Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
tv Panasonic tc-20g9 acionando proteção By: Alex Fernandes Date: 22 Dez 2010, 14:09
Aparelho: tv
Marca:    Panasonic
Modelo:   tc-20g9
Defeito:   acionando proteção

Boa tarde  amigos estou com esta tv ,acionando a proteção ela liga vem com a tela cheinha,sem distorções som normal mas desliga após 3 segundos.Tenho o manual de serviço da tc-29g9l mas não tem o esquema da placa principal, o chassi é o BR1 D, se algúem puder me ajudar ficarei  grato.


Obrigado a quem puder ajudar.
Alex

Re: tv Panasonic tc-20g9 acionando proteção By: Sergio Freitas Date: 22 Dez 2010, 19:47
Alex

Começe baixando o esquema correto e confira as tensões da fonte

http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,startdown/id,2709/

No passe o que encontrou de irregular.
Re: tv Panasonic tc-20g9 acionando proteção By: Alex Fernandes Date: 24 Dez 2010, 02:08
Olá Sergio, baixei o esquema obg. A tv estava com as fontes normais ,não aquecia nada em demasia porém desligava após 3 ou 4 segundos.de posse do esquema agora o dela resolvi  atentar para o pino34 do IC 001 (micro) que monitora a alimentação do mesmo 5volts caso haja uma queda desta tensão o micro entraria em proteção.Mas estava ok .Percebi que há neste aparelho um SCR Q805 que monitora duas tensões a de 370v depois do retificador da fonte e a de 130v na saída da mesma.desliguei a referência de tensão da fonte de 370v e ao ligar a tv a mesma ainda desligava.Monitorei então a outra referência que vem da fonte de 130v e quase não tinha variação .então  monitorei o gate do SCR foi então que supeitei do zener  ligado ao gate a retiralo do circuito havia uma fuga  no mesmo.Então aí estava a xarada com a fuga no zener variacços mínimas na fonte de 130v vencia a junção do zener e disparava o gate do SCR acionando o mesmo e derrubando a fonte .Ao fazer a substituição do comonente a tv ligou e permaneceu ok .
Páginas: 1