Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
ferramentas para recperação de alto falantes By: edson tadeu Date: 23 Set 2008, 16:48
FERRAMENTAS PARA RECUPERAÇÃO DE ALTO FALANTES



Como citado anteriormente não há necessidade de ferramentas especiais para a recuperação, citarei as que uso e não estou fazendo propaganda de nenhuma marca específica :



COLAS



Testei várias e a que melhor resultados me deu, foi a Veda Juntas de Motor, para fixar a centragem e o cone:







Mas quando o assunto é acabamento (colocação do protetor) ou recuperação de Tweeter eu prefiro o Adesivo de Contato, pelo simples fato de ser transparente, pois caso escorra ela fica quase invisível ao contrário da Veda Juntas que devido a cor escura causaria má impressão.







O Adesivo Epóxi é para fixar o cone a bobina, já peguei alto falantes colados até com cola branca, mas prefiro o Adesivo Epóxi devido a alta resistência e rapidez na colagem, este da foto o tempo de colagem é de 10 minutos:









TESOURA



A que melhor me dei e devido a ter que fazer pequenos cortes circulares nos cones e na centragem  foi a tesoura de ponta curva pequena:



   



TIRAS DE RADIOGRAFIA



Aqui uma ferramenta no mínimo curiosa mas fundamental para a centragem da bobina, por ser de espessura fina e flexível é a mais indicada. Isso mesmo tira de radiografia:







A altura e largura irão depender do tamanho da bobina, mas já usei 4 jogos de 6 tiras juntas para centrar uma bobina de um alto falante de 10", quanto menor a bobina mais fina a tira, mas o mesmo não se aplica ao contrário em geral as minhas não passam de 1 cm de largura.



TIRAS DE CARTÃO TELEFÔNICO



Uso mais quando tenho que centralizar o imã, pois demanda mais força e robustez a largura e altura são as mesmas da de radiografia:







ALICATE DE CORTE, FERRO DE SOLDA E ESTANHO



Ferramentas comuns em uma bancada de técnico de eletrônica e essencial na recuperação:







FACA



Uso para raspar a carcaça para retirar cola e restos de cone antigo, já houve casos que até formão eu usei...rs...rs...







FITA CREPE



Seu uso principal é proteger a cavidade da bobina de sujeiras e caso haja pintura isolar o imã e terminal







EPILOGO



Como citei acima não estou fazendo propaganda de marcas específicas, pois se  usarmos sempre materiais de qualidade na recuperação a chance de problemas serão minimizadas.

Com o trabalho você mesmo improvisará ferramentas



Re: ferramentas para recperação de alto falantes By: edson tadeu Date: 23 Set 2008, 22:54
sobe
Re: ferramentas para recperação de alto falantes By: tectonny Date: 24 Set 2008, 20:40
Opa só falta as imagens, mas tudo bem ai vai outro tutorial legal tambem, veja:

http://www.tectonny.com/forum/index.php?action=falante
Re: ferramentas para recperação de alto falantes By: edfranco Date: 27 Set 2008, 22:27
Obrigado, amigos, Edson e Barros , estas dicas podem ajudar muita gente.
Páginas: 1