Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
TV Philips 21PT5431 Vertical Fechado By: admilsonaugusto Date: 18 Novembro 2010, 19:16
Aparelho: TV
Marca:    Philips
Modelo:   21PT5431
Defeito:   Vertical Fechado

Este TV é o do chassis L01.1LA, o mesmo do Magnavox 29MT4515, ele está com o vertical fechado, a bronca está que eu pensei que fosse o CI TDA8359J, comprei dois e ao colocar no chassis o resistor de alimentação dos 50volts se queima. Comprei um terceiro e, antes de colocar, verifiquei mais uma vez as tensões de alimentação os +50volts. e 0s 13Volts. tudo perfeito até verifiquei a presença dos 60hz do oscilador vertical. mas ao colocar o terceiro TDA o resistor se queima. Coloquei um resistor mas potente e com o valor de 10R para ver o que acontecia, ele vai esquentando até virar brasa e o interessante é que que a tensão presente no capacitor de filtro do +50vols ao medir com as ponteiras do teste ele dá tensão negativa :?:  Não entendi, por isso postei para que algum amigo acenda uma luz neste túnel.
Obrigado pela atenção.


Obrigado a quem puder ajudar.
Admilson Augusto

Re: TV Philips 21PT5431 Vertical Fechado By: Sergio Freitas Date: 18 Novembro 2010, 19:47
Tensão de -50V.

Ou você está usando o terra no aquadag que não é terra, ou o diodo 6487 está invertido.
Re: TV Philips 21PT5431 Vertical Fechado By: matrix57 Date: 18 Novembro 2010, 20:08
Caro Admilsonaugusto!
Como o Sergio afirma, a tensão alimentação do CI é +50V, não pode ser - negativo de jeito nenhum. Verificou a bob. Defletora, tem que estar entre 7 ohm min. e 10 ohm máximo, verifica também os R3471/3472/3473 (conforme tabela anexa no diagrama), importante também é checar com osciloscópio os pulsos chaveamento de sincronismo (F1) e (F2). boa sorte.
Saudações,
Matrix57.
Re: TV Philips 21PT5431 Vertical Fechado By: admilsonaugusto Date: 19 Novembro 2010, 08:52
Atenção, Sérgio Freitas e Matrix 57.
Obrigado pelo retorno. É estranho mesmo. Mas medi a defletora e inclusive com a defletora desligada quando eu desligo o pino 6 onde entra os 50volts. a tensão fica normal e não esquenta o resistor, mas quando ligo o pino 6 a tensão se inverte começa a esquentar o resistor, mas não esquenta o CI. . . estranho,  não é?
Re: TV Philips 21PT5431 Vertical Fechado By: admilsonaugusto Date: 19 Novembro 2010, 09:42
Amigos, gostaria de saber postar parte do esquema assim ficaria fácil a ajuda.
Porém. . . Como eu coloquei no meu post de defeito a tensão de filtragem do +B 50volts. fica negativa (com o pino 6 do CI ligado), mas quando desligo o pino 6 a tensão ficar normal e olhando o esquema deste aparelho verifiquei que o negativo, o terra, do capacitor C2487 é o positivo do  capacitor C2486 que faz o +B 13 volts, que alimenta também o vertical, e que deve fazer com o C2487 um dobrador de tensão. Eu acho que o defeito está por ai, inclusive e notei que o CI não esquenta quando coloco a tensão e mesmo com a defletora desligada acontece a mesmo coisa. :?:
Re: TV Philips 21PT5431 Vertical Fechado By: matrix57 Date: 19 Novembro 2010, 16:00
Caro Admilsonaugusto!
Acho que você esta equivocado com o seu terra, com certeza não tem nada a haver com o -C2487, e ele também não é dobrador e  sim a base para uma referencia de outra malha EHTinfo. O seu TERRA de referência deve ser absolutamente o pino 12 do TSH-5445 que faz a mesma linha no pino 5 do CI-7471 (TDA8359J) Vertical, meça com o multimetro este dois pontos, tem que dar 0 ohm, assim confirma o seu terra. O resitor que você se refere é o 3488 (4R7 x 3W) se aquece sobre maneira é exesso de corrente com certeza, verifica se C2473 não esta com fuga (entrando em curto). Boa sorte.
Matrix57.
Re: TV Philips 21PT5431 Vertical Fechado By: admilsonaugusto Date: 26 Novembro 2010, 17:37
Realmente a tensão fica negativa, porém eu estava medindo comi o CI que entrou em curto no local (falha minha).
Substituído e sanado o problema de queimar o CI, agora estou nessa situação.

A imagem está esticada e dobrando.
Medindo as tensões do saída encontrei poucas variações em todos os pinos. O curioso é que quando testei o pino 9 deu uma melhorada na imagem, como o teste faz uma capacitância eu substitui o teste pelo dedômetro e não é que as vezes se consegue uma boa imagem! (encostando o dedo entre o pino 9 e a carcaça do dissipador) - deixarei meu dedo ali! - brincadeirinha. Mas amigos eu testei resistores, troquei alguns capacitores polieste e nada ressolveu - como eu tenho um raciocínio lerdo, tecnicamente falando, recorro aos mestres deste forum.


Re: TV Philips 21PT5431 Vertical Fechado By: Sergio Freitas Date: 26 Novembro 2010, 18:09
Já que está funcionando normal, tente ajuste pelo setup (anote os valores para referencia)
Re: TV Philips 21PT5431 Vertical Fechado By: admilsonaugusto Date: 09 Dez 2010, 10:11
Amigos estou desconfiado de que seja o TDA5983H/N3/3, mas esse desgramada está em falta no mercado. Alguém tem uma dica de onde encontrar esse integrado? Algum fornecedor?
Re: TV Philips 21PT5431 Vertical Fechado By: sitri Date: 10 Dez 2010, 10:45
y el D6476 y alrededor ?
Re: TV Philips 21PT5431 Vertical Fechado By: admilsonaugusto Date: 10 Dez 2010, 10:49
Não entendi nada amigo, por favor, dá pra ser mais claro.
Re: TV Philips 21PT5431 Vertical Fechado By: admilsonaugusto Date: 10 Dez 2010, 10:55
Amigos, alguém sabe de algum fornecedor ou tenha este CI na sucata que esteja funcionando? alguém sabe de algum substituto para ele. Já li algum poste de outros foruns que colocaram com o final, após o 3 numerado digamos  1834 ou o que seja, com alguns ajuste isso funciona, preciso de uma ajuda, por favor.
Páginas: 1