Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Som Gradiente DS-40 Problema na sintonia By: Percí Date: 16 Abr 2011, 10:48
Aparelho: Som
Marca:    Gradiente
Modelo:   DS-40
Defeito:   Problema na sintonia


Bom dia amigos,  o receiver em questão  estava a princípio com um canal queimado que já resolvi trocando o integrado de saída, mas ainda resta o problema na sintonia, sintoniza normal algumas estações do início da banda em fm mas a partir de 95Mhz não sintoniza nada, e em AM não sintoniza nada, troquei o IC6 CA3189E pensando ser nessa etapa a falha mas ficou a mesma coisa, preciso de ajuda.


Obrigado a quem puder ajudar.
Percí

Re:Som Gradiente DS-40 Problema na sintonia By: siatec Date: 17 Abr 2011, 18:27
Perci--  de uma geral  nos   capcitores  ceramicos  ok.                                                                                            e   na  saida   não  esqueça de subst aqueles capacitores  de  47x  se não  me engano  tem  dois  1 para cada canal  senão teu stk  vai para o espaço  ja ja..
Re:Som Gradiente DS-40 Problema na sintonia By: marcosbr Date: 17 Abr 2011, 21:41
 Quando trabalhei com som...
peguei muito defeito em filtro cerâmico 10,7 Mhz.
Mas no seu caso, eu to chutando.
Re:Som Gradiente DS-40 Problema na sintonia By: Percí Date: 19 Abr 2011, 10:35
Bom dia amigos, descobri que a tensão na junção dos resistores R18, R19, R25 e R27, deve variar entre 1,5V. e 8V. para fm e 1,5V. e 9,5V. para am, varia entre 1,5 e 2,5V. e acho que por isso sintoniza algumas do início da faixa, ainda não resolvi porque não entendo no esquema a origem da tensão e o seu controle.
Re:Som Gradiente DS-40 Problema na sintonia By: Percí Date: 20 Abr 2011, 12:57
???
Re:Som Gradiente DS-40 Problema na sintonia By: Percí Date: 25 Abr 2011, 17:22
Troquei todos os ceramicos relacionados à sintonia, a variação de tensão no ponto que citei passou a acontecer normal para FM e fica fixa em 12V para AM, só que não sintoniza mais nada, será preciso resintonizar algum dos transformadores?
Re:Som Gradiente DS-40 Problema na sintonia By: Percí Date: 25 Abr 2011, 18:35
Nunca confie em componentes novos, dos oito capacitores 473 "novos" que troquei no circuito seis estavam em curto total, daí não dá mesmo, agora tenho o FM funcionando perfeitamente e o AM não varia a tensão de varredura estando fixa em 12V., aceito uma ajudazinha.
Páginas: 1