Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
tv semp u14r linha branca no meio da imagem no horizontal By: carlos de sao mateus Date: 25 Mar 2011, 19:00
Aparelho: tv
Marca:    semp
Modelo:   u14r
Defeito:   linha branca no meio da imagem no horizontal

esta tv chegou com vertical queimado ,trocado q301vertical ,abriu imagem e depois foi fechando,entao verifiquei e troquei q421 ,c301,c308,c313,c309,307,c306,c305;c310,entao agora esta com imagem ,mas com uma linha branca no meio da imagem ,dividindo.parece um raio ,estou sem saber como proseguir pois as tensoes no vertical estao normais exceto o pino 5 esta com 20v e deveria ter 14v,se alguem poder ajudar agradeco a todos,todas dicas sao bem vindo.

Obrigado a quem puder ajudar.
carlos

Re: tv semp u14r linha branca no meio da imagem no horizontal By: Barriga Verde Date: 25 Mar 2011, 20:49
 

  Carlos ...


  Dê uma conferida na L462 (defletora) ...

  Pode ser ela , a causadora dessa linha aí !!!!

  R333 alterado , na queima do C.I. original , também pode estar causando isto !!!


  SUCESSO !!!!


   B.V.
   
Re: tv semp u14r linha branca no meio da imagem no horizontal By: carlos de sao mateus Date: 31 Mar 2011, 15:16
amigo,colquei outra defletora,continuou o mesmo defeito ,imagem aparece com audio normal ,mas com uma linha branca dividindo a imagem,verifiquei foi tocado r305,r336,c306,c305 no pino 5 do ci vertical pelo esquema deveria ter 13v ,mas esta chegando 21v,no capacitor 305 encontro os 13v no c306 ta 21v,nao estou conseguindo enteder ,ate nesta linha so falta trocar os resistore smd 306,313e307 ,se alguem tiver uma dica eu agradeco.
Re: tv semp u14r linha branca no meio da imagem no horizontal By: Barriga Verde Date: 31 Mar 2011, 15:47
 
   Carlos ...

   Experimente então colocar outro C.I. de Saída Vert. aí !!!

   Vai que voce foi "premiado" e pegou um "bichado" !!!

   Compre , se possível , de um outro representante !!!!

   E o R 333 ?


    B.V.



Re: tv semp u14r linha branca no meio da imagem no horizontal By: cleomar Date: 31 Mar 2011, 15:51
pode ser antes de trocar q421, o regulador de 5,0volts, o ci pifou novamente e ja aconteceu de eu pegar um ci sem procedencia e o mesmo estava pifado! se tiver outro faça um teste!
Re: tv semp u14r linha branca no meio da imagem no horizontal By: carlos de sao mateus Date: 01 Fev 2011, 04:09
Venho a agradecer a todos amigos que me ajudaram,depois de tanta persistencia neste defeito,consegui resolver ,entrando no modo de servico e ajustando (VCEN) para a posicao 3E,resolvido,obrigado a todos que ajudaram. :police:
Re: tv semp u14r linha branca no meio da imagem no horizontal By: Barriga Verde Date: 01 Fev 2011, 08:23
 
  Pois é ... Carlos !!!


É , no mínimo , meio "estranha" essa solução do seu dilema aí !!

Mas se voce diz que resolveu assim ...

Vamos prá próxima !!

Agradecemos o seu retorno !!!!


  B.V.
Re: tv semp u14r linha branca no meio da imagem no horizontal By: marcosbr Date: 01 Fev 2011, 09:01
 Carlos.
Explique a função deste ajuste, e eu retorno com o resolvido.
Um abraço.
Re: tv semp u14r linha branca no meio da imagem no horizontal By: carlos de sao mateus Date: 01 Fev 2011, 11:59
sr .marcos br ,nao sei qual seria a explicaçao que voce deseja,pois apos tentar a troca de quase tudo no setor do vertical ,nao ouve sucesso,e entrando no modo de servico cosntatei que o ajuste (VCEN) estava dezajustado,apos o ajuste correto que foi posicao 3E a linha branca no meio da imagem desapareceu e a imagem ficou normal .agradeco,obrigado
Re: tv semp u14r linha branca no meio da imagem no horizontal By: marcosbr Date: 01 Fev 2011, 13:58
 Por que estou com o manual na minha frente. U14R.
Estranho é desajustar somente este, e um "reset" bastaria.
Se quer assim...
Parabéns, o aparelho é seu.
Um abraço.
Re: tv semp u14r linha branca no meio da imagem no horizontal By: edinaldo Date: 05 Fev 2011, 11:59
carlos pode ainda nessa altura da data dapostagem;nos dizer se normalizou atensão do pino 5,pois teria que ficar entre os 14V ? e não 21V. é só pra que tenhamos referencia de realmente resolvido!
Re: tv semp u14r linha branca no meio da imagem no horizontal By: carlos de sao mateus Date: 05 Fev 2011, 12:06
ednaldo ,a tensao neste pino ficou uns 20v ,este tv esta funcionado normal sem aquecimento anormal  imagem perfeita ,sem anormalia ,como este aparelho e de casa ,estou usando ja uma semana esta funcionado ,e ligado o dia inteiro.
Re: tv semp u14r linha branca no meio da imagem no horizontal By: edinaldo Date: 05 Fev 2011, 12:36
carlos,tudo bem se quiser deixar assim blz,mas se quizer resolver é só trocar o regulador de 5V ,pois esse esta ruim com serteza!ele tem a ver com os 14V do pino 5 do vertical; é só trocar e conferir,mesmo que esteja os 5V normais ele esta com problema, e qdo ele esta ruim ele causa não somente esse defeito como o de ruido na imagem no sentido vertical itpo pé de vento sem perda de sincronismo e balanço na imagem no sentido tbem vertical que até os caracteres balançam; é só trocalo e pode colocar como resolvido. 
Re: tv semp u14r linha branca no meio da imagem no horizontal By: carlos de sao mateus Date: 05 Fev 2011, 22:56
entao edninaldo ,esse regulador ja troquei pelo terceiro novo ,ficou com mesma tensao ,entao foi esperar,pois o tv eata funcionando normal ate o momento,nao esta havendo nehum aquecimento  anormal , vou esperar.obrigado.
Re: tv semp u14r linha branca no meio da imagem no horizontal By: edinaldo Date: 06 Fev 2011, 00:05
ok Carlos, ta entendido! valeu pelo retorno!
Re: tv semp u14r linha branca no meio da imagem no horizontal By: silvanoservitec Date: 06 Fev 2011, 09:22
creio que o defeito inicial era um o Ci mas ao se trocar peças demais num estágio (10 peças) acaba-se induzindo alguma alteração, seja pela tolerancia dos compnetes 5%...10% ou 20% ou mais se eles estiverem com suas tolerâncias não as verdadeiras...bem e tbm as vezes aproximamos um valor por não achar o exato...
Tenho um amigo tecnico que me tras serviços a uns 20 anos, meu melhor cliente hhhhh ele fala troquei TUDO NSTE ESTÁGIO e não funciona. heheheheh, digo a ele vc troocu alguma coisa errada, ele NÃO JURO QUE FOI TUDO CERTINHO, retiro tudo que ele trocou sempre o erro foi ali, e ele não esquenta heheh.
mas voltando o ajuste pelo MS fi para compensar a pequena diferença no valor de um dos componentes
(tá dificl de digitar, a tela fica piscando aqui...)
Páginas: 1