistores  de saida PnP e NpN e quando aumento o volume aquela tensão que é de 54v altera muito.

Bom troquei os transistores q12, 13, 506, 505 verifiquei varias temções e até agora nada.

Peço ajuda a quem souber algo sobre este aparelho


Obrigado a quem puder ajudar.
Agnaldo Fernandes

Re:SOM AIWA JAX-PK8 Desligando quando aumenta o som By: josealtairmombach Date: 23 Abr 2011, 12:33
Amigo.Me parece que o problema está na fonte,quando voçe aumenta o volume,aumenta o consumo,aumentando o cunsumo,diminui a amperagem.Como sofreu descarga elétrica algum componente da fonte pode estar alterado,algum tempo atrás tive um caso semelhante com um Philips e era um resistor da fonte alterado.
Re:SOM AIWA JAX-PK8 Desligando quando aumenta o som By: leonardo scholz Date: 24 Abr 2011, 15:19
verifica os alto falantes pois a potencia dos alto falantes pode ser demasiada para o som
ex estar usando falantes de 4R em vez de 6R ou 8R que provoca meio que um curto na saida
capacitores secos ou até mesmo o transformador ter sido danificado pelo raio
pergunta :onde foi a entrada da descarga atmosférica? rede eletrica ou antena?
aqui em tucuruí temos um dizer AIWA =RAIVA
Re:SOM AIWA JAX-PK8 Desligando quando aumenta o som By: Agnaldo Date: 25 Abr 2011, 09:34
Bom Dia
Então é RAIWA mesmo

nao sei onde foi que afeto acredito eu que foi pela energia..
as tensões da fonte parece estar certas.. estou desconfiado que seja algum componente alterado como disse nosso amigo mombach, porem ainda nao encontrei nada..

Os alto falantes nao é pois com o hold ligado ele desliga msm sem as caixas estarem ligadas.

Obrigado até agora mais continuem ajudando ai...
Re:SOM AIWA JAX-PK8 Desligando quando aumenta o som By: josealtairmombach Date: 25 Abr 2011, 21:27
Amigo,na verdade 4r,6r,8r não é potência como erroneamente diz o amigo Leonardo.Mas sim resistencia dos sonofletores das caixas,oque não tem relação nenhuma com potência final.
Re:SOM AIWA JAX-PK8 Desligando quando aumenta o som By: Agnaldo Date: 29 Abr 2011, 18:33
Boa Tarde

Pessoal este som esta complicado ainda nao consegui nada ..

Sera que ninguem nunca pegou este defeito estou meio perdido

A fonte que era minha maior desconfiança parece estar boa, sera q o ci do pré
pode estar ocasionando isto...

me ajudem por favor
Re:SOM AIWA JAX-PK8 Desligando quando aumenta o som By: bettosom Date: 29 Abr 2011, 20:45
Amigo, Isso é típico de Cond.seco,estourado,Resistor partido ou alterado.Agora,como houve descarga alta, procure  com mais cuidado,por TRILHAS partidas. boa sorte.

Re:SOM AIWA JAX-PK8 Desligando quando aumenta o som By: siatec Date: 29 Abr 2011, 21:00
Agnaldo-    seguinte.....   sem atropelos---      veja os seguintes  itens----  -

   o  audio  é  normal ???  tem  qualidade  sonora???   se sim  não é defeito nas  saidas de audio.      se  não    levante  tudo  e vais  encontrar  alguem  com  defeito.


   verifique isto  tanto  em audio inicial   som  baixissimo e  audio  normal   50%   e  100%

  se desliga  ao  aumentar o potenciometro de  volume  -- tens  defeito nas  etapas  de  pré  - pré excitador  e saidas de audio  --   normalmente  quando  se tem  alguma  avaria   de fonte  o  aparelho  liga desliga  intermitente etc etc.   


quando  é  nas  saidas  o som fica  rouco - não da potencia etc etc  -  para    tirar umas duvidas  coloque  em  cada saida   uma lampada de  60 wats  - incandescente   mesmo   sabes que tem um terra e o positivo nela certo ??? ??  use como se fosse duas  caixas de audio -     uma de cada vez  ou   seja  uma em cada  canal independente ---   de potencia    (volume  )   desliga --- não  desliga    -  isto   em  cada  canal   este     AYWA  usa   cxs --  com alta e baixas  ou tudo junto>> ??? ?       usa  stk na   saida  ou  trans. ??? ? veja e de mais detalhes.        sem   as   cxs  e só com o fone de ouvidos --- desliga tambem  ou não? ??? 
Re:SOM AIWA JAX-PK8 Desligando quando aumenta o som By: Agnaldo Date: 12 Maio 2011, 11:13
bom Siatec este som tem o som rouco e quando aumenta o volume ele se desliga

ele usa 4 transistores de saida 2 npn e 2 pnp dei uma verificada no pré e nao achei nada de errado vou voltar a analizar ele trocar as saidas e dou um retorno

Obrigado pela atenção
Re:SOM AIWA JAX-PK8 Desligando quando aumenta o som By: siatec Date: 12 Maio 2011, 13:54
Agnaldo -  fez o teste com cxs diferentes???   e outra coisa   se estes  trans de saidas estão  bons -  tenha certeza tem algum  pré excitador  com defeito -  resistor alterado etc  -  aqueles resistores   0,22 etc  devem ser  exatos ok.
Re:SOM AIWA JAX-PK8 Desligando quando aumenta o som By: Agnaldo Date: 12 Maio 2011, 18:06
Boa Tarde Siatec os resistores estão exatos
capacitores testei todos estão bons
Testei com outras caixas tambem

O som é rouco conforme vou aumentando o volume a qualidade vai melhorando , porem quando passa de uma certa altura ele piora de vez

vou trocar os transistores de saida para tirar a duvida mas esta medindo normal sem fulga

se caso nao resolver vou detalhar a parte de pré amplificação

continuo esperando por dicas

Obrigado a todos


Re:SOM AIWA JAX-PK8 Desligando quando aumenta o som By: jarbas Date: 12 Maio 2011, 18:39
bom meu amigo peguei este mesmo defeito em um som philco. o defeito era transformador auterado apos subistituir o mesmo o som ficou ok se lhe ajudar mande um ok
Páginas: 1