Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
Microsystem JVC CA-MXS2BK Sem audio By: natal Date: 20 Out 2010, 14:22
Aparelho: Microsystem
Marca:    JVC
Modelo:   CA-MXS2BK
Defeito:   Sem audio

Este aparelho é de minha propriedade e faz um bom tempo que cortava o som de um canal. Dava uma batidinha no aparelha e o som voltava. Abri o aparelho e verifiquei que o mal contato estava na placa de áudio. Estes dias resolvi dar um jeito no problema. Desmontei o aparelho e ví algumas soldas trincadas na placa. Refiz as soldas e montei o equipamento mas na hora que liguei, todas as funções ligaram normalmente menos o estágio do amplificador de saida. Em série com a saida para os alto-falantes existe um relé  e quando o aparelho estava funcionado, ao ligar , depois de aproximadamente 5 segundos, ouvia-se o rele atracando e o som se fazia presente nos AF's. Depois deste reparo nas soldas o relé parou de atracar. Ele recebe o +B do CI STK4141 (amplificador de áudio) e é chaveado por um transistor 2SC1685 que recebe um sinal do CI controlador do sistema (IC901). Já verifiquei as soldas novamente, testei o transistor e está ok.  A primeira vez que testei o transistor, ainda soldado na placa,  com a ponta de prova positiva do multimetro na base e a negativa no coletor o relé atracou mesmo a fonte de alimentação  estando desligada. O multímetro é um digital da minipa com escala automática. Verifiquei com o aparelho ligado e não tem nenhum sinal na base deste transistor. Alguém já passou por esse problema?


Obrigado a quem puder ajudar.
Natal

Re: Microsystem JVC CA-MXS2BK Sem audio By: natal Date: 25 Out 2010, 13:10
 O que notei é que a tensão de 5,6V que faz a o transistor Q539 comutar o relé está com 0,7V. A tensão de + e - B do STK está em 36V quando o esquema informa +/- 27. As tensãoes de 12V estão com 10. Já verifiquei todos os fusistores, tanto do regulador como do módulo de potência e da fonte de alimentação e nenhum está pifado. Aparentemente não tem nenhum diodo/transistor aberto ou em curto. Verifiquei todas as soldas para ver se não tinha nenhuma trilha em curto e está tudo ok. Estou perdidinho, estava pensando em trocar o STK para ver se ele, por algum motivo, está causando esta tensão de +B alta. Se alguém puder me ajudar, agradeço.
Re: Microsystem JVC CA-MXS2BK Sem audio By: natal Date: 26 Out 2010, 16:36
Problema resolvido. Tansistor Q537 (2SC1685) e Q538 (2SA933S) do circuito de proteção estavam com fuga. substituidos ambos o aparelho voltou a funcionar normalmente.
Páginas: 1