Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Radio antigo Philips 695 Cordão do dial By: Felipe FZ Date: 27 Set 2010, 18:40
Aparelho: Radio antigo
Marca:    Philips
Modelo:   695
Defeito:   Cordão do dial

imaginem vocês que um colega de 75 anos da nossa profissão, me pediu para trocar o cordão de um radio da philips que é o xodo dele... o famoso philips 695

Só que ele disse que já havia tentado por mais de 1 semana e o ponteiro só vai até metade do dial... então imaginei que vinha bomba.
Tirei o cordão dele passei outro novo sem nem olhar, só pelo manual que ele tinha, pois era autorizado da philips e advinhem o que aconteceu...

Só foi até metade!

Pouco peguei aparelho antigo (tenho 38 anos), mas já troquei cordão de alguns modelos de transglobe e de Grundig Satellit (quem conhece sabe que o babado é forte), mas confesso que esse, apesar da simplicidade mecânica da coisa, me deixou meio perdido... Reaparei que enquanto o varável (plástico) dá uma volta inteira, o ponteiro só chega na metade, parece que existe uma relação de 1:2.
Imaginei que podia ter alguma polia que fizesse essa função, então liguei para ele e o mesmo disse que é só aquilo mesmo de polias, que ele já havia trocado várias quando era mais novo, mas esqueceu como se faz por causa da idade... disse que lembrava vagamente que existia um número certinho de voltas em cada pequena polia, assim uma girava mais do que a outra...

Tenho certeza de que por aqui, muitos já trocaram cordão nesses aparelhos, ou talvez até tenha algum em casa e possam me fazer a gentileza de olhar.

Abraços


Obrigado a quem puder ajudar.
Felipe

Re: Radio antigo Philips 695 Cordão do dial By: Felipe FZ Date: 28 Set 2010, 05:40
Ainda hoje vou escanear o desenho e tentar postar a foto aqui, assim de repente alguém pode lembrar...

Abraços
Re: Radio antigo Philips 695 Cordão do dial By: Claudio Carvalho Date: 28 Set 2010, 06:49
Felipe.

Rapaz, eu tenho 2 Philips aqui, um R 277 e o outro R 395...  São meus mesmo! 

Mas veja se você esta dando duas voltas no disco da variável, pois nestes modelos há de se dar 2 voltas no disco, senão não corre o dial!


]Cláudio
Re: Radio antigo Philips 695 Cordão do dial By: Felipe FZ Date: 28 Set 2010, 13:13
Oi Cláudio, obrigado pela resposta. Tem 2 dos antigos? Esses rádios eram bons em OC, não é? Realmente, o mínimo são duas voltas, senão fica patinando, essa parte ok.
Re: Radio antigo Philips 695 Cordão do dial By: Claudio Carvalho Date: 28 Set 2010, 13:16
Felipe.

Só pode ser por este motivo a parada dele no meio, então dê 3 voltas!

Cláudio
Re: Radio antigo Philips 695 Cordão do dial By: Felipe FZ Date: 28 Set 2010, 13:25
Não Cláudio, talvez eu não tenha explicado direito... a parada no meio da escala do dial é porque quando chega no meio da escala, já chegou no fim do variável... quero dizer que uma volta completa do variável só vai até metade da escala.
Re: Radio antigo Philips 695 Cordão do dial By: Claudio Carvalho Date: 28 Set 2010, 17:16
Felipe.

Tem alguma coisa errada! Ou a cordoalha esta sendo passada diferente, pois se o disco é o mesmo, tem de fazer o curso todo!  Não acredito que alguém tenha trocado o disco, pois se o rádio é antigo, não tem como!

Tente outro caminho da cordoalha, quem sabe não chega a um acordo?

Boa sorte!


Cláudio
Re: Radio antigo Philips 695 Cordão do dial By: Sergio Freitas Date: 28 Set 2010, 17:57
Felipe

Esse sistema do dial não é de compensação, ou seja as polias são duplas?
Re: Radio antigo Philips 695 Cordão do dial By: Felipe FZ Date: 28 Set 2010, 18:28
Cláudio, foi exatamente o que eu pensei... mas tentei de algumas maneiras e nada.
Sérgio, por certo teria que ter pelo menos uma delas assim... mas ele garante que era do jeito que estava. Quando eu peguei ele já tinha trocado o cordão e estava assim.

Re: Radio antigo Philips 695 Cordão do dial By: cleomar Date: 28 Set 2010, 21:27
mais uma lembrança a mola do dial esta fazendo força ou seja esta esticada pois se a mesma ñ fizer força chega sem pressao e para sem chegar ao final!!!!
Re: Radio antigo Philips 695 Cordão do dial By: Felipe FZ Date: 28 Set 2010, 23:43
OK Cleomar, isso aí, sempre bem esticado, o variável dele é tão pesado que realmente ele nem anda se não estiver esticado.
Re: Radio antigo Philips 695 Cordão do dial By: Felipe FZ Date: 20 Out 2010, 12:36
Realmente esse aparelho levava uma polia dupla, que provavelmente foi perdida... dou o tópico como encerrado.
Abraços
Re: Radio antigo Philips 695 Cordão do dial By: carlos2010 Date: 21 Out 2010, 01:10
felipe fz..........este tipo de cordao os tecnicos da minha cidade chama de aumentativo...........ele posui duas roldanas .1pertodo botao que roda o cordao....ea outra do lado esquerdo proximo ao ALTO FALANTE.....aprimeira roldana perto do botao voce de 1volta no  lado pequeno passa pelo frizo e3VOLTAS NO LADO MAIOR......na outra roldana perto do af DE 3VOLTAS DOLADO PEQUENO PASSA PELO frizo E 1 VOLTA DO LADO GRAN DE........ja passei muito codao destes radios philips......talves voce ache oesquema deste cordao na net.........
Re: Radio antigo Philips 695 Cordão do dial By: Felipe FZ Date: 21 Out 2010, 01:18
Olá bto, como vai? Obrigado pela resposta. Imaginava isso. Mas o que ocorreu é que a polia foi perdida pelo dono, então...
Re: Radio antigo Philips 695 Cordão do dial By: Sergio Freitas Date: 21 Out 2010, 10:07
Felipe

Vá a uma autorizada da marca (procure a mais antiga) que você vai achar as polias duplas para venda.
Re: Radio antigo Philips 695 Cordão do dial By: Protek Date: 21 Out 2010, 11:01
com certeza Sergio é isto mesmo me lembro deste com polia dupla e vou te dizer tentei muitas vezes mas nunca consegui colocar este cordão.
Re: Radio antigo Philips 695 Cordão do dial By: Sergio Freitas Date: 21 Out 2010, 11:08
Elder:

Variável fechado no sentido anti-horário (530 em AM ou 87 em FM)

2 1/2 na polia grande e 1 1/2 na pequena do primeiro conjunto.

1 1/2 na grande e 2 1/2 na pequena do segundo conjunto.
Páginas: 1