Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
SOM AIWA CX-NV9000 MORTO By: LEXUZBOX F-36 Date: 16 Abr 2011, 13:11
Aparelho: SOM
Marca:    AIWA
Modelo:   CX-NV9000
Defeito:   MORTO

Olá pessoal, esse som veio com a saída queimada (STK com final A), fiz a troca por outro sem o A, o vendedor mandou eu colocar dois resistores de 3,3v em série no Vcc da saída. Bom, deu tudo certo, o cliente trouxe o som de volta morto, disse ter ouvido no máximo 5 minutos. Disse também ter ligado as caixas certinho. Verifiquei se teria algum curto na saída como a anterior, e não achei nada. Tem as voltagens. Quando ligo na tomada, os leds do teclado do cd, dão um rápido pisca. Preciso da força dos amigos, talvez alguém já tenha pego esse defeito. Espero ajuda dos amigos, grato!

Obrigado a quem puder ajudar.
kennedy

Re:SOM AIWA CX-NV9000 MORTO By: trudes Date: 16 Abr 2011, 19:11
Um dos motivos por ter parado de arrumar som, foram as saídas falsificadas!
O aparelho provavelmente está em proteção.
Aguarde mais dicas!
Re:SOM AIWA CX-NV9000 MORTO By: LEXUZBOX F-36 Date: 17 Abr 2011, 09:00
Valeu Trudes, vou ficar no aguardo!
Re:SOM AIWA CX-NV9000 MORTO By: bettosom Date: 17 Abr 2011, 15:15
O trudes tem razâo: Tambem parei concertar SOM.pelo msm motivo. Amigo Vc. ja ta no barco,tente uma saida original. De qualquer forma,o TRUDES vai lhe orientar melhor. Abraços.
Re:SOM AIWA CX-NV9000 MORTO By: LEXUZBOX F-36 Date: 18 Abr 2011, 09:50
Voces tem toda razão, agora tenho medo de colocar outra e acontecer a mesma coisa. Vou aguardar alguma dica antes de fazer a troca, por enquanto, obrigado!
Re:SOM AIWA CX-NV9000 MORTO By: LEXUZBOX F-36 Date: 18 Abr 2011, 16:27
Pessoal, achei o Q225 (DTA144WK - SMD)aberto, será a solução do meu problema? Irei compra-lo e logo postarei novidades!  :o
Re:SOM AIWA CX-NV9000 MORTO By: soseletronica Date: 18 Abr 2011, 17:08
Amigo como diz os amigos esses stk's falsificados não funcionam nesses aparelhos não funciona, eu ja tive um caso assim em um som da sony, troquei o stk coloquei um de praça funcionou 2 dias na casa do cliente e queimou, ele voltou com o aparelho e com as caixas eu conferi as caixas, troquei o stk, mas dessa vez eu coloquei um original, e o cliente não voultou mais com esse som, abraços e boa sorte pra vc amigo.
Re:SOM AIWA CX-NV9000 MORTO By: fsfilho Date: 18 Abr 2011, 17:27
Olha colega eu já peguei um defeito igual a esse, só que o aparelho era sony, mandei comprar um saida, e ele comprou um chines, eu colocava e não tocava nada e dava proteção e desligava sem ele mostrava no display que tinha rádio modulando, colocou dava proteção, mandei comprar um na autorizada foi colocar e normalizar. Então tem que ver se sem o saida ele liga da pra fazer isso sem demorar demais, se ligar só com um saida original.
Re:SOM AIWA CX-NV9000 MORTO By: bettosom Date: 19 Abr 2011, 15:33
fsfilho,favor completar seu perfil. O FORUM agradece-
Re:SOM AIWA CX-NV9000 MORTO By: LEXUZBOX F-36 Date: 25 Abr 2011, 17:22
Pessoal, em outro forum vi um defeito nesse mesmo som, ele dizia que, quando aumentava o volume, o aparelho desligava, ele retirou a saída e o aparelho ligou normal, agora pergunto, porque o meu não está ligando, alguém pode me dizer onde fica essa proteção ou em qual bloco posso começar, porque, antes de fazer a troca, tenho que fazê-lo funcionar, Preciso muito dessas dicas.
Re:SOM AIWA CX-NV9000 MORTO By: trudes Date: 25 Abr 2011, 20:43
Kennedy vamos lá. O circuito de proteção desse aparelho é meio complexo. Mas tudo se resume a linha de "HOLD". Este circuito existe para manter o aparelho ligado. Existem circuitos interligados a essa linha que são responsáveis em "derrubar" ela e acionar a proteção. A tensão de HOLD é proveniente de uma polarização feita no pino 22 do processador de painel, via resistor a um +b.
Se não em engano, gira em torno de 4V. Observe que o Q111, é um dos principais responsáveis por derrubar essa linha. Mas veja que Q110, Q114, Q151 e Q152 já estão configurados para polarizar a base do Q111 quando houver diferenças de tensão negativa ou positiva em suas bases. É um circuito balanceado, que normalmente é nulo quando o aparelho está funcionando corretamente.
Agora, não existem somente eles hehehe....
Também tem os transístores Q107, Q108 e Q117 do circuito de OVERLOAD DETECT, que também estão ligados a linha de HOLD. É um circuito de proteção contra a sobrecarga na alimentação do CI de saída.
Tem mais....
Q241 e Q242 que irão derrubar a linha de HOLD quando houver um aquecimento excessivo.
Portanto, preocupe-se em verificar bem essas alimentações da saída. Se o aparelho já está em proteção sem a saída, provavelmente as alimentações positivas e negativas não estão balanceadas. Verifique os circuitos ligados a linha de HOLD também.
Vê se também arruma uma saída original para colocar aí!
Boa sorte!

Re:SOM AIWA CX-NV9000 MORTO By: LEXUZBOX F-36 Date: 25 Abr 2011, 21:45
Caro trudes, achei uma arvore de defeitos em aiwa fiz tudo certinho e terminou em "trocar o STK". Vou ter que fazer isso, o difícil é achar original, já que estamos nos fins do tempo. Deixo aqui, a arvore de dicas para os demais e logo que o aparelho ficar perfeito, darei como resolvido. Obrigado!

Re:SOM AIWA CX-NV9000 MORTO By: Canmeira Date: 27 Abr 2011, 16:56
Pelo que entendi o aparelho não está ligando, mesmo sem o STK.

Sugiro que resolva antes o defeito para comprar ou trocar o outro.
Páginas: 1