Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV Philips 14pt3336 pouca largura By: Percí Date: 13 Out 2010, 14:38
Aparelho: TV
Marca:    Philips
Modelo:   14pt3336
Defeito:   pouca largura

Troquei a bobina deflectora e ficou com largura insuficiente, aumentei o capacitor de 12N para 15N e deu pouca diferença, gostaria de saber se  posso resolver isso com uma alteração no circuito já que não consegui uma bobina igual, Percí.

Obrigado a quem puder ajudar.
Percí

Re: TV Philips 14pt3336 pouca largura By: Sergio Freitas Date: 13 Out 2010, 15:20
No seu caso eu correria atrás da defletora original...
Re: TV Philips 14pt3336 pouca largura By: skaravelhus Date: 13 Out 2010, 15:54
se for pouca coisa,ajuste pelo modo de serviço a amplitude horizontal,o certo é mesmo a bobina original,pois qualquer diferença na impedância pode causar sobrecarga nos circuitos hor e ver.
Re: TV Philips 14pt3336 pouca largura By: Percí Date: 13 Out 2010, 16:16
Entendo que o melhor é o original, mas esse aparelho veio a dois meses atrás com o tubo quebrado mais outros danos menores na placa principal, troquei o tubo e cobrei R$100,00 agora para manter a paz com o cliente estou pensando em dar a bobina que tenho, por mais que eu não tenha responsabilidade sobre outros componentes fora o tubo, fica difícil explicar que ele vai ter agora que adiantar uns R$80,00 e ainda esperar uns 30 dias até que a Philips entregue a bobina.
Re: TV Philips 14pt3336 pouca largura By: trudes Date: 13 Out 2010, 17:14
Perci, se a diferença não for muita, você pode alterar o capacitor de retorno da defletora (ligado no circuito do fio azul). Geralmente é de valor alto (330nf, 390nf). O valor do capacitor, é inversamente proporcional ao resultado. Ou seja, quanto maior o valor, menor a largura, e vice versa. Mas veja bem, essa alteração não pode ser tão grande assim! E é só no caso de você realmente não achar a original!
Outra coisa, NUNCA altere o capacitor de coletor. Você estará alterando a forma de onda na saída horizontal, e com isso alterando a alta tensão.
Re: TV Philips 14pt3336 pouca largura By: Percí Date: 14 Out 2010, 09:24
Trudes, acho que o defeito não é a bobina, o aparelho voltou por se desligar segundos após ligar, segurando a tecla de canal ficava ligada na marra e não era possível perceber nenhuma alteração na imagem, apagava e ficava com o LED apagado, consegui acessar os códigos de erro e eram: 2 3  5  10  0,  conferi todos os componentes relacionados a esses circuitos e até troquei alguns e nada, apaguei o buffer de erros e ao abrir novamente lá estava o erro 3, resolvi então ligar outra deflectora e o aparelho não desligou mais o que me fez concluir que devia ser ela, restou então o problema de largura, hoje ao fazer o que você disse com relação ao capacitor de retorno o aparelho voltou a desligar sózinho, está com o capacitor de sintonia e o de retorno originais e continua com o problema, socorro!!!
Re: TV Philips 14pt3336 pouca largura By: trudes Date: 14 Out 2010, 10:08
Perci, tente testar esse chassi em outro tubo já com defletora!
Esses tubos são comuns. Use um tubo Philips com defletora AT1625 autoconvergente.
São usados em várias marcas: Philis, Toshiba, CCE, Philco.
Se você já verificou o circuito de ABL e fonte, faça isso e nos poste o resultado.
Obs: o que lhe passei anteriormente, era somente para a adaptação de uma defletora não original.
Re: TV Philips 14pt3336 pouca largura By: Percí Date: 14 Out 2010, 12:03
Fim da dor de cabeça Trudes, o problema era o mais lógico possível, os "danos menores" a que me referi no início do tópico era um trinco na placa principal e foi por ali que comecei procurando, acho que já estou precisando de óculos pois cansei de olhar com a lupa e não encontrei nada, daí fiquei dando voltas analisando códigos de erro mas no final era uma finíssima trilha que certamente já estava rompida desde o primeiro conserto mas ainda dava contato, valeu, bons negócios.
Páginas: 1