Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
TV TOSHIBA TV2159NFS U18 DESLIGANDO APOS ALGUM TEMPO By: BACAMARTE Date: 13 Abr 2011, 10:11
Aparelho: TV
Marca:    TOSHIBA
Modelo:   TV2159NFS U18
Defeito:   DESLIGANDO APOS ALGUM TEMPO

Televisor liga com som e imagem normais.
Após algum tempo ligada cai o horizontal,
permanecendo as fontes.
Pino 1 de UOC (Q501) permanece com 1,4V
Clock de UOC normal
Tensões da fonte estão normal
Comando de power on cai (pino 60 UOC), caindo pulsos do horizontal do pino 13 de UOC.
Se alguém tiver uma dica de pesquisa agradeço.
PS. Quado tv esta ligada com imagem normal, tem uma leve linha mais clara na borda inferior da imagem mas vertical com tensões normais, já alimentado com fonte externa e permanece igual


Obrigado a quem puder ajudar.
walter

Re:TV TOSHIBA TV2159NFS U18 DESLIGANDO APOS ALGUM TEMPO By: marcosbr Date: 13 Abr 2011, 11:26
 Veja se ajuda.
http://www.4shared.com/document/Pj0Gsz9s/_2__TV_TOSHIBA_U18_CURSO_COMPL.htm
Re:TV TOSHIBA TV2159NFS U18 DESLIGANDO APOS ALGUM TEMPO By: WALTER JANSEN Date: 14 Abr 2011, 15:25
Ola Marcos
Valeu a dica já baixei e já li. Goste muito do material, principalmente para mim que sou oriundo do setor aereo. (intrumentação e eletrônica embarcada) e hoje aposentado fazendo da eletrônica um hoobe.
Considerando as dicas de pesquisa da apostila, creio que o meu próximo passo seja a troca do CI faz tudo (UOC Q501).    Ou sera que esqueci de algo?
Re:TV TOSHIBA TV2159NFS U18 DESLIGANDO APOS ALGUM TEMPO By: marcosbr Date: 14 Abr 2011, 16:02
 Esta linha clara...
É causada por capacitores no vertical. (provavelmente eletrolítico) Troque-os.
Resolva esta linha, e retorne. Quando isto acontece sobreaquece o saída.
Faça uma geral neste circuito, incluindo a pasta térmica do CI.
Um abraço.


Re:TV TOSHIBA TV2159NFS U18 DESLIGANDO APOS ALGUM TEMPO By: WALTER JANSEN Date: 14 Abr 2011, 21:22
Olá Marcos.
Eu pensei isto também e fiz o seguinte:
Troquei os capacitores medi o diodo e os resistores, nada. Então troquei o CI, nada. Resolvi então alimentar o vertical com uma fonte externa, a borda inferior permanece levemente mais brilhante, como se houvessem duas linhas sobrepostas, mas como o horizontal continua caindo mesmo alimentando o vertical com uma fonte externa, desconsiderei por ora este sintoma uma vez que minha falha principal é caindo horizontal com perda de trama e audio. Pode ser até que a borda inferior levemente mais clara seja um preciosismo meu. Não tenho experiencia com este chassi. Talvez entrando no modo serviço e executando um ajuste ela desapareça. Me dedicarei a este sintoma após resolver o principal.

Re:TV TOSHIBA TV2159NFS U18 DESLIGANDO APOS ALGUM TEMPO By: Diegonic Date: 15 Abr 2011, 08:30
Olá amigo.
Quando trabalhava em uma altorizada da semp, tinha u  defeito semelhante a esse que substituiamos um capacitor cerâmico próximo ao foto acoplador, espero te ajudar.
Re:TV TOSHIBA TV2159NFS U18 DESLIGANDO APOS ALGUM TEMPO By: WALTER JANSEN Date: 20 Abr 2011, 17:21
Ola pessoal.
Seguindo a pesquisa troquei o CI do micro (Q501)
Agora a barra levemente mais brilhante na borda inferior desapareceu, esta com a imagem perfeita, porém continua desarmando, após ficar ligada por um minuto ou menos.
As tensões dos reguladores Q405 , 430 e 840 estão corretas (9;  9,2  e  5V respectivamente)
A tensão de proteção no pino 1 esta fixa em 1,4V
Clock do micro presente o tempo todo.
A tensão no pino 49 do micro esa em 3,3V
Alguém teria mais alguma dica?
Re:TV TOSHIBA TV2159NFS U18 DESLIGANDO APOS ALGUM TEMPO By: lucena12 Date: 20 Abr 2011, 17:44
ja pequei defeito semelhante neste chass,em que o componente defeituoso era o str da fonte

Re:TV TOSHIBA TV2159NFS U18 DESLIGANDO APOS ALGUM TEMPO By: csouza Date: 20 Abr 2011, 20:27
Voce pode desativar todas as proteções aterrando o pino 1,até visualizar o defeito.Porém é um risco,pois o aparelho vai ficar com todas as proteções desativada.Monitore o pino 1 para ver se o aparelho está desarmando por proteção.
Re:TV TOSHIBA TV2159NFS U18 DESLIGANDO APOS ALGUM TEMPO By: paulocruz49 Date: 22 Abr 2011, 17:02
    Dê uma verificada nos capacitores de poliester que trabalham próximos ao fly.
Re:TV TOSHIBA TV2159NFS U18 DESLIGANDO APOS ALGUM TEMPO By: WALTER JANSEN Date: 26 Abr 2011, 20:28
Ola pessoal
Como postei antes a tensão no pino 1 do micro permanece fixa em 1,4V, monitorada com osciloscopio.
O que derruba a trama é troca de estado do pino 60 do micro que sobe, derrubando as tensões dos reguladores de 9 e 9,2 V. A tensão do +B de 113V permanece entrando no Flyback e chegando no saida horizontal. Como as fontes de 9V caem, também caem os pulsos do horizonta e vertical.
O que se observa é que o comando do pino 60 do micro fica tentando engatar mas cai novamente.
Utilizei uma fote externa no horizontal, mas defeito permanece.
Chequei a linha do comunicação da memoria e esta ok.
Estou providenciando um STR novo, assim que chegar troco e aviso do resultado.
Quanto aos capacitores de poliester próximo do fly, testei e estão ok.
Enquanto isso alguém sabe como se procede para resetar o micro, uma vez que esta tv não tem tecla de MENU?
Desde já agradeço por qualquer orientação.
Re:TV TOSHIBA TV2159NFS U18 DESLIGANDO APOS ALGUM TEMPO By: marcosbr Date: 26 Abr 2011, 20:57
 Veja a pagina 4.
Re:TV TOSHIBA TV2159NFS U18 DESLIGANDO APOS ALGUM TEMPO By: WALTER JANSEN Date: 26 Abr 2011, 21:51
Alo Marcos
Não sei se faltou algo na resposta ou se eu não entendi (ver pag 4)
wj
Re:TV TOSHIBA TV2159NFS U18 DESLIGANDO APOS ALGUM TEMPO By: marcosbr Date: 27 Abr 2011, 09:04
 O curso que te enviei.
Re:TV TOSHIBA TV2159NFS U18 DESLIGANDO APOS ALGUM TEMPO By: WALTER JANSEN Date: 27 Abr 2011, 11:24
Ola Marcos
Depois que postei a resposta é que os meus tres neuronios entraram em funcionamento. Lembrei que já havia lido e onde.. Valeu a dica, já fiz o reset e nada. Também ja troquei os capacitores de poliester ao redor do fly e o STR , defeito permanece.
Vou tentar reduzir um pouco o +B do horizontal e ver se segura ligado. (ainda não cheguei na fase de rasgar os diplomas)
Re:TV TOSHIBA TV2159NFS U18 DESLIGANDO APOS ALGUM TEMPO By: WALTER JANSEN Date: 29 Abr 2011, 10:09
Srs, bom dia.
Baixei o +b do horizontal, como eu me havia proposto fazer, continuava desarmando.
Resolvi modificar a forma de pesquisa. Utilizeie todos os voltímetros que consegui emprestado e os meus e também os dois canais do osciloscopio e passei a monitorar todas as fontes (primarias e secundarias) e os sinais importantes. A idéia era ver a menor variação perceptivel em qualquer um que fosse até o momento em que as fontes de 9 e 9,2 Volts desarmassem.
Percebi que a tensão de 5V que sai de Q421 baixava um pouco (16mV)
Também percebi que os 5V do Q840 aumentava um pouco de valor (150 mV)
O que encontrei com a investigação. Medindo a entrada de Q421 observei que começava baixa e baixava mais ainda chegando a 6V. Esta tensão vem do chaveador Q422, o transistor que estava no local era o KTC3209 e no esquema que tenho deste TV (U18) consta 2SC2655 (pelo datasheet dos transistores persebe-se que são alternativos) instalei outro KTC3209 e a tensão na entrada de Q421 passou para 8V e estavel, mantendo a saida de Q421 estavel.
Quanto a variação da saida dos 5V do Q840 Constatei que ele aquecia antes das fontes cairem e que o transistor que estava instalado era o 2SC3209 e no esquema que tenho pede 2SC2655 (analizando os datasheets verifiquei que o 2SC3209 é de 200mA e o KTS3209 é de 2A). Instalei um KTS3209 e TV já esta ligada por mais de uma hora e não desligou.
FICOU UMA DÚVIDA. Como já comentei sou um aposentado do ramo da aviação aerea e trabalho com eletrônica mais como hoobe. Não tenho experiencia nenhuma com este chassi U18/U19 e constatei que este regulador Q840 esquenta bastante. Já pesquisei toda a linha dos 5 Volts (memoria, micro etc) e não achei nada de anormal.
Pergunta, isto é normal?  Alguém sabe qual a corrente de consumo desta fonte de 5V (emissor de Q840)?
Grato por qualquer ajuda.


Re:TV TOSHIBA TV2159NFS U18 DESLIGANDO APOS ALGUM TEMPO By: f@bio$$$ Date: 29 Abr 2011, 19:44
Ele esquenta muito mesmo, é "normal", a corrente em Q840 não passa dos 100mA, mas o VCE nele é um absurdo de alto o que o faz aquecer muito. Eu considero que isso foi feito até de propósito pela Toshiba pra dar defeito logo porque já peguei uns 3 aparelhos com esse chassis com o mesmo defeito. Quanto ao seu defeito era o Q422 mesmo, que por aquecer muito altera mesmo. No lugar de Q840 e Q422 eu uso BD139 quando os originais queimam. e ainda faço umas alterações técnicas nessa etapa.
Re:TV TOSHIBA TV2159NFS U18 DESLIGANDO APOS ALGUM TEMPO By: WALTER JANSEN Date: 29 Abr 2011, 22:56
Valeu Fabio, vou usar este BD139 também já que suportam mais corrente e dissipam mais e quem sabe um resistor na linha do coletor para diminuir VCE
A corrente nesta TV esta em 115mA e eu observei outra coisa, tem um CI de reset na linha dos 5V do micro (Q841) que esta esquentando muito. Fisicamente esta impresso no corpo B27k13 e pelo esquema que tenho deveria ser BD4746G. Não consegui datasheet do B27K13. Talvez esta identificação seja um código, não sei.
Alguém já trilhou sobre este componente?
Re:TV TOSHIBA TV2159NFS U18 DESLIGANDO APOS ALGUM TEMPO By: f@bio$$$ Date: 02 Maio 2011, 17:24
Nessa sua tv ele é smd?

Não é normal esse ci esquentar. Pode ter algum defeito nessa etapa ou o próprio Q841. A corrente está um pouco alta para essa linha, meça a tensão no pino 4 do IC Q841 deve estar em 4,9V.
Re:TV TOSHIBA TV2159NFS U18 DESLIGANDO APOS ALGUM TEMPO By: WALTER JANSEN Date: 02 Maio 2011, 18:35
Fabio, boa noite
Sim ele é SMD e Deve estar com falha.  A tensão esta abaixo de 3 V no pino 4.
Estou com dificuldade de encontrar este componente. (B27K13)
No esquema desta TV (que estou utilizando como referencia para reparo) a linha de reset tem Resistor (RA33) e um diodo (DB30) entre o pino 4 de Q841 e o pino 5 de Q501.
No chassi que estou reparando (fisicamente) tem somente o RA33 entre o pino 5 de Q501 e o pino 4 de Q841. Também tem um resistor (R842), que não sei o valor, entre o pino 4 e 5 De Q841.
Já encontrou um chassi assim?
Páginas: 12