Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
Vamos buscar mais  conhecimento pessoal !!! By: Ricardo JRC Date: 24 Dez 2010, 11:05
Aparelho: Vamos buscar
Marca:    mais
Modelo:    conhecimento
Defeito:   pessoal !!!

Espero que este tópico sirva como incentivo para muitos que se acostumaram a ganhar dicas de mão beijada.

Com toda essa modernização, fóruns dando dicas a torto e a direito, estamos criando um monte de "mexilhões" metido a técnico de eletronica!

Eu tambem não sou formado em técnico nem nada parecido, mas graças a Deus tenho um grande conhecimento que não me veio de graça.

O que mais entristece a gente são os técnicos que depois de 20 ou 30 anos de experiência, não evoluiram mentalmente ou então nunca conheceram nenhum termo técnico.

Não dominam nenhum dos estágios de um televisor por completo, muito menos conhecem suas nomenclaturas.

É de doer na alma :(

Então minha intenção neste tópico é chamar a atenção destes menos informados que busquem conhecimento mesmo que em forma de apostilas, textos extraidos da Internet, ou se possível, adquirem livros técnicos e até mesmo treinamento especializados.

Se todos tivessem a sede do saber, teríamos um nível muito melhor nos tão falados fóruns técnico.

Portanto pessoal:

Escrevo em nome de toda a moderação do Fórum téctonny:

Vamos estudar !


Obrigado a quem puder ajudar.
Ricardo

Re: Vamos buscar mais conhecimento pessoal !!! By: marcosbr Date: 24 Dez 2010, 11:18
 O que nos faz melhorar a a cada dia, é sede por conhecimento.
Busque a sabedoria, e tudo mais lhe será acrescentado.
Quem se propõem a consertar algo...
No minimo, tem que saber no que esta mexendo. :police: :police: :police:

Re: Vamos buscar mais  conhecimento pessoal !!! By: Mailson Date: 24 Dez 2010, 11:23
Estou de pleno acordo com o Ricardo, digo por experiencia própria.
Há cerca de 1 ano comecei a frequentar os fóruns e fiz uma grande amizade com o Ricardo.

Me formei em eletrônica pela CTA em S.P porém isso foi em 2004 começei a exercer a profissão cerca de 2 anos e meio atras, estava bem por fora, apanhando bastante nos consertos, na analise dos circuitos, dificuldade para achar o estágio defeituoso e com a ajuda de muitas pessoas especialmente ,devo agradecimento ao Ricardo que em vez de me dar as dicas, me auxiliava na analise do defeito , me explicava, e me fornecia material para estudo.

Com isso, evolui bastante, claro, tenho muito oque aprender, hj consigo resolver diversos defeitos, até alguns pepinos rs. Mais isso veio com estudo e ajuda dos amigos.

Então gente, vms estudar realmente, pois vale a pena, as vezes demora-se 4 horas para matar um defeito, com um pouco de estudo em 30 minutos a tv está fechada e pronta.
Abraço
Re: Vamos buscar mais  conhecimento pessoal !!! By: rickteck Date: 24 Dez 2010, 11:31
 :police: :police: :police: :police: :police: :police: :police:
Re: Vamos buscar mais conhecimento pessoal !!! By: marcosbr Date: 24 Dez 2010, 11:56
 A ideia é esta. Se souber o que esta fazendo... Não tem segredo. 
As pessoas não querem pensar.
As ferramentas não trabalham sozinhas, os componentes não falam, nem nós podemos adivinhar...
Ajudar é indicar o caminho... Carregar no colo é cansativo.
Eu era o aluno que mais levava bronca.  Passei a auxiliar do professor. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O conhecimento, não e para enaltecer o ego. E sim para satisfação pessoa e profissional.
Bom estudo. Boas festas.

Re: Vamos buscar mais  conhecimento pessoal !!! By: Barriga Verde Date: 24 Dez 2010, 12:11
 

  Pois então...

   É de grande importância , esse incentivo e a chamada de atenção , que o Ricardo se propôs , ao abrir esse interessante e oportuno tópico !!!

   A busca pelo saber é prioridade em todas as áreas da nossa vida !!!

   E na profissional , torna-se mais ainda , indispensável e imprescindível !!!

   Infelizmente , é claro e evidente , que há "chupins" no nosso meio...

   Que , ao invés de buscar o seu próprio conhecimento e aperfeiçoamento técnico , vêm só se aproveitar das experiências dos mais dedicados !!!

   Deixo aqui também o meu incentivo :

   Vamos buscar as mais variadas fontes de conhecimentos !!!

   No meu tempo da "TV à lenha" , essa busca era muito mais difícil !!!

   Hoje a facilidade é inversamente proporcional , em relação a busca por informações básicas , para um bom preparo técnico !!

   Há um ditado popular que diz :

  "Quem discute o que não sabe é um ignorante !!!!"

   Então procuremos entender o funcionamento do aparelho que estamos dispostos a consertar ...

   Entender cada estágio da coisa toda !!!

  Aí sim , vir discutir aqui , a melhor maneira de se reparar esse mesmo aparelho !!!!

   Se não fica difícil falarmos a mesma língua técnica , e a ajuda fica bastante frustante e prejudicada !!!

   "Técnico é aquele que sabe o que está fazendo "

   "Trocador de peças é aquele que  está tentando , perigosamente , ser um técnico"
   
    Só que nunca será um , se não adquirir conhecimentos !!!!


   Um abraço...

   
   B.V.
 
   

   

   
Re: Vamos buscar mais  conhecimento pessoal !!! By: joarez siczkoriz Date: 24 Dez 2010, 12:53
Vejo que  a Profissão Vai  Mal Obrigado !!!  Cheio de  Caras  que  começam a  "Mexer"  sem entender  porra nenhuma !!  Comentario feliz  fez o Amigo Ronan  uma  vez  estamos  ensinando os proprios  usuarios e  supostos  tecnicos que  nem querem  saber de estudar  estou alterando o que escrevi  como revolta  , porque  sempre  vejo que os pedintes são os  mesmos ou seja nunca ajudaram em nenhum  topico só  sabem pedir  e  estudar  que é bom nada ....  então antes  de passar  uma dica  irei  analisar  bem o perfil da pessoa  antes de  ficar passando  papel  de  bobo .



  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: Vamos buscar mais  conhecimento pessoal !!! By: trudes Date: 24 Dez 2010, 19:27
Ontem terminei uma LCD da SEMP, que estava com ela na bancada a dois dias.
Ainda estou engatinhando nesses televisores. Mal sabia por onde começar!
Mas pesquisei, li e analisei por horas, e achei o defeito. A próxima já vai ser mais fácil.
E já me abriu possibilidades em uma outra, que está aqui só esperando ser consertada.
O que nos faze evoluir, é o desafio e a persistência.
Pra isso, tem que gostar da eletrônica, tem que tentar, duvidar, errar e acertar.
Nenhuma evolução acontece do nada!
Portanto, nossas dicas são um nada ao quadrado, se o membro não fizer por onde evoluir.
Dar a "papinha" na boca de quem já tem todos os dentes, é retardar a evolução deste ser.

Parabéns Ricardo pelo tópico!
Re: Vamos buscar mais  conhecimento pessoal !!! By: Sergio Freitas Date: 24 Dez 2010, 22:20
O bom profissional nunca se abstem de evoluir.

Através de literaturas técnicas, informativos, palestras e cursos.

O que faz um bom profissional é o seu conhecimento, organização, dedicação e ferramentas de qualidade e compatível.

O segredo para o sucesso na manutenção é: Analisar, isolar e reparar.

Muita boa a sua colocação Ricardo.

Parabéns
Re: Vamos buscar mais  conhecimento pessoal !!! By: surface Date: 24 Dez 2010, 23:15


Citação de: Sergio Freitas em Hoje às 22:20:08
O bom profissional nunca se abstem de evoluir.

Através de literaturas técnicas, informativos, palestras e cursos.

O que faz um bom profissional é o seu conhecimento, organização, dedicação e ferramentas de qualidade e compatível.


O segredo para o sucesso na manutenção é: Analisar, isolar e reparar.

Muita boa a sua colocação Ricardo.

Parabéns



Feliz Natal pra todos da comunidade Tectonny ,primeira coisa que meu Pai me ensinou foi isso  ( Analisar, isolar e reparar) uma regra muito importante do Técnico

Ótimo Topico  :)
Re: Vamos buscar mais  conhecimento pessoal !!! By: Claudio Carvalho Date: 25 Dez 2010, 08:06
Ricardo.

Muito bem colocado a sua posição quanto ao saber!

É com muita tristeza que as vezes me deparo com a falsa qualidade de outros em reivindicar para si, o sucesso obtido com uma ajuda que ele não sabia!

Não sabia talvez, por preguiça de ler, de estudar ou de não sentir que estava indo no caminho errado!

Os seres humanos são assim mesmo, prepotentes em suas ações, e nos dias de hoje o certo é se dar bem sempre!

Estudar para que? O Presidente disse a todos os cantos do país que ele mesmo sem ser letrado, chegava a presidência sem muito esforço...

Não pensem que os que não estudam vão alcançar os louros por merecimento não, veja o desastre que foi os 8 anos de mandato deste apedeuta!

Mas isto é outra coisa, eu sempre escrevo aqui!  Estudem, se alinhem com as pessoas que sabe mais do que você!  Procure aprender com quem é mais!

Ricardo, veja como a coisa esta ficando difícil, eu busco a mais de 6 meses um nome, apenas um nome para compor a grade da Moderação e não acho um único membro que possa chegar junto aos que já estão aqui!

Pode ver pelos tópicos, que estamos ( os moderadores ) disparando em números de incursões em tópicos, exatamente por causa disto, não há iniciativa de ninguém em se antecipar a responder tópicos!

Quantas vezes eu acesso o reparação e vejo em vários tópicos " respostas 0 " e lá vou eu tentar ajudar a um membro!

É isto, estudem, busquem quem sabe mais, tentem ter conhecimento estudando!

Lembre-se :  - Pior que a derrota, é não tentar a vitória!


Cláudio
Re: Vamos buscar mais  conhecimento pessoal !!! By: vini Date: 27 Dez 2010, 17:11
O Ricardo tem toda razão, dou total apoio a iniciativa, aliás um dos motivos de minha postagem do curso de eletronica do Prof. Newton C. Braga foi para os tecnicos mais antigos se reciclarem, nossa profissão evolui do dia para noite,
não podemos ficar olhando o progresso passar, ao contrário ainda estariamos trocando valvulas, o link está lá fixado no tópico dos visitantes, postei tambem os links dos Professores Carlos Rosa e Léo Barretos, que tambem são muito bons.
Re: Vamos buscar mais  conhecimento pessoal !!! By: rickteck Date: 28 Dez 2010, 10:35
É pessoal, como eu ja imaginava...

...Só os que estudam e buscam mais conhecimento é que escrevem algo. 8)

Mas tomara que muitos estejam lendo e tomando alguma iniciativa. ;)
Re: Vamos buscar mais  conhecimento pessoal !!! By: rickteck Date: 29 Dez 2010, 18:31
sobe
Re: Vamos buscar mais  conhecimento pessoal !!! By: Claudio Carvalho Date: 29 Dez 2010, 21:15
Ricardo.


É, a coisa tá feia...


Cláudio
Re: Vamos buscar mais  conhecimento pessoal !!! By: siatec Date: 29 Dez 2010, 21:53
Quem não tem Competência-.....             não vai  continuar no Mercado-       quem  não  se  atualiza   -   técnicamente         não  vai  continuar   no   mercado......


  tem  mais........  e mais---  é  quase  aquela  velho  jargão....    das latinhas   -- 


   la  tinha  um   mercado   -     la  tinha  uma  farmacia   --    la  tinha  uma   Eletrônica..


       verdades  Ricardo  ---       que   muitos  não  acreditam  que  pode acontecer  com  ele---  só  no  vizinho  ao   lado    -----

                               vai   parecer   besteira    -          mas          fiz  um    curso  de   lcd

       quando   terminei   ele......   14  dias  ---          ja estava   defasado.    é    mole....?

          então  que   dira  que não   se   atualiza    --        pega  uma tv  tela  lcd  e    não   sabe      nem   onde  é  ou  o que  é        um  Inverter,   

     e  ai  como   dialogar  com o cliente???

Re: Vamos buscar mais  conhecimento pessoal !!! By: Claudio Carvalho Date: 30 Dez 2010, 07:40
Pois é Antonio Carlos.

Temos de ter dignidade!  Temos de ser coerentes com a verdade!

Eu estou pendurando as minhas chuteiras de vez, pois mudei de ramo de trabalho, apesar de ainda ser dentro da eletrônica/mecânica!!

Eu tenho certeza de que a intenção do Ricardo em abrir este tópico, foi o de alertar a muitos que adentram ao Fórum, que é preciso se atualizar, mas não com dicas e sim com estudo!

Eu admito que a minha época esta chegando ao fim, pois como sou do tempo das válvulas, quando veio o advento do transistor, corri para a Electra Rádios e procurei me atualizar!

Depois veio os segmentos do transistores, SCRs, diacs e afins!  Sou do tempo em que retificação de A/C era feito de plaquinhas banhadas em Selenium, coisa que muitos aqui nem sabiam que existiu um dia!

Então procurei me atualizar, já que era jovem e tinha o gás necessário para faze-lo!

Hoje com meus 61 anos me vejo de certa feita, realizado na minha jornada! Apesar dos aparelhos de TRC terem evoluído na última década, consegui de uma certa forma acompanhar o seu desenvolvimento!

Agora que chegam ao comércio os novos aparelhos, me vejo como um brucutu, sem a mínima condições de acompanhar esta garotada que estuda e sabe muito bem se adaptar as novas tecnologias, como fazem uma pequena parcela aqui no Tectonny!

Posso citar alguns como Joarez, Elder, Alexandre, Ricardo e mais alguns que não me vem a memória, mas que se adaptaram muito bem a modernidade!

Eu vejo alguns tópicos que me decepcionam mesmo!  Quando entro e dou uma dica persistente e vem um gaiato e escreve uma coisa totalmente absurda e o pedinte esquece a dica que eu escrevi e segue o absurdo! O pior é quando ele escreve que resolveu trocando um FR...

É isto turma, estou procurando pendurar o meu chapéu! Estou cansado, são quase 3 anos aqui no Tectonny e acho que já fiz a minha parcela de contribuição ao Fórum Tectonny!

Podem ver que já não sou tão assíduo quanto era antes, estou cansado mesmo! Foram quase 3 anos diários acessando o Fórum, orientando a muitos e tentando sempre acertar na sua organização!

Ficará em breve um adeus a todos, pois o Tectonny não mais irá parar, visto que tornou-se mesmo uma ferramenta de bancada!  Já vi aqui em Teresópolis, colegas que tem em frente da sua bancada, um monitor com o Fórum Tectonny aberto  na internet!

Confesso que fiquei orgulhoso quando assisti a isto, então acho que valeu a pena ter me dedicado tanto a esta causa!

Fica aqui o meu alerta a quem ler este tópico!  Procurem se atualizar com leitura, leia tudo o que puder, pois só se faz um grande homem, com muita leitura!


Cláudio
Re: Vamos buscar mais  conhecimento pessoal !!! By: cleomar Date: 30 Dez 2010, 07:47
Tem muitos que arenderam eletronica por ter o dom de lidar com a mesma, mas sera que não é bom ter o dom de ler e estudar e se aprimorar????, outra a internet traz tudo nas mãos ,mas é so puxar o assunto muita coisa hoje, nao precisa pagar como, antigamente  a palavra certa é PREGUIÇA >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:(
Re: Vamos buscar mais  conhecimento pessoal !!! By: Almeidaf Date: 30 Dez 2010, 08:49
 RICARDO, tenho admiração por sua pessoa como a maioria dos colegas da moderação, por ter bom relacionamento com todos (assim acredito, mesmo tendo umas cobras criadas circulando no forum). (cade a dedetização?, que sempre debati e nada) Tenho certeza, de sua parte, a minha opinião!....
Apoiando o pensamento do Claudio, veja que sou da mesma época( pela mesma idade) e muitas coisas  temos em comum pelo mesmo tempo de exposição na vida, onde aprendemos muitas coisas em relação a uma toda vivencia!
Ricardo! o seu pensamento, é comum nessa idade que o mesmo esta atualmente, com a vontade e perseverança, comum aos jovens, mais pelo meu conhecimento adquirido com erros e acertos, digo da vida,  não adianta ficar pressionando um indivíduo que nasceu para ser chupim ou parasita dos outros.
Essa pessoa por mais que jogue na cara ela,que esta errado, no final voce que vê o erro, ficará taxado como  autoritario , sabedor de tudo, intransigente, ou na melhor das conclusões ultrapassado!
A muito estou na mesma  situação do Administrador, por ver em vão dicas e dicas sendo desprezadas, somente esperando conclusão direta e barata e facil , para tirarem vantagens sobre um profissional que passa informações previlegiada adquiridas por anos e anos de bancada.
Enquanto o forum for escancarado e não aberto, a todo tipo de aventureiros e não técnicos que procuram apoio não digo nem ajuda, pois se é profissional é sabedor que escrevemos. apareceram os outros para somente atravancar o percursso do intuito do forum que é ajudar técnicos, e esta divergindo da meta inicial.
A minha opinião pessoal que se a pessoa gosta e realmente quer aprender não falta recursos inclusive gratis de todas as formas. Coisa que no meu aprendizado, tinhamos que peregrinar , pagar , sofrer para adquirir alguma informação dedicada, o que no forum é em questão de minutos!
Respostas coerentes de colegas, mais cada um tem uma opinião diferente relativo a capacidade, idade, posição financeira, momento da vida, assim sendo todas são favoráveis a aprendizado e tambem reciclagem profissional qualquer que seja a área  que exerce. isso é inevitável, ou ficará , talves por opção propria
estacionado no tempo!


Re: Vamos buscar mais  conhecimento pessoal !!! By: rickteck Date: 30 Dez 2010, 08:59
:police: :police: :police: :police: :police: :police:

"Enquanto o forum for escancarado e não aberto, a todo tipo de aventureiros e não técnicos que procuram apoio não digo nem ajuda, pois se é profissional é sabedor que escrevemos. apareceram os outros para somente atravancar o percursso do intuito do forum que é ajudar técnicos, e esta divergindo da meta inicial."
Páginas: 12