Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
SOM TOSHIBA MS 7510 MP3 SEM SOM NAS SAIDAS By: imagem Date: 05 Novembro 2010, 22:38
Aparelho: SOM
Marca:    TOSHIBA
Modelo:   MS 7510 MP3
Defeito:   SEM SOM NAS SAIDAS

Boa noite amigos estou com esse som Toshiba MS 7510 MP3 sem som nas saidas, analisando vir que o amplificador se encontra normal. O DF é no IC 451 4558 conhecido de todos, chega audio na entrada pinos 5 e 3, e não sair nos pinos 1 e 7, Já troquei o IC acima citado e ficou no mesmo. Acredito que seja algum componente SMD  ligado ao 4558, Mais não encontrei ainda se alguem tiver dicas agradeceria.


Obrigado a quem puder ajudar.
Marcos

Re: SOM TOSHIBA MS 7510 MP3 SEM SOM NAS SAIDAS By: RONAN Date: 06 Novembro 2010, 00:37
Que instrumento vc está usando para ter certeza que o sinal de audio está chegando nesse ic citado por vc?
Re: SOM TOSHIBA MS 7510 MP3 SEM SOM NAS SAIDAS By: imagem Date: 06 Novembro 2010, 00:39
Um amplificador de audio colega. Inclusive se colocar um capacitor da entrada para saida nos pino do IC 4558 vem audio normal  só com uma perda na potencia o que é normal.
Re: SOM TOSHIBA MS 7510 MP3 SEM SOM NAS SAIDAS By: RONAN Date: 06 Novembro 2010, 04:59
Veja imagem, tem algo errado na sua análize,............vc diz que o ic 451 está ruim, mas que já trocou-o e o defeito persistiu,..............como pode isso? ....tá claro que o defeito então não é ele certo?

Bom, se ele está com as alimentações perfeitas e o sinal de audio está entrando (dito por vc), o que eu penso então.....

É agora que seria uma boa um osciloscópio...........bom,...........vamos ao que eu penso........

Penso que, o que está com problema aí é o acionamento do volume que não está atuando, pois ao aumentar o volume gradativamente o sinal de audio também tende a subir na entrada desse simples operacional (4558), por isso o osciloscópio seria uma boa........

É isso imagem, ou o seu defeito está no IC601 ou tem algo relacionado ao jaque do fone (faça um teste com o fone e veja se tem som, se tiver, descarte então o IC601 e pesquize algo nessa linha, pode ser até mesmo o jaque danificado).

Imagem, veja a ilustração que eu fiz e tire suas conclusões.....

Boa sorte amigo.

Antes de trocar o IC601, faça uma resolda no mesmo, pode ser solda fria....

   

Re: SOM TOSHIBA MS 7510 MP3 SEM SOM NAS SAIDAS By: imagem Date: 06 Novembro 2010, 08:27
Ronan o sinal de audio que chega na entrada do 4558 é normal, analisando com o amplificador vejo que o volume tasmbem esta sendo controlado normalmente, como eu falei acima se colocar um capacitor o som funciona  aumentando o volume normalmente. Então esta descartado o IC 601. O problema encontra-se ao redor do 4558 já que eu já troquei o mesmo. Vou verificar a linha do fone de ouvido. Obrigado pela atenção colega.
Re: SOM TOSHIBA MS 7510 MP3 SEM SOM NAS SAIDAS By: RONAN Date: 06 Novembro 2010, 09:37
Imagem, vou tentar ser mais claro, eu sei que o sinal está chegando no 4558, não duvido de vc,........o que eu quero dizer é que se ele estiver com nível baixo não vai sair nada do outro lado,..........é por isso que o osciloscópio seria importante, pois no volume mínimo o sinal ("forma de onda" pequena) tem que ser baixo,..............e conforme vc vai aumentando o volume esse sinal tem que subir ("forma de onda" maior)..............

..........Vc está usando um amplificador externo, pegando o sinal na entrada do ic 4558 ê está conseguindo ouvir som certo?.......então, isso é que está te confundindo, vc tá achando que depois do ic teria que ter som, certo? ERRADO!! Se o sinal estiver baixo na entrada vc não vai ter quase nada ou nada do outro lado,.............o amplificador que vc está usando está ti confundindo.......................Imagem, o 4558 é um amplificadorzinho operacional, não tem nada de mais, se ele estive sendo alimentado corretamente, ....o sinal que entra tem que sair do outro lado, não tem smd, não tem nada que o-impessa,...............por isso eu volto a repetir, O SINAL QUE ESTÁ ENTRANDO DEVE ESTÁ BAIXO ( VOLUME NÃO ESTÁ ATUANDO) , e se esse sinal não aumentar na entrada do 4558 nada vai sair do outro lado,...o grande problema é que vc está pegando o sinal na entrada e está usando um amplificador, ê está conseguindo ter audio, .....por isso vc está achando que tá normal,............

Com o osciloscópio, vc conseguiria saber se o sinal de audio está subindo conforme aumenta-se o volume e vc também conseguiria ver se algo altera na tela do osciloscópio  (na linha de barramento no ic 601)  ao aumentar ou diminuir o volume, ou seja , com isso vc separaria se o defeito está antes do IC601 ou se é o própio IC601.

Meu velho, pense no que eu estou escrevendo.......     

Re: SOM TOSHIBA MS 7510 MP3 SEM SOM NAS SAIDAS By: RONAN Date: 06 Novembro 2010, 10:29
Outra coisa Imagem, não deixe de verificar as alimentações no terminal 8 e 4, uma é positiva e a outra é negativa,....se alguma dessas estiver ausente, ele (4558) não vai trabalhar.........Leia também o que eu citei acima (última postagem) e não deixe de ver se tem audio pelo fone de ouvido, caso tenha audio no fone, descarta-se então o IC601, o 4558, ê fica caracterizado que o defeito é na linha do jaque e podendo ser até ele própio,..........

Veja tudo, tudo que eu citei e boa sorte. 

Re: SOM TOSHIBA MS 7510 MP3 SEM SOM NAS SAIDAS By: imagem Date: 07 Novembro 2010, 00:04
Mais uma vez obrigado Ronan, eu tinha certeza que o sinal que estava chegando estava perfeito então partir para alimentação conforme voçe falou tambem, eu não estava atento ao pino 4 VEE que é para ter -3,6 V,  essa tensão não existia seguindo a linha da alimentação vir que a fonte -12V sw que vem da placa da fonte não existia. Corrigir então essa fonte, encontrei o resistor SMD HR 914 de 22K aberto, foi só trocar e a fonte -12 sw voltou a funcionar e o 4558 tambem. Defeito resolvido. Obrigado colega que Deus abençoe a nós todos.
Re: SOM TOSHIBA MS 7510 MP3 SEM SOM NAS SAIDAS By: RONAN Date: 07 Novembro 2010, 08:49
Fico feliz pela solução e lisonjeado pelo agradecimento, bela postura e parabéns.
Re: SOM TOSHIBA MS 7510 MP3 SEM SOM NAS SAIDAS By: wander-sat Date: 07 Novembro 2010, 08:56
Estou movendo para o "Resolvidos"!

Parabéns para ambos!
Páginas: 1