Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
som sony hcd-gnx80 sem saída nos dois canais By: clelio capoeira tecnico Date: 18 Out 2010, 11:26
Aparelho: som
Marca:    sony
Modelo:   hcd-gnx80
Defeito:   sem saída nos dois canais

este aparelho chegou sem som nos canais só no sorround. medindo o stk 412 as tensões estão um pouco alta medindo o relé encontrei 15v no coletor do q644 e q666 0v seguindo a linha de base vai no micro ic 401 no pino 76e77 no 76 está 0v quando deveria estar 3;4 será que este ci esta com defeito ? por favor me ajude desde já agradeço


Obrigado a quem puder ajudar.
clelio

Re: som sony hcd-gnx80 sem saída nos dois canais By: Marcelão Date: 20 Out 2010, 04:03
Bom dia.

Eu não tenho muita experiência em som, mas se o RL não arma, e a linha de base que o comanda parte do micro e se você já verificou essa malha e não achou defeito, então o problema pode ser ele (o micro). Em todo caso, feche os contatos NA do RL e veja se funciona, se positivo o problema ou é o RL ou o micro ou então algum componente nesta malha.   
Re: som sony hcd-gnx80 sem saída nos dois canais By: Sergio Freitas Date: 20 Out 2010, 12:48
Clelio

Além do que o Marcelão falou faça o seguinte, jampeie os contatos do relê, ligue o som na série e veja se sai o som, ai você terá certeza da saida estar boa.
Re: som sony hcd-gnx80 sem saída nos dois canais By: clelio capoeira tecnico Date: 20 Out 2010, 16:10
Caro amigo Marcelão e Sergio eu também não tenho muita experiência com som eu tive uma oficina a 17 anos atrais onde ficamos12 anos e  eu não trabalhava com som meu compadre que era meu sócio que pegava  o aparelho terminamos  em 2004 e agora sou obrigado a pagar. Bem eu fechei o relé e não funcionou eu falei que a tensão no stk estava alta eu pensei que era porque o relé não estava armando, medir novamente está toda alta p1 enveis de 55;6 está 70v p2 de 31;1 está 42 p3de 12;7 está 23v p4 de -13 está -24 p5de -31,4 está-42p6 de-55,8 está-70  p7 de 0,2 está 0v p8de- 0,2 está -0,05 p9 de0,2 está0,01 pino 10 a mesma coisa p11 de-0,2  está -0,05 p12de- 55,9está -70 e ácim por diante será que este stk esta furado não gosto de trocar peça por trocar se vocês poderem continuar me ajudando ficarei muito feliz
Re: som sony hcd-gnx80 sem saída nos dois canais By: Sergio Freitas Date: 20 Out 2010, 17:51
Com o pesquisador de sinais, veja se está chegando o sinal de audio no STK, se tiver é quase certeza dele estar com defeito.
Re: som sony hcd-gnx80 sem saída nos dois canais By: Marcelão Date: 21 Out 2010, 14:02
Boa tarde.

Siga a dica do Sérgio, os pinos de entrada de audio neste IC é o 14 e 18, caso tenha, então o problema é mesmo o IC, porém antes de troca-lo verifique os capacitores da fonte e os que trabalham na saída, pois se não tiverem ok irá danificar o que voce colocar.
Tamos no aguardo.
Re: som sony hcd-gnx80 sem saída nos dois canais By: Mailson Date: 22 Out 2010, 09:56
Amigo Clélio, estou me recordando que já consertei 2 aparelhos desses, tentarei esclarecer algumas coisas há você.
Este aparelho tem 5 caixas, 2 principais,2 surround 1 sub. O C.i que faz o Sub é o STK 403-120 o restante quem faz é STK 412-150.
Quando temos a saida amplificada do STK 412-150 ela vai direto ao rele e segue para os conectores da caixa. Então veja bem, o Surround deste aparelho fica amplificado aguardando o relê armar, a mesma potencia que vc tem nas caixas principais, sera a do Surround.(Amigos, foi isso que me recordo de ter compreendido no esquema deste aparelho qnd fiz a manutenção).
Para acionar o Relê, tem q ir ao menu do ap de som e deixar ativado  o Surround. Para você matar a charada, coloque o pesquisador de sinal em cima dos reles vai ver que vai ter o sinal de audio ai, pois este stk fornece apenas 2 saidas de audio amplificada, que neste aparelho qnd rele arma vc alimenta mais 2 caixas de som, utilizando uma ligação em paralelo.
Amigos, se falei besteira, por favor corrijam, estou aqui para aprender.
Abraço
Re: som sony hcd-gnx80 sem saída nos dois canais By: clelio capoeira tecnico Date: 24 Out 2010, 19:46
Amigo N eu agredito que seja ney,você relatou como  funciona realmente esse aparelho só que você disse menu. o menu só aparece espectum e dimer off .ele tem uma chave chamado sond fielo que liga matrx sorr 1 e 2 e link que liga  o relé  só que não passa nada; j a troquei o stk412 e continuou a mesma coisa,o estranho é essa tensão da fonte  muito alta a de 55,1está com 70 e a 31,1 com 42  agradeço a sua ajuda, me diga a onde é sua eletronica gostaria se posivel conversar com você pessoalmente  um abraço
Re: som sony hcd-gnx80 sem saída nos dois canais By: Mailson Date: 25 Out 2010, 08:45
Me Add no MSN, ficou online o dia todo ne.eletronica@hotmail.com meu nome é Mailson Teixeira
Abraço
Re: som sony hcd-gnx80 sem saída nos dois canais By: clelio capoeira tecnico Date: 28 Out 2010, 10:48
colegas eu não tinha pesquisador de sinal Cesar safo me emprestou mais não estou encontrando sinal de áudio em nenhuma parte do circuito pensei que o pesquisador estava com defeito mais não testei em outro aparelho.  Estou perdido por favor me ajude
Re: som sony hcd-gnx80 sem saída nos dois canais By: Sergio Freitas Date: 28 Out 2010, 11:28
Clélio

Com o pesquisador e esquema:

Veja se tem sinal de audio nos pinos 14 e 18 do IC-600. Caso negativo vá para o CN-601 (conector) e veja se tem o sinal nos pinos 6 e 8.

Tem = Verifique os componentes até o CI.

Não tem = Veja as tensões do Q- 180 e 181 (Mute) veja pelo esquema e pesquise se tem sinal.

Por ultimo confira as tensões do IC-101
Re: som sony hcd-gnx80 sem saída nos dois canais By: Mailson Date: 29 Out 2010, 08:51
Amigo pesquise no google, vai aparecer uma referencia deste ap se nao me engano no forum da eletronica pt ou eletronica2002, dizendo que pode ser feito um reset neste aparelho quando ele está sem audio de td, já li relato de pelo menos 2 casos que foram solucionados fazendo  o reset.
Não custa tentar
Abraço
Re: som sony hcd-gnx80 sem saída nos dois canais By: clelio capoeira tecnico Date: 09 Novembro 2010, 17:49
Amigos como Mailson falou pesquisei encontrei la no fórum 2002 uma dica do Mano Marcio era reset mesmo só que eu não conseguia porque tinha que montar lo. Obrigado a todos
Re: som sony hcd-gnx80 sem saída nos dois canais By: Sergio Freitas Date: 09 Novembro 2010, 17:52
Clélio

Só para confirmar.

Você fez o reset e o aparelho está OK?
Re: som sony hcd-gnx80 sem saída nos dois canais By: Claudio Carvalho Date: 09 Novembro 2010, 18:39
Clelio.

Por que do ícone resolvido?  Não li nada a respeito da solução!

Pode reportar?


Cláudio
Re: som sony hcd-gnx80 sem saída nos dois canais By: clelio capoeira tecnico Date: 10 Novembro 2010, 09:56
 Ok resetei e resolveu , mandei por email a dica pois não consegui colar aqui, se vocês poderem colar no tópico eu agradeço
Re: som sony hcd-gnx80 sem saída nos dois canais By: tectonny Date: 10 Novembro 2010, 09:57
Olá o membro acaba de enviar por email isso:

"Bom dia amigos !
Quero compartilhar com vocês uma experiência que tive com este aparelho.
Este som entrou para mim com som apenas no subwoofer.
Verifiquei resistores na entrada do saída pois as tensões no pré estavam ok.
Partí logo para a troca do STK 412-150, até por que tinha um aqui em mãos.
Ao ligar o aparelho, nem o subwoofer funcionou, coloquei novamente o original e nada.
Um macete que não conhecia é que, este aparelho deve estar totalmente parafusado, pois se faltar algum terra em uma das placas não arma a saída.
Após fazer toda a montagem do aparelho, liguei, e aí sim ele funcionou novamente só o subwoofer.
Então efetuei o procedimento seguinte :
DESCONECTAR DA TOMADA.
CONECTAR NOVAMENTE.
LIGAR.
PRESSIONAR JUNTOS: LIGAR,STOP,ENTER, NO PAINEL DO APARELHO.
O aparelho funcionou normalmente.
Se soubesse desta dica, nem teria desmontado o aparelho.
Espero que esta dica possa ser util aos colegas que ainda não tinham conhecimento dela.
VIVENDO E APRENDENDO !
Bom dia e bom trabalho a todos !"
Páginas: 1