Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
tv semp tv2083fav cor vermelho insuficiente By: luiztatui Date: 07 Ago 2010, 18:51
Aparelho: tv
Marca:    semp
Modelo:   tv2083fav
Defeito:   cor vermelho insuficiente

Boa noite , peguei esta tv com fly em curto , troquei e ela ligava , sem video e sem caracteres, aí seguindo a dica nos tópicos resolvidos troquei o diodo d901 1n4148 ,na placa do crt, agora tem imagem sendo q as cores estao desajustadas , as voltagens dos pinos do rgb estao todas com 160v , troquei todos os trts do rgb e os rs, de 1k2 e 18k , ainda n troquei os demais, gostaria da dica dos amigos , se ñ é defeito e sim falta de ajuste no modo de serviço, e como fazer o mesmo , obrigado...


Obrigado a quem puder ajudar.
luiz fernando

Re: tv semp tv2083fav cor vermelho insuficiente By: Claudio Carvalho Date: 07 Ago 2010, 19:55
Luiz.

Não é serviço, pode apostar!  Uma pergunta: O fly que colocou é realmente o substituto???


Cláudio
Re: tv semp tv2083fav cor vermelho insuficiente By: luiztatui Date: 08 Ago 2010, 01:53
Positivo , claudio o fly corresponde , ñ duvidando de sua desconfiança , mas, a nivel de exclusão, vou resetar a danada e volto a responder , obrigado...
Re: tv semp tv2083fav cor vermelho insuficiente By: Claudio Carvalho Date: 08 Ago 2010, 07:40
Luiz.

Olhe, 160 v. na linha do RGB é meio baixo, veja no esquema o que ele diz! Outra coisa, este foco do fly esta bom?

Cláudio
Re: tv semp tv2083fav cor vermelho insuficiente By: luiztatui Date: 08 Ago 2010, 10:30
Bom dia, feliz dia a todos  os pais , Claudio o foco esta bom sim ; me enganei com a voltagem , tem os 180v normal na pci do trc , eu quis dizer q  estava em dúvida com a tensao lá no canhao , tanto nos pinos r,g,b a tensao é a mesma +ou- 160v ,no esquema esta 144,7v no col. do q901 e 142,2v nos q903 e q905 , minha dúvida é: defeito no circuito q está elevando essas tensoes e desregulando a cor vermelha q existe, mas esta opaco , ou seja, o verde e o azul estao com brilho normal  , ou desregulado pelo modo serviço.
             Obrigado.
Re: tv semp tv2083fav cor vermelho insuficiente By: Claudio Carvalho Date: 08 Ago 2010, 13:05
Luiz.

Olha, neste caso acho que cabe sim uma entrada no serviço e ajustar o RGB.

Antes tenha o cuidado de escrever os valores para não se perder, OK?

Cláudio
Re: tv semp tv2083fav cor vermelho insuficiente By: luiztatui Date: 08 Ago 2010, 14:06
Obrigado , só vou trabalhar nela amanhã , pq creio q hoje vamos aproveitar o domingão ñ é ???
Abrçs  wlw...
Re: tv semp tv2083fav cor vermelho insuficiente By: f@bio$$$ Date: 08 Ago 2010, 22:01
Qual é a marca do cinescópio? Se for SAMSUNG tem grande chance de ser ele o problema. O RGB entra nos pinos 20, 21 e 22. Dessolde o pino 20 e o 21 e faça um jumper do pino 21 para a ilha do pino 20 e um jumper do pino 20 para a ilha do pino 21. Se o problema não passar para o verde o defeito é do cinescópio. Esse teste é somente para ver se a emissão do vermelho está boa. As cores R e G da imagem deverão estar invertidas durante o teste.  Eis o esquema em anexo:

Re: tv semp tv2083fav cor vermelho insuficiente By: jairo silva Date: 08 Ago 2010, 22:45
o amigo claudio tem razaõ agora sim é hora de entrar no modo de serviço e ajustar o RGB ok amigo.
Re: tv semp tv2083fav cor vermelho insuficiente By: kuzjman Date: 08 Ago 2010, 23:02
    :o Entre no modo de serviço primeiro , chequei os niveis de ajuste do RGB eles devem estar com leitura proxima um do outro ,se OK ,vai para o teste do tubo(ou então teste o tubo primeiro).
                     

                                Marcos
Re: tv semp tv2083fav cor vermelho insuficiente By: luiztatui Date: 11 Ago 2010, 21:43
Boa noite amigos, modo de serviço ñ resolveu, vou tentar o teste do tubo sugerido pelo Fabio , e retorno assim q der , wlw....
Re: tv semp tv2083fav cor vermelho insuficiente By: luiztatui Date: 12 Ago 2010, 14:21
Boa tarde, amigos fiz o teste ;  e a imagem predominante foi azul , nem sombra de vermelho ,a imagem q antes era verde predominante, a proposito o tubo é philips..
Re: tv semp tv2083fav cor vermelho insuficiente By: f@bio$$$ Date: 12 Ago 2010, 14:36
Pergunta: O verde está aparecendo?

Para que o teste funcione volte os valores originais.

Nota: coloque os valores do RGB para os valores do manual de serviço
ex:
RCUT: 20
GCUT: 20
BCUT: 20
GDRV: xx (valor anterior)
BDRV: xx (valor anterior)

O sinal do vermelho que vem do CI na PCI entrará no amplificador do verde. Se aparecer o verde na tela significa que o seu tubo está com o canhão R fraco.
Re: tv semp tv2083fav cor vermelho insuficiente By: f@bio$$$ Date: 12 Ago 2010, 14:49
Amigo, vendo o tópico que postou pude perceber que vc não perguntou ao cliente se a imagem estava normal antes.

Faça o seguinte.

Meça as tensões nos pinos de saida de RGB no CI proc de video na PCI. Se alguma tensão estiver baixa próxima de zero volts, com a tv desligada da tomada, desligue o pino que está com zero e meça a resistência do pino para terra usando a escala Rx1. A resistencia deverá ser de +/- 100ohm a 1kohm e invertendo as pontas de prova vc deverá encontrar um diodo. Se estiver em curto o CI foi danificado. Tem um tópico de uma HPS2906 no fórum que dei o procedimento para recuperar CIs nesses casos. Vou encontrá-lo e posto pra ti.
Re: tv semp tv2083fav cor vermelho insuficiente By: luiztatui Date: 12 Ago 2010, 20:47
Boa noite , Fábio é o seguinte : o verde está sobressaindo, o vermelho n está ausente , está como se fosse uma mistura de marron e vinho, ao inverter, o azul ficou predominate...
Na situação atual pecebesse a "fraqueza" do vermelho na imagem de uma pessoa na tela , é como se um moreno tivesse o tom da pele de um asiatico , o cliente disse q a imagem estava excelente, fiz um teste com outro tubo e continuou na mesma
, n sei mais suspeito do micro pq há soldas indicando q foi trocado, como posso verificar se o red está mesmo presente na saída do mesmo. ???
Espero n estar pensando besteira.
Re: tv semp tv2083fav cor vermelho insuficiente By: f@bio$$$ Date: 12 Ago 2010, 22:10
Faz o que falei em relação ao menu de serviço. Ajuste para o valor padrão de RGB, saia do serviço e em seguida entre no menu de usuario e desabilite a tela azul. Sem conectar a antena deixando com a imagem chuviscada, meça as tensões nos pinos 18, 19 e 20 do TB1238N, as mesmas devem ser iguais. Referência de: 2,5V. Se estiverem iguais o defeito está na placa do tubo. Verifique na base de Q901, Q903 e Q905 (PCB CRT) se estão iguais.
Re: tv semp tv2083fav cor vermelho insuficiente By: Claudio Carvalho Date: 13 Ago 2010, 06:45
Luiz.

Leia o que eu escrevi acima!  O procedimento feito pelo Fábio esta correto, mas escreva os valores que estiverem para depois não se perder!

Cláudio
Re: tv semp tv2083fav cor vermelho insuficiente By: luiztatui Date: 14 Ago 2010, 00:26
O.k vamos lá  ; Claudio anotei os valores , e tentei o q vc me sugeriu , no modo serviço , continuou na mesma , ñ mudei nada anotei e testei as variaçoes do tom das cores , sempre voltando aos valores originais , agora vou tentar o q o Fábio sugeriu , e pra matar 2 coelhos c/ uma paulada , eu tenho uma tv da mesma aki em casa  perfeita , vou trocar os chassis e ver se o tubo está bom , e se no outro caso ver se permanecer o def. vou trocar os tb1238n e tirar a minha dúvida quanto ao c.i , posto assim q puder vlw....
Re: tv semp tv2083fav cor vermelho insuficiente By: luiztatui Date: 18 Ago 2010, 18:18
Boa noite rapaziada... desculpem a demora , com este frio q está fazendo , eu fiquei gripado , e perdi um pouco o "time"
mas voltando ao assunto; estava olhando este chassis e conferindo as tensoes , q o amigo Fábio indicou , encontrei nos pinos: 18: 0.25v , 19: 1.35v e 20: 1.35v , e minha dúvida : no esquema o ic501 é : tb1254n, o citado p/ Fábio é tb1238n; e o que tá aqui é : tb1275an.
Tenho quase certeza q o problema está neste ci , gostaria antes de troca-lo da opiniao dos amigos do fórum , abrçs ,wlw ...



Re: tv semp tv2083fav cor vermelho insuficiente By: luiztatui Date: 27 Ago 2010, 11:42
Bom dia , gostaria da opiniao dos amigos ; estou pensando em
colocar o do esquema 2083 fav :tb1254n, meu dilema é saber se alguem botou no lugar o / tb1275an , pq no esquema chassis u11 o ci usado é 1238n, e no u11d2 é 1254n , comparando os dois percebe-se a diferença do ci processador :
qa01 = tmp87ck-1p15 (u11d2) , e tmp87ck-3622 no u11 , desculpem se estou embaralhando as coisas e obrigado desde já....
Páginas: 12