Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
tv semp tv 2084 havu13 vertical encolhido By: betorrs Date: 03 Fev 2011, 11:13
Aparelho: tv
Marca:    semp
Modelo:   tv 2084 havu13
Defeito:   vertical encolhido

Esta tv está com vertical encolhido com a imagem distorcida, e o som está normal, troquei tudo , o ci e capacitores referente ao vertical e nada.  O que achei estranho que quando fui medir o coletor do saida h esta bem alta a voltagem, mas medi o ci desligado e aparenta estar normal.
tambem media as voltagens da fonte e estão normais nos diodos de alta e baixa.
Obrigado a quem puder ajudar.
Roberto

Re: tv semp tv 2084 havu13 vertical encolhido By: marcosbr Date: 03 Fev 2011, 12:53
 Roberto.
Com o aparelho em funcionamento, não meça tensão direto no coletor...
Corre o risco de queimar seu teste.
Tentou ajustar o vertical?
Como é a distorção da imagem?
Re: tv semp tv 2084 havu13 vertical encolhido By: betorrs Date: 03 Fev 2011, 16:14
 Então amigo, a imagem fica escura , tipo passando chuviscos horizontalmente, mas os caracteres estão normais.
Mexi no foco e scren tb não deu resultado, e quando solto a antena a tela fica azul e inteira.
Re: tv semp tv 2084 havu13 vertical encolhido By: tectonny Date: 03 Fev 2011, 20:02
Quando não tem sinal de FI a tela azul aparece com quadro completo? Se o problema do vertical?
Re: tv semp tv 2084 havu13 vertical encolhido By: betorrs Date: 03 Fev 2011, 21:03
   ENTÃO, NO COMEÇO ACHEI QUE ERA VERTICAL, MAS PELO GEITO NÃO É, QUANDO LIGO A ANTENA A IMAGEM FICA ENCOLHIDA VERTICALMENTE, E NÃO DA IMAGEM, SÓ CHUVISCOS, E O SOM NORMAL, LIGUEI UM DVD PARA VER SE ERA VARICAP MAS FICOU COM MESMO PROBLEMA.
   FIQUEI MEIO PERDIDO COM ESSE DEFEITO, AGORA TB PERCEBI QUE A VOLTAGEM DO ELETROLITICO GRANDE DA FONTE QUE NORMALMENTE ERA PARA DAR 150 VOLTS  ESTA DANDO 175 VOLTS.

Re: tv semp tv 2084 havu13 vertical encolhido By: marcosbr Date: 03 Fev 2011, 21:25
 Veja o +B com e sem antena. (provavelmente vai variar)
Seu defeito parece ser fonte, veja os capacitores.

Re: tv semp tv 2084 havu13 vertical encolhido By: edinaldo Date: 04 Fev 2011, 13:50
Beto! atente ao que marcos disse:não meça tensão no coletor S/H pois é tensão em alt freq , e sobre seu defeito, eu peguei algumas assim do mesmo e outros modelos
e era o sintonizador varicap,pois tem interno um zener de 5V que da Pau! mas como disse que ja checou, nos diz se pega algum canal.retire o sintoniz,tambem faça uma limpeza com um estilete nos terminais do processador,(oxidação)depois nos diga o que deu   
Re: tv semp tv 2084 havu13 vertical encolhido By: betorrs Date: 04 Fev 2011, 17:04
  valew. Ednaldo vou fazer esses testes, pois chequei a fonte e nada. Até tinha alguns capacitores fracos, mas troquei e não deu resultado.
Re: tv semp tv 2084 havu13 vertical encolhido By: siatec Date: 04 Fev 2011, 17:36
beto ela tem um regulador de 5 volts???  troque - resolve def vertical - e ajustes no mode de serviço tambem.

   depois  de uma passada nos  resolvidos  que tem muita dica  refente inclusive  sobre um trans smd  la na pci  do  cinescópio ok.
Re: tv semp tv 2084 havu13 vertical encolhido By: betorrs Date: 04 Fev 2011, 21:35
  Ok, vou verificar pois acho q não pode ser o varicap pois liguei um dvd nela e o defeito continuou.  E o +b está normal.
Re: tv semp tv 2084 havu13 vertical encolhido By: edinaldo Date: 04 Fev 2011, 22:51
ola Beto! mesmo assim verifique o sintonizador,pois quando tem fuga ou curto no zener interno de 5V do varicap nem o av funciona direito,porque esse mesmo 5V vai em outras linhas de alimentação;eu resolvi um defeito identico e era o varicap;faz o seguinte messa os 5V do sintoniz se tiver baixo solte o pino e messa os 5V e ve se subiu a tensão;depois poste resultado.
Re: tv semp tv 2084 havu13 vertical encolhido By: betorrs Date: 05 Fev 2011, 02:07
   Tanto o regulador e o sintonizador estão dando os 5 volts exatos , com e sem a antena ligada.
Re: tv semp tv 2084 havu13 vertical encolhido By: edinaldo Date: 05 Fev 2011, 11:44
Beto! qdo tira a antena a tela fica azul!isso é normal pois esta acionado no menu a opção tela azul, va ao menu,desabilite a opção tela azul; agora va e troque sem medir o capacitor C301 , V-ramp ou capacitor de rampa vertical ,ele tbem cauza esse defeito.depois poste resultado.
Re: tv semp tv 2084 havu13 vertical encolhido By: betorrs Date: 10 Fev 2011, 09:20
   Olá, desculpe a demora, minha princesinha estava doente. Só voltei a mexer na tv hoje.
   Então fui ligar ela devovo e não quis ligar mais, quando eu apertava os botões para ligar ela dava um apito.
   Ai peguei o controle para ligar por ele e quando mandei ligar o str da fonte explodiu.
   Agora fiquei mais perdido ainda, será que o defeito era referente ao str ? medi tudo em volta dele e está normal.
Re: tv semp tv 2084 havu13 vertical encolhido By: marcosbr Date: 10 Fev 2011, 09:56
Citação de: marcosbr online 03 Fev 2011, 21:25
Veja o +B com e sem antena. (provavelmente vai variar)
Seu defeito parece ser fonte, veja os capacitores.


Re: tv semp tv 2084 havu13 vertical encolhido By: betorrs Date: 10 Fev 2011, 11:00
 Então, já tinha trocado os capacitores referente a fonte e vertical, tinha até um prox ao fly bem esgotado.
E tambem tinha medido as tenções com e sem a antena, mas não tinha variado.
Bom, vou tentar colocar outro str pra ver no que dá.
Páginas: 1