Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
TV GRADIENTE PLT-4270   NÃO LIGA By: Duprado Date: 23 Out 2010, 12:06
Aparelho: TV
Marca:    GRADIENTE
Modelo:   PLT-4270  
Defeito:   NÃO LIGA

Esta tv veio totalmente inoperante. Verificando na entrada de força da placa da fonte, constatamos que o fusivel estava aberto e existia um curto em cima do capacitor de filtro de entrada (depois da ponte retificadora). Constatamos então que o STR-F6468 estava em curto. Tirando o mesmo da pci o curto saiu.Efetuada a troca agora acende o led de stand by porém ao darmos o comando de ligar ela emite um ruida na fonte como um "apito" e desarma depois de 3 seg. +/-.Mesmo soltando os conectores que levam as tensões VA,VS,etc o apito continua e as tensões não aparecem.Preciso do esquema se possível ou alguma dica. Desde já agradeço!


Obrigado a quem puder ajudar.
Eduardo

Re: TV GRADIENTE PLT-4270   NÃO LIGA By: joarez siczkoriz Date: 23 Out 2010, 12:45
Apito  tipico de  Curto no secundario  reveja o secundario dela com atenção principalmente os  diodos de saida do Chopper !!


 

   Joarez  Siczkoriz
   Curitiba Paraná
Re: TV GRADIENTE PLT-4270   NÃO LIGA By: Duprado Date: 25 Out 2010, 17:58
Joarez vc tinha razão sobre o diodo (D510 estava em curto), porém a mesma funcionou  cerca de 4 horas perfeitamente e depois parou (agora sem apitar..rsrs).Qdo aciono o power o led passa de vermelho para azul cerca de 3 seg. e volta a ficar vermelho (não chega a dar imagem), qdo solto os conectores que levam as tensões VA e VS para as placas, ela fica com o led acesso por bem mais tempo, porém a tensão de VA que normalmente seria de 60v apresenta-se com apenas 30V e vai descendo. Já VS que é de 188V ao ligar chega a 180V e desce gradativamente. Vc acha que o problema continua na placa da fonte? Tem como eu isolar a etapa defeituosa? Desde já agradeço !
Re: TV GRADIENTE PLT-4270   NÃO LIGA By: joarez siczkoriz Date: 25 Out 2010, 18:02
Amigo primeiro Teste  ela Fora do resto do circuito !!  faça assim Um Resistor de  100R entre +5V e  PSon !! e Lampadas de  220v/60W nas Saidas  de Va e  VS , com este teste  sabera se a fonte está funcionando ou ainda  Apresenta  alguma Falha .

  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: TV GRADIENTE PLT-4270   NÃO LIGA By: Duprado Date: 25 Out 2010, 18:22
Joarez farei isso amanhã bem cedo e retorno com o resultado. Desde já agradeço muito a atenção que tem dado amigo. Bom descanso!
Re: TV GRADIENTE PLT-4270   NÃO LIGA By: Duprado Date: 26 Out 2010, 09:05
Joarez não achei o Pson, então o que fiz foi tirar os conectores e soldar os fios dos bocais das  lampadas na parte de baixo da placa. O resultado foi o seguinte: A tensão de VS ao ligar chega a 188v ( a lampada da uma piscada forte e se apaga ), já a tensão de VA que sem a lampada chegava a 30v (normal seria 60v) e ia descendo, já nem aparece mais.
Re: TV GRADIENTE PLT-4270   NÃO LIGA By: antesateletronica@terra.c Date: 26 Out 2010, 09:27
no conector da fonte tem o Vs-on...ligue um resistor de 100r nele ao 5v,,tera que aparecer a tensão do Vs ai e ascender a lampada ok?...e coloque o resistor de 100r tambem do 5v ao power-on..isso com a fonte fora da tv e na bancada ...abraços...
Re: TV GRADIENTE PLT-4270   NÃO LIGA By: Protek Date: 26 Out 2010, 09:35
E  não se esqueça de por as lampadas como carga assim vc conseguira medir com exatidão as tensões.
Re: TV GRADIENTE PLT-4270   NÃO LIGA By: Duprado Date: 26 Out 2010, 10:19
O problema é que esses pinos que foram citados: VS-on, power on e Pson não existem na placa da fonte. Mas mesmo assim creio que o teste que foi feito desligando apenas os conectores VS e VA, e mantendo o restante dos conectores  ligados era para funcionar se o defeito fosse em outra etapa,pois eu mantive todos os comandos para a fonte funcionar (power on, etc...)  concordam? No meu ponto de vista tudo leva a crer que o defeito seja na fonte mesmo, porém já verifiquei tudo que envolve os STR-F6468 que estava em curto no inicio da manutenção e que é o responsavel pela tensão do VA, inclusive lubrifiquei e reajustei o potenciometro de Adj-VA , troquei os 2 foto acopladores e o TL431, mas sem sucesso. Tá dificel...
Re: TV GRADIENTE PLT-4270   NÃO LIGA By: antesateletronica@terra.c Date: 26 Out 2010, 10:40
amigão...prescione o bga da main-unit para ver se não a mal contato no bga ok?..caso afirmativo, só com o reballing ou a troca da main-unit...mas ainda acho que seu problema é na fonte mesmo....


neste caso os nomes dados no lay-out mudam..no lugar do Vs-on esta como vga-Vs..ok?...
Re: TV GRADIENTE PLT-4270   NÃO LIGA By: Duprado Date: 26 Out 2010, 10:51
O que tenho no conector que é o de comando da placa da fonte é:

LED
VGA-VS
VGA-HS
INT
IR
WDR
KEY
GND
SCL
SDA
CEC
NC

O restante dos conectores só tem indicação de tensões.
Qual dessas que devo jumpear via resistor de 100R com a fonte de 5 volts para gerar as tensões de VA e VS para poder fazer o teste. Pois ligando a placa fora do circuito tenho todas as tensões pequenas, 3v3, 5v,12v,etc...
Re: TV GRADIENTE PLT-4270   NÃO LIGA By: joarez siczkoriz Date: 26 Out 2010, 19:32
Bate  uma  foto dessa  fonte principalmente  onde esta  este conector  está estranho essa  indicação,até parece que  você esta  vendo a pci principal e não a fonte 



   Joarez Siczkoriz
    Curitiba Paraná
Re: TV GRADIENTE PLT-4270   NÃO LIGA By: Duprado Date: 27 Out 2010, 08:52
A qualidade não ta muito boa não que tirei do celular. Dá uma olhada aí! Não sei se anexei direito , se não vou mandar um link pra vc ver.
Re: TV GRADIENTE PLT-4270   NÃO LIGA By: joarez siczkoriz Date: 27 Out 2010, 09:02
E Qual e  a Configuração ai no Conector X609 ??


  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: TV GRADIENTE PLT-4270   NÃO LIGA By: Duprado Date: 27 Out 2010, 09:07
5VSC
GND
12VSC
GND
3V3SC
GND
Re: TV GRADIENTE PLT-4270   NÃO LIGA By: Duprado Date: 28 Out 2010, 13:44
Testei 1 por 1 os pinos  que foram passados (com resistor de 100r ligado ao 5v), mas não adiantou! Com a fonte fora não consigo faze-la partir. Mas alguma idéia pessoal?
Re: TV GRADIENTE PLT-4270   NÃO LIGA By: joarez siczkoriz Date: 28 Out 2010, 14:01
Deveria estou tentando achar onde esta o esquema dessa fonte pós  eu tinha ele aqui em Meu PC !!




  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: TV GRADIENTE PLT-4270   NÃO LIGA By: Duprado Date: 28 Out 2010, 18:18
Se vc achar vai ser uma mão na roda Joarez, pois o xarope do cliente me deu prazo até sábado pra definir essa bucha. Dei uma verificada com o meter nos componentes, mas não achei nada de anormal. Estou achando que o STR não aguentou o tranco. Falei com o pessoal da gradiente da minha cidade e disseram que só tem peça carimbada da gradiente no mercado. O duro que comprei como original. A tv chega até a dar uma piscada fraca na tela e desarma a fonte. Vamos continuar na empreitada vai que da certo ....vlw. abç.
Re: TV GRADIENTE PLT-4270   NÃO LIGA By: joarez siczkoriz Date: 28 Out 2010, 18:26
Logo más  vou ver no  PC de casa pós  estes  esquema  era  Muito raro  havia conseguido  quando fui fazer um treinamento e  fiz  amizade com o  Instrutor  da Gradiente na epoca , Más  de qualquer  forma  com o teste  da Fonte ligado externamente ja vai sair  da dúvida  e cuidado  com os  Foto acopladores neste fonte costumam dar  Baile  ok .


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: TV GRADIENTE PLT-4270   NÃO LIGA By: Duprado Date: 28 Out 2010, 22:51
Entao Joarez...como tinha mencionado anteriormente eu ja tinha trocado   os 2 foto acopladores e o tl 431 que trabalha junto com o STR-F6468,   responsavel pela fonte VA, e verifiquei todos os componentes daquele   circuito, mas veja ai se conseguir o esquema da fonte vai facilitar   bastante. Vou torcer pra que ache parceiro! abc. t+
Páginas: 12