Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
TV GRADIENTE GBT2911 SEM VÍDEO E DESLIGA By: f@bio$$$ Date: 28 Set 2010, 19:57
Aparelho: TV
Marca:    GRADIENTE
Modelo:   GBT2911
Defeito:   SEM VÍDEO E DESLIGA

Ao ligar, permanece ligada por 10 segundos e em seguida desliga. Enquanto ligada percebe-se que há som normal e consigo mudar de canal, aumentar e diminuir o volume. Ao aumentar o screen a tela fica com trama, sem imagem e com linhas de retraço. Enquanto a trama vai aparecendo percebe-se que a largura diminui apresentando efeito almofada. Se eu aumentar mais o screen ela apresenta essa deformação mais rápido e desliga mais rápido. Ela não precisa apresentar o efeito almofada para desligar, de qualquer maneira que esteja ela desliga em 10 segundos. Verifiquei todas as tensões de alimentação no micronas e tudo normal com excessão no pino 65 que deveria ter 3,3V e está com 2,7V. A L8 aquece um pouquinho. Já regravei o micronas mas não adiantou.


Obrigado a quem puder ajudar.
Fábio

Re: TV GRADIENTE GBT2911 SEM VÍDEO E DESLIGA By: jairo silva Date: 28 Set 2010, 21:19
amigo verifique o DZ 401 de 22v possivel fulga , mas pode ser tambem a fonte com problema  , troque o   q830 bc546 por bc337  verifique o valor da R- 831 , verifique o capacitor  c- 413 possivel fulga e boa sorte.
Re: TV GRADIENTE GBT2911 SEM VÍDEO E DESLIGA By: trudes Date: 29 Set 2010, 13:17
Fábio, verifique as dicas do jairo. Mas acho que esse micronas foi...
Re: TV GRADIENTE GBT2911 SEM VÍDEO E DESLIGA By: f@bio$$$ Date: 29 Set 2010, 15:03
O que achei estranho é que de um lado da L8 tem os 3v3 e do outro lado tem 2v7. Parece que tem uma sobrecarga na linha do pino 65.

O que o amigo Jairo falou eu fiz hoje mas continuo na mesma. Acho que realmente é o micronas que foi pro saco.
Re: TV GRADIENTE GBT2911 SEM VÍDEO E DESLIGA By: jairo silva Date: 29 Set 2010, 16:25
f@bio$$$  realmente agora tudo indica ser o micro , mas antes verifique as resistências da fonte ok .
Re: TV GRADIENTE GBT2911 SEM VÍDEO E DESLIGA By: f@bio$$$ Date: 29 Set 2010, 17:05
Copiei Jairo, vou verificar e retorno.
Re: TV GRADIENTE GBT2911 SEM VÍDEO E DESLIGA By: anselmoeletronica Date: 29 Set 2010, 22:31
colega,a gbt 2911 tem um defeito frequente, quando altera o C 805 (10/160V),O D 401(180V) ela fica desligando e quando aparece retraço pode ter danificado o micro. mas primeiro troque o C 805 por um de 250v e coloque um diodo de 180v novo.
sucesso.
Re: TV GRADIENTE GBT2911 SEM VÍDEO E DESLIGA By: f@bio$$$ Date: 08 Out 2010, 21:23
Feito como dito, agora a tv liga mas a imagem está com pouca largura. Checado os bcs 848 e 858 do e-w e não encontrado anormalidades na etapa de potencia. Será que o micronas que comprei está ruim? Ao ajustar pelo menu de serviço a tensão não varia na entrada do circuito e-w.
Re: TV GRADIENTE GBT2911 SEM VÍDEO E DESLIGA By: trudes Date: 08 Out 2010, 21:27
Você comprou um micronas gravado para esse modelo??
Ele normalmente vem com uma etiqueta com o número do modelo do televisor.
Re: TV GRADIENTE GBT2911 SEM VÍDEO E DESLIGA By: marcosbr Date: 08 Out 2010, 21:47
 Q403 esta trabalhando? Capacitores checados?
Antes... Você já citou variação no EW. (efeito almofada)
Re: TV GRADIENTE GBT2911 SEM VÍDEO E DESLIGA By: f@bio$$$ Date: 08 Out 2010, 22:30
Bem notado, realmente a largura reduzia, inclusive a tensão na base de Q404 variava mas agora tá com largura reduzida e efeito almofada direto e a tensão na base de Q404 não varia mesmo se alterar qualquer valor de ajuste e-w na tela. A tv fica ligada direto, tem imagem e som. Q403 não está trabalhando, se desligar a base fica a mesma coisa.

Eu pedi micronas para esse modelo mas veio escrito TV-2924 nele e o cara da loja me disse que servia. Será que devo regrava-lo?   
Re: TV GRADIENTE GBT2911 SEM VÍDEO E DESLIGA By: jairo silva Date: 08 Out 2010, 22:37
amigo acredito que o micro que você comprou veio com defeito , você diz : ( Ao ajustar pelo menu de serviço a tensão não varia na entrada do circuito e-w.) quando ocorre isto o EW não esta atuando dentro do micro , eu peguei uma desta com esse defeito e não atuava ajustes EW e era o dito cujo ( MICRO ) com defeito , mas que azar hem amigo .
Re: TV GRADIENTE GBT2911 SEM VÍDEO E DESLIGA By: jairo silva Date: 08 Out 2010, 22:39
o correto é tentar trocar ok para nim ele esta com defeito .
Re: TV GRADIENTE GBT2911 SEM VÍDEO E DESLIGA By: marcosbr Date: 08 Out 2010, 22:50
 O Jairo pode ter razão.
Mas a variação tem que ser em aberto.
Isolando estes pontos, qualquer variação nesta base. afetara o EW.
R424.
Re: TV GRADIENTE GBT2911 SEM VÍDEO E DESLIGA By: jairo silva Date: 09 Out 2010, 14:13
naõ me chame de maluco  pois nós todos temos um pouco  porisso que somos tecnicos em eletrônicas e ja tomamos muintos choques ok   , mas eu peguei uma destas com esse defeito ai peguei uma pilha de 3 volts  daquelas redondinhas ou ate comuns é só unir duas de 1,5 volts  ok e liguei o negativo no terra  , soltei a resistência R- 424 do cicuito EW que vai ao pino 83 , na R- 424  no ponto antes da base do q- 404 eu soldei um tripote de 5 k um terminal na R- 424 junto nesse ponto o positivo e outro ponto do trimpote no terra , ai se variar vai perceber  a variaçaõ de largura   se o circuito EW estiver bom  (.Agora fique bem claro só fiz isto como teste para ver se o circuito EW estava bom ou não ok , depois do teste troquei o micro e pronto tudo ok .)
Re: TV GRADIENTE GBT2911 SEM VÍDEO E DESLIGA By: marcosbr Date: 09 Out 2010, 18:56
 Jairo.
Não estou te chamando de doido. Pelo contrario...
Acabou de inventar o trimpot "digital. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Um abraço.
Re: TV GRADIENTE GBT2911 SEM VÍDEO E DESLIGA By: jairo silva Date: 10 Out 2010, 11:12
ok marcos sou meio doido mas não se esqueça apenas para descobrir o defeito depois troquei o micro e pronto ok , veja o que eu disse >>>(.Agora fique bem claro só fiz isto como teste para ver se o circuito EW estava bom ou não ok , depois do teste troquei o micro e pronto tudo ok .)
Re: TV GRADIENTE GBT2911 SEM VÍDEO E DESLIGA By: f@bio$$$ Date: 13 Out 2010, 14:55
Jáiro, vc é maluco mesmo assim como eu,  pois já havia feito isso antes mesmo de vc postar só que usei uma fonte variável e a largura variou porém logicamente com distorção almofada. Tenho quase certeza que é o micronas. Já enviei para troca agora é só esperar chegar o outro pra ver. um abraço amigo.
Re: TV GRADIENTE GBT2911 SEM VÍDEO E DESLIGA By: trudes Date: 14 Out 2010, 18:45
Fábio, consertei uma hoje com problema de fonte em curto.
Após ter trocado o FET, CI e alguns periféricos, ela funcionou mas sem atuar o  pin-cushion, estava com efeito almofada.
A minha aqui é uma Gradiente TF2952.
Veja só que interessante, algumas funções até atuavam, outras não.
Observe:
Pwd - não
Tpz - não
Csh - não
Ang - sim
Bow - sim
Vcs - não
Lcs - não
Bom, como eu tinha um micronas e eepron novos e já gravados para esse modelo, troquei e funcionou perfeitamente.
Re: TV GRADIENTE GBT2911 SEM VÍDEO E DESLIGA By: jairo silva Date: 14 Out 2010, 19:07
perfeitamente amigo trudes é isso mesmo , muinto  boa   essa tua informaçaõ parabéns meu amigo.
Páginas: 12