Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Receptor Super 1900 - tomada trazeira inoperante. (Finalizado sem solução). By: Ricardo F. F. Date: 29 Set 2008, 11:45
Olá a todos.
O receptor ainda está na garantia mas como sou técnico em eletrônica, gostaria de saber se alguém já pegou esse defeito.
A tomada trazeira ficou inoperante. Se por algo simples eu mesmo abro e troco mas não sei se pode ser algo mais grave. Como o receptor está funcionando perfeitamente acho que é algum componente que aciona o relé da tomada, mas qual?
Por isso venho aqui perguntar se alguém já pegou esse defeito e como resolveu?
Se alguém tiver o esquema fico grato, pois já procurei e não achei o desse receptor Century Super 1900 com áudio variável.
Obrigado desde já.
Re: Receptor Super 1900 - tomada trazeira inoperante. O que será? By: Claudio Carvalho Date: 29 Set 2008, 12:31
Boa tarde Ricardo.
Bem, este problema é muito fácil de ser resolvido. Ha um relé que faz a passagem de uma linha de A/C para ligar outro aparelho,ao mesmo tempo em que é acionado o receptor. Ou o relé queimou, ou é o pulso de 5 volts que vem do micro, diretamente a um transistor do tipo BC,que faz a passagem dos 12 volts para pode acionar o relé. Não ha o que errar,siga a trilha da entrada do relé, que achará o defeito. Seja êle o Tr ou uma resistência que ha no caminho,OK!
PS: Por via das dúvidas, veja se há nos dois reguladores de tensão de 12 volts,corrente suficiente para acionar o relé!
Cláudio

Re: Receptor Super 1900 - tomada trazeira inoperante. O que será? By: Ricardo F. F. Date: 29 Set 2008, 14:18
Boa tarde Cláudio.
Como o receptor está na casa do meu avô, só vou poder verificá-lo no próximo final de semana, mas assim que eu verificar, posto aqui o que consegui.
Embora esteja na garantia, se eu tiver que retirar levar para a loja mandar para arrumar, ... já viu que vai ficar um tempo sem o receptor. Já que é um sistema direto, transistor, resistor e relé, fico tranquilo em mexer eu mesmo. É que nunca tinha feito reparos em receptores desse tipo. Por isso preferi coletar informações primeiro.
Muito obrigado pela dica.
Tenha uma boa semana.
Ricardo. :)
Re: Receptor Super 1900 - tomada trazeira inoperante. O que será? By: edson tadeu Date: 29 Set 2008, 14:38
eu so acho que voce deve pensar 2 vezes poroque se voce tiv er um problema que venha a lhe custar caro voce ja perdeu a garantia porque abriu o aparelho entao pense 2 vezes eu tive uma tv gradiente que deu um estalo dentro e como estava na garantia eu levei para a autorizada nao me custou nada a\gora se eu tivesse aberto e por acaso fosse o flay back como ficava?
Re: Receptor Super 1900 - tomada trazeira inoperante. O que será? By: Claudio Carvalho Date: 29 Set 2008, 19:34
Boa noite Ricardo.

Exato, vá a casa do seu avô e reveja o que esta acontecendo.Este circuito é muito simples, sem maiores problemas. Depois poste como resolvido,OK!
Um abraço,
Cláudio
Re: Receptor Super 1900 - tomada trazeira inoperante. O que será? By: Claudio Carvalho Date: 29 Set 2008, 19:52
Ricardo.
Quanto a perder a garantia, não se importe. Se o receptor esta funcionando bem, não ha nada a perder...
Vale a experiência!
Cláudio
Re: Receptor Super 1900 - tomada trazeira inoperante. O que será? By: Ricardo F. F. Date: 30 Set 2008, 08:20
Olá Cláudie e Edson.
Sei que poderia perder a garantia, mas percebi que os parafusos que fixam a tampa do receptor não tem lacre. O selo de garantia que a loja colocou fica embaixo do aparelho.
Outra coisa é que a garantia termina agora em Dezenbro. Então, ...
Como sou cuidadoso, sei que dá para abrir, trocar o componente e fechar sem deixar marcas de que foi aberto e feito manutenção.
Mas, como disse, só vou poder mexer no final de semana. Aí na segunda, posto aqui o que decidi fazer e se arrumei.
Obrigado pelas respostas.
Abraço.
Ricardo.
Re: Receptor Super 1900 - tomada trazeira inoperante. O que será? By: edson tadeu Date: 30 Set 2008, 18:41
é bom voce pensar daqui pras dezembro ainda tem muita agua pra rolar e se precisar usar solda nao deixe rastro
Re: Receptor Super 1900 - tomada trazeira inoperante. O que será? By: Ricardo F. F. Date: 06 Out 2008, 17:24
Olá a todos.
Cheguei a abrir o receptor e testei o transistor, os resistores e o relé. Tudo ok. Apenas fiquei meio em dúvida com o relé pois deu aprox. 300 Ohms, mais para 12V, acho que é isso mesmo.
Então, como não achei nada tão simples a pondo de somente trocar um componente, sem deixar marcas, achei melhor não ficar retirando componentes para testar. Fechei o mesmo e vou entrar em contato com a loja para consertar.
Muito obrigado a todos que enviaram suas dicas e opiniões.
Um boa semana a todos.
Obrigado.
Ricardo.
Re: Receptor Super 1900 - tomada trazeira inoperante. (Finalizado sem solução). By: Claudio Carvalho Date: 06 Out 2008, 18:16
OK! Ricardo.
Se não encontro nenhum dos componentes com defeito, ha nomicro deste aparelho, uma saida para informação do transistor que fecha a terra o rele( que é mesmo de 300 ohms). Se vocêcolocar a ponta do teste em cima dele e não aparecer nada, éo microque deu pane, OK!

Cláudio
Re: Receptor Super 1900 - tomada trazeira inoperante. (Finalizado sem solução). By: Ricardo F. F. Date: 07 Out 2008, 08:50
Bom dia Cláudio.

Também acho que deve ser o micro mesmo.
Obrigado pela dica.
Abraço.
Páginas: 1