Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
osciloscópio MINIPA MO-1221 não funciona By: Alex Fernandes Date: 22 Abr 2011, 20:17
Aparelho: osciloscópio
Marca:    MINIPA
Modelo:   MO-1221
Defeito:   não funciona

Boa noite amigos,estou com este osciloscópio, em minha oficina e o mesmo apresenta o seguinte sintoma ao liga-lo na tomada e acionar o power o mesmo acende o led mas não aparece o traço porque o filamentonão está acendendo. tem um resistor de 35k por 3w esquentando e o fusível queima em seguida com certeza tem algúm curto ,mas como não consegui o esquema do mesmo enconstei se alguém tiver o esquema e puder dar uma força eu agradeço desde já.Um abraço a todos os amigos.

Obrigado a quem puder ajudar.
Alex F Santos

Re:osciloscópio MINIPA MO-1221 não funciona By: siatec Date: 22 Abr 2011, 20:38
alex  -  eu sou autz da icel  -  que tambem tem osciloscópios-  certo  e  não   tenho outra a te  aconselhar  a procurar  um serviço autz da minipa     pois este aparelho  é  complexo ...
Re:osciloscópio MINIPA MO-1221 não funciona By: Alex Fernandes Date: 25 Abr 2011, 22:55
Olá siatec,eu até recorreria a uma autorizada se o mesmo já não tivesse vindo de uma ,foi alegado que esse osciloscópio esta muito  fora de linha e por isso seria inviável conserta-lo pois a minipa não fornecia mais os componentes para o mesmo então resolvi arregassar as mangas .Pois um osciloscópio ainda é um equipamento um tanto caro.E fora o tubo,flay back,e transformador que estão bons os componentes são conhecidos de fácil aquisição .
porem com o esquema iria me direcionar mais rápido ao componente defeituoso. vasculhando na net vi que o KENWOOD CS 1021é o mesmo osciloscópio porém só consegui o manual de uso.Encontrei um diodo e um transistor em curto no circuito de varredura horizontal do mesmo vou substituir e ver o resultado depois volto com mais detalhes desde já muito grato.
Re:osciloscópio MINIPA MO-1221 não funciona By: William_R Date: 26 Abr 2011, 10:01
Veja no seguinte diretorio do meu disco virtual, algumas informações:

http://www.4shared.com/dir/4UIItKMd/Osciloscopio.html

Boa sorte ;)

Re:osciloscópio MINIPA MO-1221 não funciona By: Alex Fernandes Date: 27 Abr 2011, 10:41
Obrigado William, esse esquema do kikusui eu tenho e não é o mesmo é totalmente diferente por dentro não casa em nada ,mas fico grato por sua boa vontade.
Re:osciloscópio MINIPA MO-1221 não funciona By: silvanoservitec Date: 28 Abr 2011, 16:13
Alex é isso com paciência e se possivel com esquema se conserta já comprei mais d eum com defeito e consertei, o que uso comprei c/defeito no ML e reformei, é paciência e esquema,  se consegue sim, tenho alguns esquemas tem este que upei está escrito a caneta nele MO-1221S não se se escreveram certo, veja se bate. Na net tem muiot esquema de oscilo  quando se sabe o nome original do em questão mais fácil. pois europeu divulga  esquemas na net mais facilmente.
http://www.2shared.com/file/ou3fOT-z/MinipaMo-12212.html
e boa sorte.
silvanoservitec
Re:osciloscópio MINIPA MO-1221 não funciona By: Alex Fernandes Date: 28 Abr 2011, 22:38
Boa noite Silvano,concordo com vc basta ter força de vontade e se garantir no que faz e contar com esquema ,ferramentas apropriadas e um pouco de sorte para conseguir os componentes.Olha só Silvano eu já estou quase lá .
observei que na placa da fonte tinham algumas marcações com as respectivas tensões +140,+15,-15,+8 mas +15 e-15 estavam um pouco abaixo  do normal e a lâmpada série indicava um consumo além do normal.De posse do meu outro osciloscópio fui checar se havia forma de onda no coletor do transistor chaveador do trafo flay -back , e nada havia.Medi na base e nada. medi na saida do ci oscilador e nada .resolvi trocar o ci la 4558(duplo operacional) e a onda quadrada apareceu porem o trafo flay back ainda não gerava pra resumir a história eu achei alguns componentes ruins e ao substituir e o transistor esquentou fora do normal .Ao soltar o triplicador de tensão o trafo flay back gerou, o filamento acendeu o curto sumiu enfim o triplicador de tensão éra o culpado só não sei se tem mais alguma ciosa .Onegócio agora é correr atrz do bicho vou postar umas fotos do bandido .
Re:osciloscópio MINIPA MO-1221 não funciona By: silvanoservitec Date: 29 Abr 2011, 15:16
´bom, memso... se não achar o triplicador (tente antes);;;; monte um triplicador suspenso aí no ar com diodos e cap... a uns meses eu recomendie isso a um colega o Hidrowest, ele montou d egambiarra ou seja suspenso os diodos e funciono legal, não lembro tbm qual era o oscillo...
diodos se tiver espaço poderia ser destes de microndas apesar d egrandes.... placas de copiadoras (xerox) na parte de alta e alguma simpressora slaser mais antigas tem bons diodos de boa mat que dariam pra usar num triplicador...
mas claro se achar o original é mais bonitinho hhehe e o certo. mas na falta pra não perder.
Re:osciloscópio MINIPA MO-1221 não funciona By: silvanoservitec Date: 29 Abr 2011, 15:33
é um DUPLICADOR não (triplicador) no seu casoe é um Duplicador que sai tensão NEGATIVA....
vamos a solução vou transcrever parte do conteudo do topico do Hidro em outr forum o oscilo É O MEMSO MO1221...



resolvido pessoal    ..silvano   coloquei  dois  diodos   de microondas  e só´...deu certo ,,tentei  com  capas   e dobrando  a tensão  não funcionou,então    ficou  só   os diodos....


Re:osciloscópio MINIPA MO-1221 não funciona By: Alex Fernandes Date: 29 Abr 2011, 16:59
 Ok ,obrigado Silvano ,eu jurava que era um triplicador.Suas informaçõe me serão muito úteis vou fazer a ganbiarra hoje mesmo .O oscilo e esse mesmo .cara valeu mesmo pela força.volto depois com o resultado .
Re:osciloscópio MINIPA MO-1221 não funciona By: Alex Fernandes Date: 09 Maio 2011, 14:23
Olá boa tarde a todos do site.Em primeiro lugar gostaria de pedir desculpas por demorar tanto para dar o resultado ,mas é pura falta de tempo mesmo.
Mas vamos lá resolvi fazer a gambiarra com dois diodos de microondas ligados invertidos . deu certo porém não se tem um controle perfeito de foco e também não consegue ajustar o brilho do feixe no controle ILUMEN porém prá quem estava jogado já tá bom demais .Se alguem tiver uma sucata deste osciloscopio para vender ficaria bem melhor colocando o duplicador original .Obrigado a todos por mais essa .Aê Silvano valeu a dica .
Páginas: 1