Forum TecTonny Solicitações de Esquemas
Páginas: 1
PROJETO FINAL DO AMPLIFICADOR HI-FI 240W By: schiavinato Date: 28 Ago 2010, 01:09
Está ai um excelente projeto para montar um amplificador completo de 240 w RMS ou montar uma mesa de som, ai vai da criatividade de cada um.
OBS eu montei os só a saída estéreo, pois como eu usei só para microfones não havia a necessidade de montar o pré e o equalizador estéreo, mas como eu disse vai da criatividade de cada um. Críticas por favor, só construtiva.
OBS o único ajuste no amplificador é o ajuste de corrente, e para ajustar proceda assim: De um curto no sinal de entrada do amplificador R1 e terra isto para não gerar ruído e dar medidas falsa, depois ligue na saída do amplificador um resistor de 4 ohms 20W ajuste o trimpot P1 para ler uma tensão de 5 milivolts em cima de R18 ou R19 . OBS use um voltímetro digital.
Depois de montado todos os circuitos é só fazer o ajuste geral. Ajuste Geral deixe os potenciômetros de filtro, graves médios e agudos todos no meio mecânico e o máster no máximo volume. Coloque uma carga na saída do amplificador de 4 ohms, e que suporte 100W
Injete um sinal senoidal de 1khz -44db ou 5 milivolts rms na entrada de um dos microfones e feche as demais , abra para o volume máximo tanto o máster como o volume do microfone o qual foi injetado o sinal , deixe o trimpot da compressão três quarto de volta aberto isto é só 20% de compressão e ajuste o trimpot de ganho do compressor até começar a quadrar a forma de onda na saída do amplificador, começando quadrar a senoide pare de girar o trimpot de ganho do compressor, pois ai está o ajuste final do amplificador.

O amplificador dispensa comentários é baseado em um amplificador HI-FI Philips dos anos 70.

O pré de microfones também já é bem conhecido, pois usa CI amplificador operacional e seu ganho é determinado dividindo o R8 pelo R9, nesse caso o ganho é de 10X.
No caso de montar uma mesa de som é só montar duas placas e ligar a saída da mesma em paralelo que você já tem 12 entradas para microfones tipo SM58 Lessom, e para obter entrada de teclado é só ligar na entrada do pré de microfone um resistor de 150K e em paralelo um capacitor cerâmico de 100pf.

O pré de microfones Fhanton Power é do tipo entrada balanceado e a saída normal seu ganho é 1 e pode ser ligado a qualquer entrada de pré de microfones ou mesa de som.
Este é imbatível, pois aproveitam as duas fases do microfone Fhanton.


O equalizador é paramétrico e o corte de frequência é feito em F1 e F2. Mas cuidado se você não tem muita experiência com esse tipo de equalizador deixe os dois potenciômetro de 470K F1-F2 no meio mecanicanico, pois se você não souber regulares esses filtros poderá deixar o som abafado. Esses filtros F1 E f2 sevem para defasar as formas de onda e com isso você consegue eliminar microfonia (realimentação do microfone).

O compressor serve para comprimir o som, isto quer dizer que mesmo que você grite no microfone o som vai sair normal, mas isto depende da maneira que você ajustar o trimpot P1. No trimpot P1 você ajusta o nível de compressão, e no trimpot P2 você ajusta o ganho do que estiver ligado ao compressor.

O Vu Miter foi baseado em um CI LM3914 e ligado direto na saída do amplificador. O CI LM3914é um CI linear, só use o LM3915 se você não encontrar o LM3914, pois o LM3915 não é linear e pode dar erro de leitura.

http://www.4shared.com/file/KmnkHGXc/PROJETO_FINAL_DO_AMPLIFICADOR_.html
Re: PROJETO FINAL DO AMPLIFICADOR HI-FI 240W By: carlosverdao Date: 28 Ago 2010, 07:38
beleza amigão ta anotado!
Re: PROJETO FINAL DO AMPLIFICADOR HI-FI 240W By: lm-perez Date: 28 Ago 2010, 13:38
  schiavinato,parabéns pela postagem!  ;)

  Como sou um "caçador de esquema" de amplificador e projetos de audio em geral já tinha o projeto do amplificador,mais os outros não.
  O que mais gostei foi o do equalizador já com o layout e tudo,facilita bastante a montagen(um achado) inclusive vou montar esse equalizador e depois posto a foto dele pronto.
Re: PROJETO FINAL DO AMPLIFICADOR HI-FI 240W By: deltax Date: 22 Out 2010, 20:14
 Com relação ao equalizador, o layout da placa, bem como a numeração de alguns componentes estão errados, observando que é um excelente projeto.
Um abraço.
Deltax

Re: PROJETO FINAL DO AMPLIFICADOR HI-FI 240W By: kimura Date: 11 Fev 2011, 21:16
 :police: Parabens Schiavinatto pelo belo projeto
Páginas: 1