Forum TecTonny TV LCD - LED ou Plasma
Páginas: 12
TV LG 32LC4R-MD sem OSD e imagem, com som. (Cliente não aceitou orçamento). By: Ricardo F. F. Date: 11 Novembro 2010, 09:18
Aparelho: TV
Marca:    LG
Modelo:   32LC4R-MD
Defeito:   sem OSD e imagem, com som.

Estou com essa TV de modelo 32LC4R-MD e chassi LP78B.
A mesma liga, acende o back light, dá som normal dos canais, inclusive muda os canais normalmente, porém não tem nada na tela. Não aparece nem o OSD e nem imagem.
Pelos testes que já fiz, verifiquei que falta uma tensão de 3,3V no conector CN800 e CN801.
Na placa que tem o CI de vídeo e as entradas, tem um LED bicolor que está aceso a cor verde. E somente ao ligar a TV, na placa que vai ligado ao LCD, acende um LED azul, que se apaga em seguida.
O manual de serviço que tenho não traz muita coisa sobre o desenho do esquema, somente enfatiza o uso do software de ajuste e testes.
Agradeço qualquer ajuda.


Obrigado a quem puder ajudar.
Ricardo

Re: TV LG 32LC4R-MD sem OSD e imagem, com som. By: joarez siczkoriz Date: 11 Novembro 2010, 13:55
Veja  as Tensões no Conversor DC/DC da PCI T-CON.


   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná
Re: TV LG 32LC4R-MD sem OSD e imagem, com som. By: Ricardo F. F. Date: 12 Novembro 2010, 10:40
Olá Joarez.
Abaixo mais informações que verifiquei:
O CI U3037M (U202) não tem tensão em nenhum de seus pinos.
O CI 5510A (U600) não achei o datasheet dele mais as tensões são:
pino 1 - 2,48V
pino 2 - 2V
pino 3 - 2,60V
pino 4 - 0V
pino 5 - 3,60V
pino 6 - 0V
pino 7 - 0,4V
pino 8 - 14,8V
O CI ICE3B1565J (U502) tem:
pino 1 (soft start) - 3V
pino 2 (FB) - 3,6V
pino 3 (CS) - 0V
pino 4 e 5 (Dran) - alta tensão pulsada
pino 7 (Vcc) - 13V
Já testei os 4 foto acopladores, transistores das linhas envolvidas com as fontes de 3,3V e 5V.
Também foi testado todos os resistores de 0 Ohm.
Achei estranho não ter o R810. Pois consta no esquema, embora com a sigla PDP, o que ela significa?
Estou batendo cabeça nessa TV pois, sem o esquema detalhado da placa está quase impossível reparar o circuito.
Re: TV LG 32LC4R-MD sem OSD e imagem, com som. By: joarez siczkoriz Date: 12 Novembro 2010, 11:03
Amigo  você está fazendo  confusão pedi que  verifica se  tensões na T_CON estes  CIS são da fonte neste  caso esqueça fonte  veja que  você  tem as tensões principais delas, Sigla  PDP é Plasma display Panel  .


    Joarez Siczkoriz
    Curitiba Paraná
Re: TV LG 32LC4R-MD sem OSD e imagem, com som. By: Ricardo F. F. Date: 12 Novembro 2010, 11:27
Olá Joarez.
Esses dados que passei eu já tinha verificado ontem a noite e postei só para ter mais informações a respeito.
Não consegui descobrir o Conversor DC/DC da PCI T-CON.
Não achei nada no manual de serviço com esse nome e como não tenho muita experiência com essas TVs, não consegui saber onde está esse conversor.
Re: TV LG 32LC4R-MD sem OSD e imagem, com som. By: joarez siczkoriz Date: 12 Novembro 2010, 12:57
Fica na Placa TCON de código 6871L-1153A .... Tcon onde  é ligado o Cabo LVDS conhecida como Time control.


   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná
Re: TV LG 32LC4R-MD sem OSD e imagem, com som. By: Ricardo F. F. Date: 12 Novembro 2010, 15:32
Boa tarde Joarez.
   Ok. É a placa que está protegida com uma gaiola de metal e saem dois flats direto para o LCD.
   O sinal sai direto do VCT7993P para essa placa Tcon.
   Vou procurar para ver se acho os datasheets dos CIs para poder conferir as tenções. Já que não se tem esquema da placa no manual de serviço. (um absurdo).
E em relação a esse CI VCTP, ele está muito quente a ponto de queimar o dedo no pequeno dissipador que o mesmo possui.
Bom, com o final de semana aí, só vou voltar a mexer na TV na semana que vem. E assim que eu o fizer, posto os dados obtidos.
Obrigado de coração pela ajuda.
Tenha um bom final de semana.
Re: TV LG 32LC4R-MD sem OSD e imagem, com som. By: joarez siczkoriz Date: 12 Novembro 2010, 15:37
Amigo o aquecimento do VCT é  apenas  Morno e qualquer componente  tanto para a PCI TCON e PCI Main  Unit  não tem A venda apenas  as  placas completas.


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: TV LG 32LC4R-MD sem OSD e imagem, com som. By: Ricardo F. F. Date: 16 Novembro 2010, 14:16
Olá Joarez.
Levantei vários pontos de tensão da placa ed controle do LCD. São eles:
PWR Tout = 3,2V
VRB OUT = 0,02v
Re: TV LG 32LC4R-MD sem OSD e imagem, com som. By: joarez siczkoriz Date: 16 Novembro 2010, 14:28
Não são estas  !!  deve ver  as  do TPS65152 Pinos 4, 5,8,10,17 e 18 !!



  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: TV LG 32LC4R-MD sem OSD e imagem, com som. By: Ricardo F. F. Date: 16 Novembro 2010, 14:34
Olá Joarez.
Desculpe mais ocorreu um erro aqui na página e foi enviado somente alguns valores. Abaixo estão todas das medições.
PWR_Tout = 3,2V
VRB_OUT e o EXT_VBR = 0,02v
RLV0+ até RLV5+ = 3,1v
RLV0- até RLV5- = 0,05v
LLV0- até LLV5- = 3,1v
LLV0+ até LLV5+ = 0,05v
Vcon_R e o Vcon_L = 0,27v
VR_Vcon = 0,22v
POL = 1,63v
GOE = 0,5v
VDD (1) = 14,7v
VDD (2) = 3,2v
VGH = 21,2v
VGL = -6,3v
GSC = 1,7v
Nos pinos "RX" do CI VCT, tem 1,4v. (um pino sim outro não).
No IC501 (AT24C32) está com a alimentação de 3.2V e os pinos SCL e SDA com ~3v pulsados.
Esses valores todos acima, foram medidos com o flat que vai direto ao LCD desligado, pois foi preciso retirar a placa do local onde ela fica para poder fazer as medição, devido a obstuções do chassi metálico estrutural da TV.
Re: TV LG 32LC4R-MD sem OSD e imagem, com som. By: joarez siczkoriz Date: 16 Novembro 2010, 14:37
A principio sua Main Unit  Já era !!



Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: TV LG 32LC4R-MD sem OSD e imagem, com som. By: Ricardo F. F. Date: 16 Novembro 2010, 14:54
Não brinca!
O pior é deve ser justamente o chip VCT, não é?
Não vou encontrar para trocá-lo. Só a placa mesmo.
Mas mesmo assim, vou verificar esse pinos do CI TPS, embora não lembro de ver esse CI.
Amanhã lhe retorno.
Re: TV LG 32LC4R-MD sem OSD e imagem, com som. By: joarez siczkoriz Date: 16 Novembro 2010, 15:01
Nem sempre  é o VCT, veja só  estou  acompalhando seu topico vejo que  você tem pouca  experiencia com estes  TVS, veja  só LCD e Plasma  uma das ferramentas  essenciais para Analise de suas  placas e um Bom Analizador Lógico de no Minimo 8 canais com 200MHZ e  um Scope  bom de preferencia de  100MHZ pós apartir  dae poderia  ver os protocolos de  comunicação , sinais  vitais para  funcionamento do TV , além disso  está PCi e a TCON são compostas  por  varios  conversores  DC/DC ... que quase  ná maioria  são responsaveis por 70% dos defeitos .


   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná
Re: TV LG 32LC4R-MD sem OSD e imagem, com som. By: Ricardo F. F. Date: 17 Novembro 2010, 08:58
Bom dia Joarez.
Não tem mesmo nenhum CI com TPS65152 ou parecido.
Em relação a essas TVs, realmente estou começando. Além de que trabalho como autônomo, então não tenho uma dessas para arrumar todos os dias. Passa meses até pegar uma de LCD para consertar. Com isso a prática fica mais difícil ainda. Inclusive impossibilitando de comprar equipamentos caros para usar uma vez por mês e quando usar. Então tenho um conhecido aqui perto que tem estação de retrabalho e faz consertos nessas placas, inclusive em equipamentos industriais. Sempre que preciso faço uma terceirização de serviço. E acho que agora vou ter que fazer isso. Pois não sei mais o que testar realmente.
Tenho um scope mais é antigo e quase não o utilizo mais. Sempre consegui consertar usando o multiteste, mas agora está ficando cada vez mais difícil consertos assim.
Bom é isso. Se tiver como me ajudar em mais alguma coisa, fico grato.
Re: TV LG 32LC4R-MD sem OSD e imagem, com som. By: joarez siczkoriz Date: 17 Novembro 2010, 09:00
Com Multimetro Agora não tem o que se ver teria que analizar os Sinais  Logicos !!



  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: TV LG 32LC4R-MD sem OSD e imagem, com som. By: Ricardo F. F. Date: 17 Novembro 2010, 09:24
E um scope de 20MHz consegue analizar esses sinais? Rss.
Essas coisas de análize de sinais e protocolos é um coisa que ainda não consegui medir corretamente sem ter no esquema as formas de onda que teria que ter em determinados pontos. Estou realmente batendo cabeça com os LCDs.
Vou acabar terceirizando esse serviço mesmo. Não tem jeito.
Muito obrigado pela ajuda e pela atenção dispensada a esse tópico.
Assim que tiver a solução do defeito, posto para finalizar o tópico.
Abraço.
Re: TV LG 32LC4R-MD sem OSD e imagem, com som. By: joarez siczkoriz Date: 17 Novembro 2010, 09:59
Além disso  qualquer componente  a  Nivel de Reparo de  Placas  somente importando , pós   o fabricante não fornece  prefere vender  ela  completa.



  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: TV LG 32LC4R-MD sem OSD e imagem, com som. By: Ricardo F. F. Date: 17 Novembro 2010, 10:14
É verdade.
Vou procurar o preço de uma placa Main Unit nova antes de mandar reparar essa da TV.
Abraço.
Re: TV LG 32LC4R-MD sem OSD e imagem, com som. By: joarez siczkoriz Date: 17 Novembro 2010, 10:16
veja  só estou a dois  anos importando componentes , pós recupero  placas  e  ainda  não consigo tudo, pelo contrario alguns já estão ficando escasos.




  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Páginas: 12