Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV Toshiba TV 2998 (F) MS Tela Azul By: João Batista dos Santos Date: 29 Março 2011, 20:40
Aparelho: TV
Marca:    Toshiba
Modelo:   TV 2998 (F) MS
Defeito:   Tela Azul

Boa noite Colegas.
Estou com esta Toshiba na Bancada me dando uma surra.
Inicialmente o defeito estava na fonte de alimentação, vitima de descarga eletrica.
Substituido os componentes principais, Q801 2SK3496 (acredito ser de fábrica, pois ja vi com outra numeração) e o IC802 TDA 16846.
Fonte Resolvida com todas as tensões normais.
Até ai, sem problemas.
O que esta pegando é a téla azul.
Ao ligar o aparelho, antes do aquecimento completo do filamento do cinescópio, podemos ver a imagem ao fundo, mas depois de aquecido, não se ve mais o fulano da téla.
Verifiquei as tensões nos Catodos constatando normal nos canhões verde e vermelho "Em torno de 135Volts até 145Volts dependendo das variações do video, "Digo, do cenario naquele momento"
No canhão azul, coletor de Q905 2SC2482 a tensão não chega a 8 volts, práticamente 0 Volts, tendo em vista aos 135/145Volts as vezes até 160 Volts nos coletores dos transistores RGB.
O resistor R 903 esta Ok.
A tensão na base do TR Q905 "canhão azul" está com 05 a 07 Volts "500 milivolts a 700 milivolts" com TR no lugar e o resistor R963 -15K aquece muito, "Caso estranho amigos" sendo o valor de trabalho na base de 1,7 a 1,8 Volts em funcionamento normal, porém ao retirar o TR Q905, a tensão base vai ao normal comparando aos outros dois.
Prá mim é uma caso estranho.
A tensão na base cai com o Transistor no lugar, o Resistor que alimenta o coletor aquéce demasiadamente provocando excesso de excitação no canhão azul.
A linha do ABL foi verificado constatando valores dos componentes normal desde o pino 8 do Fly-Back até o pino 27 do IC Q501 -TMPA8807CSN.
A tensão de 9 Volts é normal na PCI do soquete do Tubo, "Pino 24 do conector M501B" 06 fios soldados a PCI do cinescópio.
Péço apoio por parte dos amigos quanto a este problema.
Agradeço qualquer ajuda.


Obrigado a quem puder ajudar.
João Batista dos Santos

Re: TV Toshiba TV 2998 (F) MS Tela Azul By: f@bio$$$ Date: 29 Março 2011, 20:47
Apenas desligue a base de Q905 e meça a tensão no coletor e na base.
Re: TV Toshiba TV 2998 (F) MS Tela Azul By: marcosbr Date: 29 Março 2011, 21:13
http://www.tectonny.com/forum/index.php?action=page;sa=aviso
Re: TV Toshiba TV 2998 (F) MS Tela Azul By: salvatory Date: 29 Março 2011, 23:08
substituir diodo 1n4148 na placa do cinescopio, trocar sem medir!
Re: TV Toshiba TV 2998 (F) MS Tela Azul By: ZE ROCHA Date: 30 Março 2011, 07:58
TROQUE D621 SE NÃO RESOLVER VERIFIQUE A LINHA DO SPOT .
Re: TV Toshiba TV 2998 (F) MS Tela Azul By: Disanty54 Date: 30 Março 2011, 10:15
Citação de: altemir online 29 Março 2011, 23:08
Olá amigo.
Este modelo não utiliza o diodo 1n4147 na PCI do cinescopio.
Aliás, não utiliza diodo de especie alguma.

Re: TV Toshiba TV 2998 (F) MS Tela Azul By: f@bio$$$ Date: 30 Março 2011, 12:38
Se vc desligar a base e o coletor de Q905 e a imagem continuar azul é por que ele está com fuga. Troque-o
Re: TV Toshiba TV 2998 (F) MS Tela Azul By: RONAN Date: 30 Março 2011, 13:44
De todos os que responderam o que chegou mais perto foi o Zé Rocha.


Bom, segura aí a dica certeira.


Se vc falar que não é isso, eu paro de entrar aqui no forum kkkkk


8)
 
Re: TV Toshiba TV 2998 (F) MS Tela Azul By: marcosbr Date: 30 Março 2011, 14:04
 O Ronan esta certo na dica!
Quanto a deixar sem... O cliente perde a tela azul.
Quando passar num canal não sintonizado, ou tirar a antena... Se o cliente reclamar já sabe o que é.
Encontrou o defeito? Corrija o defeito, trocando o componente ruim.
Aí é uma questão pessoal, você é o maestro.


Re: TV Toshiba TV 2998 (F) MS Tela Azul By: RONAN Date: 30 Março 2011, 14:22
Hummmm tá ligado em véio de guerra.......


É isso aí,................ó passei pela tua área sábado passado, fui para Praia Seca na casa de uma prima,........qualquer dia eu vou aí roubar umas latinhas kkkkk



Mas voltando ao assunto, é esse transistor sim ferrado, mas faça como o coroa falou, coloque outro novo no lugar,...kkkkkkkk não siga literalmente o que eu escrevo, eu sou meio sem paciência kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Re: TV Toshiba TV 2998 (F) MS Tela Azul By: marcosbr Date: 30 Março 2011, 14:31
 Eu agora só bebo litrão.
Eu e patroa bebemos 20 litros, todo final de semana. kkkkkkkkkkkkkkk
Re: TV Toshiba TV 2998 (F) MS Tela Azul By: Disanty54 Date: 31 Março 2011, 22:46
Boa noite.
Agradeço a todos pelas informações aqui deixadas quanto ao televisor Toshiba TV2998 FMS.
Foi verificada quase todas as dicas, pois algumas delas como é de praxe, ja foi analizadas.
O defeito não estava em nenhuma das informações dos amigos, mas a única resolução do meu problema, foi a troca do IC501 " TMPA8807CSN.
O caso esta resolvido, embóra esbarrei com o cinescópio um pouco esgotado, queimando o vermelho, ou seja, borrando o vermelho.
Mas é outro caso.
Ou realizo a troca do tubo mediante aprovação do cliente, ou será entrégue assim mesmo, pois não é defeito sério, e quase que dá prá passar.
Este caso do tubo, o cliente deve estar acostumado, pois com certeza, vinha decaindo lentamente a emissão do canhão vermelho.
Caso encerrado gente.
Agradeço a todos pelo apoio.
Até bréve.
Re: TV Toshiba TV 2998 (F) MS Tela Azul By: RONAN Date: 01 Abr 2011, 17:53
SINCERAMENTE NÃO ACREDITO EM VC


VC RESOLVEU COM A RETIRADA DO TRANSISTOR 907


É POR ISSO QUE EU E MUITOS SOMEM DESSE FORUM
Páginas: 1