Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV Bluesky BLK-2915 Tensão de grade ll muito alta By: Percí Date: 14 Abr 2011, 10:47
Aparelho: TV
Marca:    Bluesky
Modelo:   BLK-2915
Defeito:   Tensão de grade ll muito alta

O aparelho estava com o CI vertical queimado, com os BC's 337 posições Q802 e Q805 um aberto e outro alterado, e com centelhamento no soquete, uma vez reparado me pareceu que o contraste estava muito brilhante ao que conferi circuito de ABL e substituí C416 e C213 que na realidade não mudou nada, ajustando a tensão de screen para o limiar do surgimento das linhas de retraço a imagem fica satisfatória, só que medindo com o multiteste leio 700V., além de que varia um pouco para mais e para menos não interferindo na imagem, será isso mesmo para esse aparelho?

Obrigado a quem puder ajudar.
Percí

Re:TV Bluesky BLK-2915 Tensão de grade ll muito alta By: marcosbr Date: 14 Abr 2011, 15:05
 Aparenta ser defeito no flyback.
Pode tirar esta duvida, usando um divisor de foco/screen.
Se tiver.
Re:TV Bluesky BLK-2915 Tensão de grade ll muito alta By: Percí Date: 14 Abr 2011, 15:27
Parece mesmo, não tenho o divisor para o teste, mas é como se o flyback não estivesse podendo manter a corrente de consumo variando a tensão para baixo nas imagens de maior brilho, se prestar bem atenção ocorre uma pequena variação na imagem sim em consequência dessa instabilidade e depois do que você postou acredito que a MAT é que deva estar com valor abaixo do ideal obrigando a erguer o valor da tensão de screen para compensar a intensidade do feixe, me corrija se eu estiver errado.
Re:TV Bluesky BLK-2915 Tensão de grade ll muito alta By: marcosbr Date: 14 Abr 2011, 16:17
 Os controles de screen e foco, são interligados. Com derivação para aquela lingueta aterrada.
Veja que já centelhou no soquete.
Re:TV Bluesky BLK-2915 Tensão de grade ll muito alta By: Percí Date: 14 Abr 2011, 19:23
Tem razão Marcos, vale a pena a substituição considerando o baixo custo do componente(consigo a 14,00), não altera muito o orçamento e certamente não vai incomodar tão cedo, coisa que não dá pra dizer se eu deixar assim como está, retorno com o resultado.
Re:TV Bluesky BLK-2915 Tensão de grade ll muito alta By: Percí Date: 18 Maio 2011, 09:54
Certamente havia alguma coisa errada com o flyback, agora no ponto bom de ajuste tenho 520V. de tensão de screen, ainda mais alta que o comum mas já que baixou e também percebi que o contraste muito brilhante é resultado de um cinescópio já em meia vida, não adianta ficar procurando chifre em cabeça de cavalo, está pronto, um abraço.
Páginas: 1