Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
SOM SONY GRX  9000 ESTÁ SEM ÁUDIO NA SAIDA By: Moura1 Date: 21 Fev 2011, 11:52
Aparelho: SOM
Marca:    SONY
Modelo:   GRX  9000
Defeito:   ESTÁ SEM ÁUDIO NA SAIDA

Seguinte:Este aparelho está ligando nornal,tem áudio atè no Ry 401 e 402 mas eles não atracam ou seja quando ligo o aparelho os Relés não atuam .Ás tensões na saída de áudio  -39 e +39 estão normais (IC821,801) de acordo com os meus testes as saidas estão boas.No pino 74 do IC 101 tem -7V.IC 901 tem +7v,IC 913 tem -7v,IC 902 tem 6v ,IC 903 tem 12v. Agora peço que se alguém puder me dar uma dica de como resolvo este defeito ficarei muito grato....

Obrigado a quem puder ajudar.
Moura1

Re: SOM SONY GRX  9000 ESTÁ SEM ÁUDIO NA SAIDA By: Rangel Date: 21 Fev 2011, 12:01
Tem uns modelos da Sony que tem um terra que vem do painel frontal e é parafusado na carcaça do aparelho,  que se não estiver parafusado não arma o relê. Confere isso aí.
Re: SOM SONY GRX  9000 ESTÁ SEM ÁUDIO NA SAIDA By: Moura1 Date: 21 Fev 2011, 12:31
Já verifiquei Rangel, mas estão ok os aterramentos inclusive tem dois, um de cada lado...obrigado.
Re: SOM SONY GRX  9000 ESTÁ SEM ÁUDIO NA SAIDA By: Rafaeltec Date: 22 Fev 2011, 00:54
Verifique cap. elco alterados na linha dos STKs, veja também se os resistores de proteção e de amortecimento não estão alterados, se tem áudio no conector do fone. Para fazer um teste rápido jampeie os relés e veja se o áudio sai nas caixas.
Re: SOM SONY GRX  9000 ESTÁ SEM ÁUDIO NA SAIDA By: Moura1 Date: 22 Fev 2011, 05:59
Oi Rafael, bom dia !! os resistores já verifiquei,tem áudio no conector do fone, já  fiz o jumper no relé e  sai áudio  nas caixas ,tem 40 volts na bobina do Relé, vou substituir os capacitores dos STKs, obrigado!!
Re: SOM SONY GRX  9000 ESTÁ SEM ÁUDIO NA SAIDA By: Rafaeltec Date: 23 Fev 2011, 01:36
Ok!
Teste também os relés fora da placa, coloque tensão na bobina, veja se ele mantem atracado, é uma parcela pequena, mas acontece do próprio relé estar com mau contato nas lâminas.
Re: SOM SONY GRX  9000 ESTÁ SEM ÁUDIO NA SAIDA By: Moura1 Date: 23 Fev 2011, 05:44
Entendo Rafael, mas eles estam alimentado com 40v em cima da bobina, são dois relés um para cada canal, ao ligar não se ouve nenhum barulhinho (ou uma tentativa)deles tentarem atracar, ainda não testei-os fora, mas tenho quase certeza que eles estão ok. mas amanhã farei estes testes pois hoje tenho que sair o dia todo . Tenha um bom dia e bom trabalho..
Re: SOM SONY GRX  9000 ESTÁ SEM ÁUDIO NA SAIDA By: aprendendo Date: 23 Fev 2011, 08:38
Rafael veja, bem do rele ter os 40v nos terminais não significa que eles estão alimentados, se não hover ocilação para a produção do magnetismo, acho que você deve verificar trs ao redor que  polarizam o reles deve ter algum com defeito por ai.

José Luiz.
Re: SOM SONY GRX  9000 ESTÁ SEM ÁUDIO NA SAIDA By: Rangel Date: 23 Fev 2011, 08:54
Você diz que tem os 40V em cima das bobinas dos reles, mas vc está testando essa tensão com a ponteira negativa do teste no terra ou com as duas ponteiras no rele, uma em cada terminal da bobina? Se vc tiver essa tensão com as duas ponteiras na bobina do rele, uma em cada terminal da bobina, com certeza o defeito é o rele, mas se tiver essa tenão só quando a ponteira negativa do teste estiver no terra, isso significa que o trans chaveador não está chaveando o rele então ele não arma. Aí vc tem que seguir a trilha da base desse trans chaveador, q deve ter alguma coisa ruim nessa linha.
Re: SOM SONY GRX  9000 ESTÁ SEM ÁUDIO NA SAIDA By: Moura1 Date: 23 Fev 2011, 19:47
issso,estou medindo com a ponta de prova negativo no terra e somente a ponta positiva lá na bobina,amanhâ vou dar mais uma verificada e te digo qualquer novidade!(pois eu presto serviço em outros locais e tem que ser lá e ca´, rs rs ) Desde já quero te agradecer imensamente por esta me dando as dicas.. :police:
Re: SOM SONY GRX  9000 ESTÁ SEM ÁUDIO NA SAIDA By: Sergio Freitas Date: 23 Fev 2011, 20:28

Re: SOM SONY GRX  9000 ESTÁ SEM ÁUDIO NA SAIDA By: Rafaeltec Date: 23 Fev 2011, 20:45
Eu disse para testar os relés fora da placa, com uma fonte externa e ver se o mesmo está atuando, é lógico que precisa  do circuito relay drive para acionar os relés, mas da forma que eu falei você pode detectar uma falha no relé. Uma vez que ele já tenha jampeado o relé e o som saiu nas caixas, estaria pulando o circuito de acionamento dos relés, inclusive o próprio relé. Até mesmo uma falha interna no conector do fone pode ocasionar esta falha. Já peguei defeito em aiwa, onde as duas saídas high e uma low funcionava, e era defeito em uma das lâminas de contato interno do fone.
Mas como eu já tinha dito, relé com defeito é uma parcela muito pequena.
O Sérgio já postou uma parte do esquema onde tem os trans. responsáveis pelo acionamento dos relés.

Citação de: José Luiz. online 23 Fev 2011, 08:38
Rafael veja, bem do rele ter os 40v nos terminais não significa que eles estão alimentados, se não hover ocilação para a produção do magnetismo, acho que você deve verificar trs ao redor que  polarizam o reles deve ter algum com defeito por ai.

José Luiz.

Re: SOM SONY GRX  9000 ESTÁ SEM ÁUDIO NA SAIDA By: Moura1 Date: 24 Fev 2011, 06:41
OBS: FALTOU EU ESCLARECER LOGO BEM ANTES, ME DESCULPEM ..>   o som que sai nas caixas apoós o jampeamento dos relés e em cima do relé . é um som baixo somente do pré -amplificador e não o som com toda a força das saidas entendeu.... ., e quando atuo no SURROUND PARA ON, dar para notar que está atuando muito bem , (só que não com toda a força)......as saidas de áudio não estão aquecendo... >:(
Re: SOM SONY GRX  9000 ESTÁ SEM ÁUDIO NA SAIDA By: Rafaeltec Date: 24 Fev 2011, 20:34
Amigo, você possui o esquema deste ap.? Seria mais fácil para encontrar o defeito no setor de Amp. e ter uma análise mais precisa.
Conferiu o circuito de relay drive que o Sérgio postou?
Aparentemente você está com dois problemas, o primeiro é que os relés não estão sendo acionados/atracados e segundo é a parte de amplificação, que segundo você, o áudio está saindo baixo quando os relés estão jampeados, a menos que haja um único defeito neste setor causando estes dois problemas, por isso o certo é analisar o ap. c/ o esquema na bancada.
Re: SOM SONY GRX  9000 ESTÁ SEM ÁUDIO NA SAIDA By: Moura1 Date: 27 Fev 2011, 21:21
Olá Rangel,Rafael,José Luiz e o grande Sérgio Freitas... vim agradecer a força que vocês me deram,.... consegui resolver ,ficou perfeito o som. Sérgio Freitas eu já tinha passado por componente defeituoso mas só que medi ele na escala de 1k, deu como bom,depois retirei fora medi na escala de 10k deu para ver que o Q 433 estava com fuga, ficava variando , foi só trocar.... rs rs valeu .... portanto resolvido.
Re: SOM SONY GRX  9000 ESTÁ SEM ÁUDIO NA SAIDA By: Rafaeltec Date: 28 Fev 2011, 22:11
Obrigado pelo retorno amigo, por gentileza, coloque este tópico como resolvido.
Páginas: 1