Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
TV PANASONIC TC29AV1 REMOÇÃO DE CURTO DO TUBO By: f@bio$$$ Date: 01 Set 2010, 14:27
Aparelho: TV
Marca:    PANASONIC
Modelo:   TC29AV1
Defeito:   REMOÇÃO DE CURTO DO TUBO

Estou com essa tv que ganhei de um amigo. Esta tem um som tão bom quanto aquela philips 29GX1899 porém está com um defeito que parece ser o tubo. Quando aumento o contraste a imagem perde foco em algumas partes da imagem, as veses a imagem toda fica sem foco, fica como se fosse aquelas tarjas embaçadas horizontais que são usadas para censura de propaganda. Deixando o brilho e contraste abaixo do meio a imagem fica normal. Na hora que acontece o defeito aparecem ao fundo linhas de retraço e a imagem clareia tambem. Não consigo medir o screen pois ao tocar a ponteira do multimetro no G2 a imagem apaga e o defeito não aparece.

Ela já havia dado esse defeito há algum tempo e resolvi colocando o contraste no máximo, diminuindo o screen até o mínimo e aumentando o foco até o máximo. Na hora que aumentei o foco percebi na tela que o defeito sumiu instantaneamente.
Acho que o tubo está com fuga entre o foco e screen. Queria saber se tem como remover esse curto interno usando o reativador de cinescõpio ou usando uma fonte de voltagem/corrente altas entre os elementos. No reativador a seletora tem uma posição "remover curto" porém não tem opcão de análise para screen/focus para saber se resolveu ou não.


Obrigado a quem puder ajudar.
Fábio

Re: TV PANASONIC TC29AV1 REMOÇÃO DE CURTO DO TUBO By: Protek Date: 01 Set 2010, 14:46
Irmão Fabio graça e paz! pelo que entendi seu defeito ai realmente parece ser o tudo, quanto ao remover o curto com reativador pode dar certo mas ha sempre um risco de pifar todo, pra vc ter certeza quando der o defeito vc pode bater de leve no canhão com o cabo de uma chave de fenda ai volta a funcionar depois volta o defeito.
Re: TV PANASONIC TC29AV1 REMOÇÃO DE CURTO DO TUBO By: f@bio$$$ Date: 02 Set 2010, 20:09
Valeu Élder, vou ver se consigo outro tubo pra ela. Essa tv tá 100% conservada e é muito boa de som e imagem (mesmo com o defeito). Não quero desmonta-la.   Obrigado pela dica. A paz do Senhor.
Re: TV PANASONIC TC29AV1 REMOÇÃO DE CURTO DO TUBO By: paulo52 Date: 03 Set 2010, 07:12
Isso  esta  parecendo   soquete  oxidado e  não  crt.
Re: TV PANASONIC TC29AV1 REMOÇÃO DE CURTO DO TUBO By: Protek Date: 03 Set 2010, 08:44
É isso  ai fabio como disse o amigo paulo52 se fosse vc trocaria este soquete não tinha pensado nisto.
Re: TV PANASONIC TC29AV1 REMOÇÃO DE CURTO DO TUBO By: marcosbr Date: 03 Set 2010, 09:00
 Mais um pitaco.
Eu ia sugerir, testar a placa em outro tubo. Pode ser o fly.
Este tipo de curto não é comum. O soquete é uma boa.
Re: TV PANASONIC TC29AV1 REMOÇÃO DE CURTO DO TUBO By: f@bio$$$ Date: 03 Set 2010, 17:48
Vou dar uma olhada nele. A propósito, vou troca-lo direto pra ver. Também suspeitei do flyback. Vou comprar um desses de 10,00 só pra ver se resolve caso não seja o soquete. Valeu a ajuda. Quando tiver novidades retorno.
Re: TV PANASONIC TC29AV1 REMOÇÃO DE CURTO DO TUBO By: f@bio$$$ Date: 14 Out 2010, 20:59
Ainda sem solução...
Re: TV PANASONIC TC29AV1 REMOÇÃO DE CURTO DO TUBO By: Almeidaf Date: 14 Out 2010, 21:24
De uma olhada no pino do abl, restauração de clamp.
Deve ser um borrado meio meloso quando cenas mais fortes. tambem oscila trama. normalmente se diminuir o contraste ameniza o efeito.
Re: TV PANASONIC TC29AV1 REMOÇÃO DE CURTO DO TUBO By: paulo52 Date: 14 Out 2010, 21:26
Fabio  conta  ai  o  que  vc  fez.
Re: TV PANASONIC TC29AV1 REMOÇÃO DE CURTO DO TUBO By: f@bio$$$ Date: 14 Out 2010, 21:44
Essa tv, veio pra mim com D503 em curto imagem deslocada para a direita e também com esse defeito. Dessa vez não quero descaracterizar o problema mexendo aqui ou ali mas quero descobrir exatamente o que ela tem.

O que fiz:

Uma revisão geral de capacitores na fonte e horizontal. Comprei tudo EPCOS. 

Ajustei o RGB que a imagem tava meio avermelhada.


Páginas: 1