Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV Philco TPF-3211 Após 1 Minuto Aparece Tela Azul e Desliga. By: camprado2 Date: 21 Dez 2010, 00:09
Aparelho: TV
Marca:    Philco
Modelo:   TPF-3211
Defeito:   Após 1 Minuto Aparece Tela Azul e Desliga.

Esta TV estava sem imagem e somente Som. Após uma verificação minuciosa no setor do RGB encontrei Q810 e Q830 (2SA1320) que foram substituidos pro BF423, e Q813 (BF422) em pane. Também encontrei os resistores R818 e R846 (1k5-1/2W) que estavam escuros e com resistência alterada. Depois dessas trocas, apareceu a tela azul com linhas de retraços e o som permanecia normal.
Verifiquei todas as tensões, a única que não estava batendo era a de + 12V onde só encontrei 3,8V. No pino 10 do Fly Back saia 16V AC, ao passar pelo circuito de retificação a tensão caia para 3,8V. Pesquisando, encontrei o resistor R709 (1R-1/2W) alterado para 276 ohm e o capacitor de filtro C716 (1000/16V) alterado pela metade. Trocando-os, a imagem voltou a aparecer normalmente. Acertei foco e screen. Infelizmente essa boa imagem só dura de 40 a 50 segundos, após entra a tela azul com linhas de retraços e em seguida a TV desliga, ficando em stand by.
Os resistores R818 e 846 coloquei-os de 1w, não encontrei os originais. Continuam esquentando demais e até enfumaçando. Alguém tem alguma dica que ajude a desvendar essa TV cheia de mistérios? Até agora foram quase 10 componentes defeituosos. Agradeço aos amigos.


Obrigado a quem puder ajudar.
Carlos Prado

Re: TV Philco TPF-3211 Após 1 Minuto Aparece Tela Azul e Desliga. By: Sergio Freitas Date: 21 Dez 2010, 03:55
Carlos

Quando uma cor predomina e com retraços é porque o catodo não está sendo alimentado corretamente.

São varias as causas como: resistores, amplificadores, soquete e até mesmo o tubo.


Re: TV Philco TPF-3211 Após 1 Minuto Aparece Tela Azul e Desliga. By: camprado2 Date: 22 Dez 2010, 02:56
Sergio,

Como faço para testar se o catodo do tudo que apresenta este defeito? O soquete não aparenta estar com algum tipo de deterioração. Hoje por exemplo, por duas vezes a TV desligou depois de uns 50 seg a 1 minuto, sem apresentar a tela azul.  Geralmente depois de funcionar normalmente por este tempo, apresenta a tela azul por uns 10 seg e logo desliga.  Testei todos os transistores suspeitos, os que estavam ruins foram substituidos. Pode algum apresentar defeitos e depois voltar ao normal depois que desliga? Se for, o jeito é trocar todos os componenes da linha do Blue.
Agradeço a sua ajuda e as dicas.  ???
Re: TV Philco TPF-3211 Após 1 Minuto Aparece Tela Azul e Desliga. By: Claudio Carvalho Date: 22 Dez 2010, 07:19
Carlos.

Olha só, eu acho que pode ser algum defeito ainda no RGB, uma vez que você escreve ter trocado alguns componente desta linha!

Já conferiu as voltagens que chegam ao tubo?  Para ver se é o tubo, você pode colocar este chassi em outro, ai terá uma certeza maior!

Meça as saídas do fly, veja se chega os 200 v  certos a PCI !


Cláudio
Re: TV Philco TPF-3211 Após 1 Minuto Aparece Tela Azul e Desliga. By: Sergio Freitas Date: 22 Dez 2010, 18:54
Reforçando o que o Claudio te passou, se a tensão de screen estiver fora do padrão pode acinionar a proteção também.
Re: TV Philco TPF-3211 Após 1 Minuto Aparece Tela Azul e Desliga. By: marcosbr Date: 22 Dez 2010, 20:55
 Para ficar com a consciência tranquila...
Faça esta inversão do R/B, e veja quem aquece. Mas te dou uma má noticia...
As duas que eu peguei assim, era tubo!
Re: TV Philco TPF-3211 Após 1 Minuto Aparece Tela Azul e Desliga. By: camprado2 Date: 23 Dez 2010, 01:45
Seguindo a linha de raciocínio retirei o soquete da placa do tubo. fiz uma limpeza geral, troquei também o C842 (47/250V) no meu capacímetro marcava 40 uF, coloquei R818 e R846 (1K5) de 2w já que não encontrei os orignais no mercado.  Com esses procedimentos a TV voltou a funcionar normalmente.  Deixei ligada por mais de 3 horas.  Depois desse tempo fui trocar de canais, pronto, deu tela azul de novo e apagou. Ficando em stand by.  Liguei novamente e lembrei que na oficina quando a gente dava carga no tubo, dava umas pancadas leves no gargalo do tubo com o cabo da chave de fenda, para ajudar a queimar as impurezas.  Assim o fiz, deu uns flash em azul na tela, e estabilizou.  Está ligada já há 2 horas e continua normal. Troquei de canais várias vezes e até agora não apagou.  São quase 2 horas da madruga, preciso descansar. Depois dou um parecer final. Provavelmente dever ser problema no canhão azul do tubo, porque os circuitos do RGB foram todos os componentes testados e alguns trocados. As tensões conferem. Só não achei no esquema qual a tensão correta do screen.
Re: TV Philco TPF-3211 Após 1 Minuto Aparece Tela Azul e Desliga. By: Claudio Carvalho Date: 23 Dez 2010, 05:51
Carlos.

Há uma grande probabilidade do tubo ter ido para o saco!  Eu não sei o que você orçou ao cliente, mas deve esclarecer bem a ele o problema!

Se der garantia, com certeza o aparelho irá voltar a sua oficina!


Cláudio
Re: TV Philco TPF-3211 Após 1 Minuto Aparece Tela Azul e Desliga. By: marcosbr Date: 23 Dez 2010, 09:14
 Como eu disse acima... Consciência tranquila é o melhor remédio.
Estes resistores não são 2W, e este tubo vai entrar em curto direto. (questão de tempo)
Um deles o cliente insistiu e durou 15 dias.
Cabe a você decidir... o aviso foi dado.
Um abraço.
Re: TV Philco TPF-3211 Após 1 Minuto Aparece Tela Azul e Desliga. By: camprado2 Date: 23 Dez 2010, 16:58
Marco e Claudio.

Na realidade, esta TV foi doada por um cliente, pela compra de uma nova de LCD. Arrependi de ter pego pelo seu tamanho e peso exagerado.  Como você disse e eu concordo, deixei-a funcionando a maadrugada toda. Hoje pela manhã, desliguei e voltei a ligar. Depois de 1 hora e meia deu o curto de novo. Apareceu a tela azul rápido e desligou.  Nesse caso, não tem jeito de uma recarga no tubo resolver o problema? O tubo já era e o destino provável é o lixo? Atualmente nem sei se existe tudo desse tipo à venda.

Re: TV Philco TPF-3211 Após 1 Minuto Aparece Tela Azul e Desliga. By: camprado2 Date: 28 Dez 2010, 01:17
O último recurso foi usar o Reativador de Cinescópio Redael LCR 600. Como não havia soquete próprio para o tubo desta Tv, tive que montar um de acordo com o esquema. Usei a posição 6 que é a Eliminação de Fuga ou Curto. Nesta etapa o filamento fica desligado. Usei o método nos 3 canhões de cor, no Azul que produziu mais flash de queimação de impurezas, demonstrando assim que realmente havia uma fuga ou curto esporádico com o G1. Creio ter resolvido o problema, pois a TV já está ligada há 4 dias seguidos e não apagou mais.
Agradeço aos amigos que ajudaram com seus conhecimentos a sanar este defeito complicado.

Boas Festas e Feliz Ano Novo.

:o
Páginas: 1