Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
televisor CRT sharp C-20R11 não oscila. By: sarlacc Date: 29 Novembro 2010, 23:34
Aparelho: televisor CRT
Marca:    sharp
Modelo:   C-20R11
Defeito:   não oscila.

Está tv Sharp C20R11 foi descartada pelo cliente, não sintonizava canal Band, Globo e cinescópio totalmente arranhado. Após inspeção minuciosa achei uma trinca perto do varicap e um capacitor estufado na fonte .
Troquei o cinescópio original RCA por um Philips da sharp C-2053 mantendo a defletora. Tv ligou normal mas problema de sintonia se manteve. Fiz então a troca do capacitor 470uf x 35v na fonte. A tv não ligou mais.  D1554 perfeito, Flyback normal, capacitor de buffer 8n2 novo. Tenho tensões de entrada normais até o resistor de porcelana 4,7 10W que estava aberto, troquei e agora tenho 356v no capacitor  de 330uf x 400v da fonte. O dissipador do STK 73907 frita em segundos após plugado na tomada, troquei o STK e nada. Tensões em volta do setor do fly estão mortas.


Obrigado a quem puder ajudar.
denio caeiro

Re: televisor CRT sharp C-20R11 não oscila. By: Sergio Freitas Date: 29 Novembro 2010, 23:40
Denio

A Band aqui é canal 24 UHF e a Globo 26UHF.

Em São Paulo Globo é canal 5 VHF (baixo), Band é 13 VHF (Canal alto)

Viu!!!!! No seu perfil não tem a cidade onde está, então fica dificil para a gente entender.
Re: televisor CRT sharp C-20R11 não oscila. By: sarlacc Date: 30 Novembro 2010, 01:43
Inseri a informação de localização no perfil. Estou em Belo Horizonte.

Os canais estão na banda VHF alta, mas este problema se tornou secundário com a  inesperada "morte" da tv.  Saquei TRH, fly e capacitor de largura e defeito não altera.. a não ser pelo assobio fino vindo da fonte. Não mexi no vertical já qué alimentado pelo fly. Conferi polaridade do unico capacitor que troquei antes dela morrer, para não ficar dúvida. Resoldei varios componentes  da placa e conferi possibilidade de curto nesta resolda com lupa.

Obrigado pelo alerta, Sergio ! 

Esquema eletrico desta tv está pessima em resolução, o que me prejudica ainda mais por estar em tratamento oftalmologico há 3 meses devido a queima dos olhos com produto inseticida.
Re: televisor CRT sharp C-20R11 não oscila. By: paulo52 Date: 30 Novembro 2010, 07:47
Conferiu  Ic  731  ??????
Re: televisor CRT sharp C-20R11 não oscila. By: sarlacc Date: 30 Novembro 2010, 23:31
Conferido o regulador IC731 (SE115) e está perfeito, mas o diodo D731 estava  com fuga, o que elevava a tensão e armava a porteção impedindo a tv de oscilar. Trocado o diodo H2m a tv voltou a ligar e agora sim no defeito original que estava... não sintonzair os  canais 9 e 12 na banda alta vhf, respectivante os canais Rede Globo e Tv Cultura de belo Horizonte.

Como o canal 7 ( Band) sintoniza  sem problemas e está na mesma banda de frequencia que os  dois que não sintonizam, estou , descrente de problemas no varicap substituirei a memôria primeiro. Apesar de odiar ficar trocando componentes sem ter certeza.


Aguardo dicas se puderem. Se não der certo vou colocar as tensões do varicap aqui.

Paulo52, obrigado pela dica do ci731, verifiquei em volta dele e foi então que achei diodo avariado !
Re: televisor CRT sharp C-20R11 não oscila. By: Sergio Freitas Date: 30 Novembro 2010, 23:38
Antes de prosseguiir verifique o capacitor de largura.....
Re: televisor CRT sharp C-20R11 não oscila. By: sarlacc Date: 01 Dez 2010, 03:41
Sergio, a tv está ligando normalmente  outra vez como eu disse com a troca do diodo 731. O capacitor 8n2 (buffer) é novo, substituí o antigo só por precaução, mesmo porque como eu disse anteriormente eu  fiz a medição dele  e estava perfeito.

O meu problema agora é sintonização de canais, não vejo a relação deste defeito com o capacitor de largura.

Varicap está bom, testado em outra tv. Assim com o a memoria que foi trocada, também por precaução já que é componente critico mas, barato.       
Re: televisor CRT sharp C-20R11 não oscila. By: paulo52 Date: 01 Dez 2010, 08:22
Pode  ser  canais  excluidos  .
Páginas: 1