Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
VCR SEMP VC X690 Trepidação na imagem By: mateusmm Date: 27 Fev 2011, 01:02
Aparelho: VCR
Marca:    SEMP
Modelo:   VC X690
Defeito:   Trepidação na imagem

Adquiri esse VCR a pouco tempo. Está um pouco sujo por dentro mas a mecânica está perfeita. Limpei as cabeças do aparelho e bora rodar as fitas. Todas funcionaram muito bem.
Comprei umas fitas VHS virgens e fui gravar a programação.
Para minha decepção, ao reproduzir as gravações que ele mesmo fez, o VCR trepida a imagem. O estranho é que se eu pauso durante a gravação e volto a continuar a gravar, na hora de reproduzir, ele para de trepidar no ponto onde a outra gravação iniciou. Ou então se eu mudo de canal durante a gravação, ele para de trepidar.
Descarto a possibilidade das cabeças estarem sujas pois as funções de congelamento de imagem, reprodução inversa, avanço e retrocesso a imagem aparece nítida, perfeita.
Isso ocorre mais no inicio da fita, mas repito, APENAS nas fitas que ele mesmo grava. Tanto faz usando o cabo coaxial ou vídeo composto.
Também ocorre que as vezes a imagem fica um longo tempo com chuviscos passando na tela, que somem se eu congelo a imagem. Semelhante aos chuviscos que ocorrem no fim da gravação, quando quando ela é feita em cima de outra gravação. Isso só ocorre apenas nele mesmo, pois testei as fitas gravadas com ele num Philco PCV-4H12N e são reproduzidas normalmente.
Falando em velocidade da fita, também no início da fita, se eu gravar em EP, além de trepidar, o VHS fica muito tempo "escolhendo" a velocidade da fita e o som fica tremido, mas logo após um tempo e uns avanços e stills ele funciona normal. Repetindo mais uma vez, APENAS nas fitas que ele mesmo grava. O que será que pode ser?


Obrigado a quem puder ajudar.
Mateus Marques Martinelli

Re: VCR SEMP VC X690 Trepidação na imagem By: marcosbr Date: 27 Fev 2011, 12:57
 Faça uma limpeza geral.
Mecanica lavada e lucrificada, cabeça de CTL, correias, rolo pressor e guias.
Re: VCR SEMP VC X690 Trepidação na imagem By: mateusmm Date: 27 Fev 2011, 18:40
Quando você diz mecânica lavada, é para literalmente lavar a mecânica?
Re: VCR SEMP VC X690 Trepidação na imagem By: adilsonpaiva Date: 27 Fev 2011, 18:50
faça a limpeza da cabeça
Re: VCR SEMP VC X690 Trepidação na imagem By: marcosbr Date: 27 Fev 2011, 20:04
 Amigo.
Tudo depende, do seu conhecimento. pode ser querosene/pincel, assim como outros produtos.
Um advertência.
Só faça se souber o que esta fazendo, caso contrario não faça.
Cuidado com os freios, eles costumam "descolar"
(mas logo após um tempo e uns avanços e stills ele funciona normal)

Adilson
Entre aqui e complete o perfil. Cidade/estado.
www.tectonny.com/...file
http://www.tectonny.com/forum/index.php?action=profile;area=groupmembership;u=
Re: VCR SEMP VC X690 Trepidação na imagem By: siatec Date: 27 Fev 2011, 20:57
só para colaborar  -  e em  consideração total ao que Marcos   diz  --   se tem conhecimento...

  provavel  defeito ---   gapes  sujas  --   ctl -     verifique se nas  condições   de  sp/ep/ slp  qual  responde melhor na gravação.     isto  normalmente acontece quando não existe um control de  sistema de gravação   2 4 6 hrs  ok     tu  diz   grave  em  6 hrs slp  e el grava  mas não identifica. ai fica  trepidando  como  diz   dando  uns pulinhos  certo.
Re: VCR SEMP VC X690 Trepidação na imagem By: mateusmm Date: 28 Fev 2011, 22:23
Putz tenho pavor de desmontar VCR.
Já tinha uma vez desmontado totalmente um X689 que é igual ao X690 internamente e foi bem chato.
Muita coisa para encaixar, colocar e pá e tal.
Só não limpei ainda pois não tenho alcool isopropílico (por enquanto limpei a seco).
Não entendi, dá para limpar com querosene?
O que são "gapes"?
Não sei se todos entenderam bem, mas tipo, se eu inicio uma gravação em SP, pauso ela, e continuo a gravar, na hora do "corte" ele para de trepidar. Vou fazer um vídeo.
Já nas gravações em EP algumas vezes o som fica trêmulo (a imagem também).
Páginas: 1