Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
INTERNET PELA TOMADA By: edson tadeu Date: 11 Out 2008, 07:26

Internet pela tomada
Brasil terá acesso pela rede elétrica. Ela será mais rápida, barata, fácil de ligar e não vai interferir na luz da sua casa
Tatiana de Mello


Em breve luz e internet correrão pela mesma fiação. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) finalizou na segunda-feira 29 a consulta pública que servirá de base para a elaboração do padrão brasileiro de internet por rede elétrica. Para um país continental, essa tecnologia significará, sobretudo, a sua democratização. Afinal, a energia elétrica chega a 95% do País - vale incluir o interior da Amazônia, os confins da caatinga ou uma praia praticamente deserta. Como não é necessária a implantação de infra-estrutura, o acesso ocorrerá também em edificações antigas - basta ter fio e tomada.

A instalação será feita com um modem especial que conecta a saída de cabo de rede à tomada. Há duas tecnologias disponíveis: o Power Line Communications (PLC), que permite diversos tipos de banda, e o Broadband over Power Lines (BPL), conhecida como banda larga.

Os sinais da internet possuem uma freqüência própria, ou seja, não interferirão na luz de sua casa. O problema é que essa freqüência é a mesma em que navegam certas ondas de rádio. Sem isolamento, pode haver interferência em rádios importantes - da polícia, por exemplo.

200 Mbps é a velocidade que pode chegar a banda larga pela rede elétrica. O número é muito superior aos padrões brasileiros - hoje as conexões mais rápidas no País não ultrapassam 30 Mbps

A questão foi levantada durante a consulta pública da Anatel, que já listou algumas soluções que vão desde a adoção de freqüências diferentes até a blindagem dos fios elétricos. Procurada por ISTOÉ, a Anatel limitou-se a dizer que o relatório será encaminhado para uma equipe técnica: "Estamos definindo as condições para utilização do serviço, os equipamentos homologados e a faixa de operação." Algumas empresas já estão fazendo testes por conta própria, como é o caso da Panasonic, que trouxe seus modems PLC do Japão para implantar um projeto-piloto na cidade de Barreirinhas, em meio aos Lençóis Maranhenses. "Houve uma aceitação muito boa", disse à ISTOÉ Eduardo Kitayama, responsável da Panasonic pela chegada do equipamento ao Brasil. A AES Eletropaulo, empresa concessionária do sistema elétrico de São Paulo, também entrou no jogo. Adiantou à ISTOÉ que está realizando testes com a tecnologia BPL paulista: "Assim que tivermos mais informações, falaremos sobre o assunto."

E ai pessoal vamos especular, se o negocio sair as atuais operadoras de internet banda larga serão obrigadas a melhorar o seviço e a abaixar o preço, o que você acham?


Re: INTERNET PELA TOMADA By: fred Date: 11 Out 2008, 08:53
Bom dia  moçada ,ou  as  operadoras  abaixao  o preço e  melhora  a  qualidade  do  serviço  ou  eles estao FFFFF. Vamos torcer pra  que  isto de certo.
Re: INTERNET PELA TOMADA By: edson tadeu Date: 11 Out 2008, 15:51
é paulao vamos ver se o cartel nao vai impedir
Re: INTERNET PELA TOMADA By: edson tadeu Date: 11 Out 2008, 20:15
sobe
Re: INTERNET PELA TOMADA By: nadsonmaia Date: 11 Out 2008, 21:06
excelente tópicoooo
interessante o assunto
Re: INTERNET PELA TOMADA By: md26top Date: 12 Out 2008, 18:50
é bem provável que esse sistema seja implantado um dia e diria que num futuro não muito distante, quanto a pressão do cartel eles acabam achando um jeito de explorar isso a seu favor, no mais é um ótimo assunto de discussão. ;D
Re: INTERNET PELA TOMADA By: Claudio Carvalho Date: 12 Out 2008, 20:45
Caro Edson.

Existe aqui no Rio de Janeiro, uma prespectiva deste sistema, de vir a ser usado pela AMPLA, cia. que detem a distribuição de energia para a maioria dos municipios do Rio de Janeiro. Mas ha uma incógnita neste assunto: Por ir/vir a informação em A/C, esta sujeita a avarias do tempo, ou seja, fenômenos atmosféricos ( raios ) poderão afetar o funcionamemto do modem de recepção/transmissão, nas épocas de tempestades, vindo a causar danos aos micros ligados aos mesmos. Eu ainda sou meio cético quanto ao funcionamento( não pelo sistema, mas sim pela operadora )100% do sistema que está para ser implantado na rede de A/C. Eu até acredito, que em um futuro muito próximo, a energia elétrica será sem fio, não tenho dúvidas, pois o desenvolvimento nesta área é enorme! Valeu pelo tópico que é bem polêmico e só faz para que a gente fique alerta!

Cláudio
Páginas: 1