Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
re ajuda tv toschiba-u16 By: miranda Date: 02 Out 2008, 06:34
OLA MEUS QUERIDOS IRMAOS DE AUTORIZADAS E TAMBEM TODOS DO RAMAO, ESTOU ENCRENCADO C/ UMA TV- TOSCHIBA CHASSI U- 16 ESTA C/ OVERTICAL FECHADO SEM SOM E SEM IMAGEM PÁRA QUE ESSA TV POSSA ABRIR O VERTICAL TEM QUE TER 4,6 VOLTS NO PINO 44 DO Q,501, SO QUE ESA TENSAO VEM DO REGULADOR Q421, A TENSAO ENTRA E SAI C/ O PINO 3 DESLIGADO QUANDO VC LIGA O PINO ELA CAI PRA ZERO MESMO C/ OS OUTROS CONSUMOS DESLIGADOS JA TROQUEI O REGULADOR E NADA E TAMBEM ELE ESQUENTA MUITO. ALGUEM JA PEGOU ESE DEFEITO ESPERO QUE ALGUEM POSSA MIM DAR UMA AJUDA FICAREI AGRADECIDO ELETRONICA.MIRANDA@HOTMAIL.COM TEL-99374682 ::)
Re: re ajuda tv toschiba-u16 By: edson tadeu Date: 02 Out 2008, 06:40
MIRANDA  eu peguei uma com o vertical fechado e troquei todos os capacitores do vertical que sao em torno de  4 ou 5 e a tv ficou boa agora pra ele estar esquentando como voce disse veja a defletora se nao estrar com alguma queimadura nas fiações ou ate com salitre ou alterada


               OLHE   R-810 ELA QUANDO ESTAR ABERTA COSTUMA FAZER ISSO
Re: re ajuda tv toschiba-u16 By: miranda Date: 02 Out 2008, 11:10
OLA MEU AMIGO EDSON TEDEU OBRIGADO PELA SUA BOA INTENSAO DE AJUDAR MAIS O MEU PROBLEMA NAO E DEFLECTORA CMO EU DISE VC PODE DESLIGAR TODAS AS ALIMENTAÇOES DE CINCO VOLTS QUE O REGULADOR CONTINUA ESAQUENTANDO  JA NAO SEI MAIS O QUE FAZER!
ESSES FENOMENOS ELETRONICOS MATA A GENTE! CASO VC TEM MAIS ALGUMA DICA MIM MANDE OBRIGADO!

Re: re ajuda tv toschiba-u16 By: simcinschi Date: 02 Out 2008, 15:57
Olá meu amigo Miranda, o chassi u -16 dá muito problema nos transistyores da fonte, que são eles : Q 840 ktc3209 5v st by, Q422 ktc3209 8,8v vai alimentar o regulador Q421 e posteriomente o pino 7 do ci vertical stv9302, Q405 ktc3209 9v p o ci decoder e Q501 e 25v para osc H. Sempre quando pego este chassi para consertar a primeira coisa que faço é trocar todos os transistores acima ( eles esquentam em demasia ). Troco todos eles sem nem testar, na falta do ktc 3209 eu substituo eles pelo 2sc 2655y que é mais fácil de achar no mercado. O Q405 quando em curto pode danificar o Q501 micro, inclusive já peguei aki na oficina com vertical fechado e era os transistores acima substiuido de forma errada ( alguém mexeu no aparelho ) e o Q 501 pífado. Abraços e boa sorte.
Re: re ajuda tv toschiba-u16 By: Almeidaf Date: 02 Out 2008, 21:42
o meu; isso e samba de doido; voce fala mais nao explica. de duas uma ou duas; coisa de louco. veja o filtro pino 1 do regulador veja filtro na fonte de 14 v. pode estar entrando ac na filtragem, por fim meça conduçao linha do pino 3 do regulador, ......ou procure um tecnico . ha. ha. ha.  brincadeira.        ???
Re: re ajuda tv toschiba-u16 By: Jbbezerra Date: 02 Out 2008, 22:37
Miranda,Ainda Não Peguei Esse Defeito,Mas Tenho Este Tutorial
Vê Se Te Ajuda:
VERTICAL, o próprio IC com defeito ou solda fria. Por falar em solda fria, acontece muito nos dois pontos do dissipador gerando  um ruído ou tela fechando. O capacitor C 314 no pino 1do Q 301e C 301 no pino 15 do micro (V saw) perturba um pouco, gera varias linhas sobre a imagem ou a tela fechada totalmente, todos que peguei foi de forma intermitente e  não adianta medir troque direto. Tive dois casos em que o tico e o teco teve que trabalhar um pouco mais. O vertical estava fechado e o problema era no tuner, isso mesmo no varicap cujo pino 7 estava em curto com a massa  matando os 5V vindo do regulador Q 421 que vai alimentar o pino 44 YC do micro e o próprio tuner . Outro defeito estranho foi  a bobina L 103 que abria de forma intermitente e cortava a alimentação do pino 36 do micro IC 501. Já tive alguns casos em que as tensões do micro, sendo o +B de 5V gerado pelo regulador Q 421 ficava por volta de 3,8v e o IC 501 esquentava muito e vertical parcialmente fechado a causa era o próprio micro. Qualquer problema nesta linha de 5 volts a partir do Q 421 pode fazer o vertical fechar enganando o técnico, muito cuidado com o R 317 e R 316 aberto ou alterado.  O Q 405 quando esquenta da um defeito que também engana como se o fosse no vertical e também faz cair o sincronismo deixando a tela maluca, basta medir no emissor a tensão de 9V vai caindo e se  tiver uma cola amarela em cima do D 412 retire e troque o diodo.
O IC  Q 301 poderá ser usado o TDA 9302H ou STV 9302A conforme a modificação sugerida abaixo
figura 5

Re: re ajuda tv toschiba-u16 By: miranda Date: 06 Out 2008, 06:42
meu amigo almeidaf se nao tem boa intençao de ajudar nao brinque c/ a cinceridade do seus parceiros de profissao esse forum foi feito para gente cincera e nao pra graçinhas. se vc nao pode ajudar nao atrapalhe tambem veja o exemplo das respostas dos bons profissionais e copie!
Re: re ajuda tv toschiba-u16 By: miranda Date: 06 Out 2008, 16:05
OLA MEU AMIGO JB BEZERRA JA VI QUE VC E UM GRANDE AMIGO POIS MESMO NAO TENDO PEGADO UM DEFEITO ASSIM VC ESTA DISPOSTO A AJUDAR VOU FAZER O QUE VC DISSE C/ CERTEZA VAI DAR CERTO DESDE JA AGRADEÇO AQUELE ABRAÇO DO SEU AMIGO MIRANDA! E QUE DEUS ABRA AS JANELAS DO CEU E DERRAME RICAS BENÇAOS NA SUA VIDA.
                               OBRIGADO!
Re: re ajuda tv toschiba-u16 By: miranda Date: 06 Out 2008, 16:14
OLA MEU AMIGO SIMCINSCHI, OBRIGADO PELA ATENÇAO VOU FAZER O QUE VC DISSE SE NAO ESOLVER MESMO ASSIM FICO LISONGEADO PELA
BOA INTENSAO DE AJUDAR POIS SO ASSIM UNIDOS PODEREMOS VENCER AS BARREIRAS E OS FENOMENOS QUE A ELETRONICA NOS APRONTA !
                  HUMILDIMENTE ABRAÇOS MIRANDA! ;D
Re: re ajuda tv toschiba-u16 By: edson tadeu Date: 06 Out 2008, 16:24
olhe a resistencia R-810 ELA QUANDO ESTAR ABERTA FAZ AEXATAMENTE ISSO . esta resistencia leva um pulso tanto para o vertical como fi verifique com cuidado



Re: re ajuda tv toschiba-u16 By: edson tadeu Date: 06 Out 2008, 17:58
 Re: TV-1490 semp esquentando muito a saida horizontal , x112 e oc-1815.
« Responder #6 : Hoje �s 16:04:36 » Citar Modificar 

--------------------------------------------------------------------------------
Re: TV TOSHIBA 2998 EMS SEM VIDEO
« Responder #22 : Hoje �s 16:00:08 » Citar Modificar 

--------------------------------------------------------------------------------
HORIZONTAL -  neste chasis U-14 e nos demais seguintes, foi o maior pepino colhido que deu dores de cabeça, principalmente para os serviços autorizados. Estou me referindo a queima do transistor de saida horizontal BU-808-DFI. Ja  peguei casos em que um coitado havia colocado um dissipador tao grande qaue teve que amarra-lo a malha do cinescopio pensando ele que fosse falta de dissipação.A queima deste transistor esta relacionado com varios fatores e ate a qualidade do proprio, quem é  autorizado grandiente deve ter uma circular que mostra a comparação de ddois lotes informando que o transistor BU808 de um certo lote deve ser desprezado. O dito tambem é usado por esta e outras marcas. Neste chasis e os seguintes  algumas modificações foram implantadas pelo fabricante para evitar a queima. Acrescentar um capacitor na posição C-463 que nao consta no esquema mas, estar previsto na pci de 100k (smd) na base do q-404  a massa. Note que poliester trabalha melhor nesta posição . É importante salientar primeiros lotes deste chasis este capacitor existe somente a posição e nos demais lotes ele existe com o valor de 2k2 na duvida troque direto por 100k . Outras modificações é alterar o valor de R-426 PARA 0r47e retirar o jumper JP 001 na bgase do Q-404 e no lugar colocar uma bobina choque chamada TEM2011  formecida pelo fabricante cujo codigo de estoque é 456606, trata-se de um coque apenas com ferrite tipo aqueles encontrados nos terminais de transistores. Chamo a atenção pra nao colocar qualquer uma devido o efeito da indutancia e como sugestao altere o valor do C419  de 47/50V PARA 47/100. qUANDO PEGO O TRAZNSISTOR H em curto faço uma geral para evitar retorno que é a troca direta tambem do Q-403 e Q-406 DESTA FORMA NAO TIVE MAIS PROBLE
Outro pepino que fez cair o cabelo de muita gente foi o famoso d-448 que abre de forma intermitente e nao adianta medir ja que isso ocorre somente quando em funcionamento. A grosso modo podemos notar nesta linha temos o d-449 que recebe a tenso do q-430 8v, hvccd que inicialmente é a responsavbel tambem pela alimentação do driver q-403 apos gerar a mat e as tensoes secundaria no flay back seu pino 7 terar 12v retificado por d448 e praticamente desprezando o d-449 que emtra em corte . No caso do defeito do d448 que todos que encontrei eram abertos e desta forma deixando d-449 ficar trabalhando sozinho na alimentaçãos do driver e q-430 trabalha alem do limite, razão esta que o mesmo aquece muito e altera isso quando nao abre, se tiver no lugar um transistor KTC3209coloque um 2sc2655 que tambem adimite outros equivalantes. Como este diodo abre quase sempre quando estar em funcionamento voce deve monitorar a tensao no catodo que deve ser sempre 12v se cair pra 9v estar aberto o d-448 e tr 430fervendo. Este diodo é de corte rapido e na posiçao d-448 e 449 voce encontrarar com o codigo comercial  d1NL120u e se voce for comprar numa autorizado o codigfo de estoque é 457320. particularmente tenho usado em ambas as posiçoes o velho e bom 4F1/10 ou BY96 e nao tenho retorno.

     veja se agora consegue resolver seu problema mais estou aqui   abraços   
Re: re ajuda tv toschiba-u16 By: edson tadeu Date: 06 Out 2008, 19:43
mirando acho que foi voce que me mandou uma mensagem privado eu nao te respondir porque cliquei em enviar ai nao pude mais voce ver que a mensagem estar em branco
Re: re ajuda tv toschiba-u16 By: Almeidaf Date: 06 Out 2008, 20:05
miranda nao gontei da resposta, eu respondi certo, em relacao ao seu topico, quanto a gracinha voce esta muito estressado , veja as respostas se tem coerencia com o que voce diz, meu amigo cada um interpreta da sua maneira, já que tens diversas dicas, nao é possivel que nao resolva esse defeito. OBRIGADO.
Re: re ajuda tv toschiba-u16 By: miranda Date: 08 Out 2008, 07:03
meu amigo almeidaf, nao tive intençao de ofende-lo so fiquei um pouco chateado porque no final da sua colaboraçao vc mim manda procurar um tecnico so depois que eu vim a entender direito sua mensagem porque cada vez que postamos uma mensagen de ajuda estamos procurando ajuda dos tecnicos. desde ja ti peço desculpas pelo mau entendido o certo e que nos precisamos um do outro so assim poderemos vencer as dificulidades do dia dia! tenha um bom dia. desejo pra vc muitas vitorias!
                   seu amigo miranda! ;D
Páginas: 1