Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
TV CCE HPS2981C Sintonia débil By: Percí Date: 25 Mar 2011, 20:38
Aparelho: TV
Marca:    CCE
Modelo:   HPS2981C
Defeito:   Sintonia débil

Ao fazer a auto-programação não memoriza e nem dá pra dizer que passou por um ponto bom, selecionando diretamente pelo controle fica entrando e saindo o canal até que estabiliza e fica normal, feito isso é possível ativar o canal o que o deixa memorizado, mas sempre que se muda um canal é a mesma história o circuito fica varrendo a frequência até conseguir fixá-la, as tensões de 5, 9 e 33V. existem estáveis, já abri o varicap para ressoldá-lo e não encontrei solda trincada, tentei outro varicap de uma CCE de 20" mas daí é que não sintonizou nada, preciso de ajuda.

Obrigado a quem puder ajudar.
Percí

Re: TV CCE HPS2981C Sintonia débil By: marcosbr Date: 25 Mar 2011, 21:10
 Veja o AFT.
Provavel bobina com capacitor interno.

Re: TV CCE HPS2981C Sintonia débil By: Percí Date: 26 Mar 2011, 09:39
A anos atrás fiz um procedimento de ajuste da sintonia de uma bobina dessas com a ajuda de um vídeo cassete, como o aparelho envia o canal 3 é possível ajustar a bobina no tv, mas nesse caso é isso que eu devo fazer ou o problema tem a ver com o capacitor interno e eu deveria trocá-lo? E como posso saber o valor desse componente?
Re: TV CCE HPS2981C Sintonia débil By: marcosbr Date: 26 Mar 2011, 13:10
http://www.tvtecnicaarantes.com.br/bobinas.aft.htm
Re: TV CCE HPS2981C Sintonia débil By: Percí Date: 27 Mar 2011, 20:51
Não foi fácil, mas consegui sacar aquele capacitor de dentro da bobina e instalar outro sem destruí-la, até ficou melhor porque acho que consegui dar um ajuste melhor que o de fábrica mas seguramente ainda tem problema, agora ao selecionar um canal o circuito fixa a sintonia mais facilmente mas auto programação nem pensar porque o circuito não tem tempo de achar o melhor ponto enquanto é feita a varredura, dei um retoque no VR101(ganho do AGC), também troquei eletrolíticos e ceramicos do AGC e FI, só não mexi no Q101 e não tenho outro varicap, aceito qualquer "pitaco".
Re: TV CCE HPS2981C Sintonia débil By: marcosbr Date: 27 Mar 2011, 21:08
 1° faça a manual. Memorize. Depois a automática.
Me informe o valor do R204.
Re: TV CCE HPS2981C Sintonia débil By: Percí Date: 28 Mar 2011, 10:51
Selecionando manualmente e fazendo a autoprogramação ao finalizar só permanece gravado o canal em que estava e no menu indica desativado mas estranhamente sintoniza, o R204 não existe instalado apenas o espaço está na placa, creio que pode ser varicap ruim, afinal ele é o primeiro responsável por uma boa sintonia, me pareceu que ficou melhor como disse ontem mas algumas vêzes mesmo um canal previamente ativado "tenta" entrar mas acaba ficando fora de sintonia sendo necessário sair e entrar novamente para que se realize a sintonia, aguardo seu retorno para ver se resolvo comprar um varicap.
Re: TV CCE HPS2981C Sintonia débil By: marcosbr Date: 28 Mar 2011, 11:24
 A pergunta foi exatamente por isto.
Esta informação, é para os modelos de 20" mas pode ajudar.
O ideal seria "testar" com outro seletronic. Seu defeito pode ser outro.
Re: TV CCE HPS2981C Sintonia débil By: celioeletron Date: 28 Mar 2011, 16:39
vc  ja  conferiu  cap  eletr   738  739  e  106   ligado  no  varicap
Re: TV CCE HPS2981C Sintonia débil By: Percí Date: 31 Mar 2011, 20:38
Amigos ainda não deu tempo, vou ver todas as dicas.
Re: TV CCE HPS2981C Sintonia débil By: Percí Date: 02 Fev 2011, 16:37
Rapaz, tem conserto que eu só continuo por uma questão de honra mesmo, consegui um seletrônic de um Brocksonic 14" que serviu certinho quanto à especificação e sintonizou tudo, mas , do mesmo jeito que o original, o que descarta ser ele o problema, seguindo as orientações do informativo troquei os transístores e os capacitores, medi os resistores (alguns não existem no modelo 29"), conferi os 4,6V do SCL e trabalhei com dois esquemas para ver se os componentes "batiam" quanto à função, não esqueci nem os capacitores citados pelo Célio mas ao final do trabalho continua a mesma coisa.
Re: TV CCE HPS2981C Sintonia débil By: Percí Date: 02 Fev 2011, 16:39
Seria esse o caso de tentar a substituição da memória?
Re: TV CCE HPS2981C Sintonia débil By: marcosbr Date: 02 Fev 2011, 17:37
 É valido sim, depois faça o que diz a circular.
Esta circular, é para 20", mas verifique se tem algo em comum.
Aproveita e guarda.
Re: TV CCE HPS2981C Sintonia débil By: Percí Date: 10 Fev 2011, 19:05
Marcos, me ajude a raciocinar, o seletrônic é controlado pelo micro via linhas sda e scl usando a tensão de 33V. , ao passar pelo "centro" da frequência registra a tensão usada e grava na eeprom para posteriormente fazer o seletrônic receber aquelas exatas tensões diferentes para cada canal, correto? O que me parece que ocorre é que o micro mesmo para um canal selecionado manualmente não mantém a tensão fixa no varicap, variando para mais e para menos fixando no valor certo caso a antena esteja perfeitamente posicionada e num canal de sinal forte, se for um canal de sinal mais fraco ele (o micro) até passa por dentro da frequência certa mas acaba fixando o valor errado no varicap, ficando o canal fora do "ar". Comparei os esquemas dos aparelhos de 20" e 29" e no que os circuitos "batiam" fiz as alterações e gravei outra memória, mas o osso tá duro de roer.
Re: TV CCE HPS2981C Sintonia débil By: Percí Date: 10 Fev 2011, 19:12
Falei "Marcos", mas por favor qualquer amigo sinta-se a vontade para dar seu palpite, preciso de ajuda, Percí.
Re: TV CCE HPS2981C Sintonia débil By: Percí Date: 10 Fev 2011, 19:23
Mais uma informação, caso eu consiga a sintonia num canal de sinal médio, se não mexer na antena ele permanece mas se mexer a sintonia se perde, entrando na sintonia fina consigo encontrar o canal fora do centro.
Re: TV CCE HPS2981C Sintonia débil By: marcosbr Date: 10 Fev 2011, 20:51
 Tente outra bobina, mesmo que seja de outro aparelho.
Mesmo trocando o capacitor...  Elas não são confiáveis.


Páginas: 1