Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV CCE HPS-1497 Não liga By: Percí Date: 03 Ago 2010, 15:46
Aparelho: TV
Marca:    CCE
Modelo:   HPS-1497
Defeito:   Não liga

Pelo esquema conferi as tensões da fonte, as tensões que alimentam o UOC e estou concluindo que deve estar sendo acionada uma proteção, acontece o seguinte, stand-by normal, ao dar o power inicia a oscilação e pára ficando o LED piscando descompassado, verifiquei transístor drive do horizontal, capacitor de acoplamento C419 e alimentei o filamento com uma fonte externa para tentar visualizar algo no tubo no instante em que funciona, acelerando a screen vi tela cheia com linhas de retraço e penso não ser problema no circuito vertical, não consegui identificar pino que monitora proteção no UOC e preciso de ajuda.


Obrigado a quem puder ajudar.
Percí.

Re: TV CCE HPS-1497 Não liga By: Sergio Freitas Date: 03 Ago 2010, 15:55
Perci

Solte o saida vertical

Re: TV CCE HPS-1497 Não liga By: marcosbr Date: 03 Ago 2010, 17:11
 Verifique aqui.
Re: TV CCE HPS-1497 Não liga By: Sergio Freitas Date: 03 Ago 2010, 17:47
Perci

Pedi para você desligar o vertical porque se tiver desvio de feixe você pode degolar o tubo.


Re: TV CCE HPS-1497 Não liga By: Percí Date: 04 Ago 2010, 09:34
 Marcos os 103V estão chegando na plaquinha, o que pode estar estranho é que ao ligar a tensão só chega a 160V, chequei C423 e C908. Sempre ouvi falar de casos em que o tubo foi "degolado", comigo nunca aconteceu, por isso gostaria que me dissesse em que situações isso pode acontecer Freitas.
Re: TV CCE HPS-1497 Não liga By: Sergio Freitas Date: 04 Ago 2010, 10:56
Perci

O Saida vertical simétrico trabalha com tensão positiva e negativa.

A diferença de uma tensão altera a indução do yoke (vertival) fazendo o feixe de eletrons desviar de sua trajetória indo colidir diretamente com o pescoço do tubo gerando alta caloria vindo a degolar (corta o pescoço como se tivesse usado um diamante)

Na imagem a tela fica aberta aparentando estar desfocada, e com manchas sempre induzindo a trocar o soquete.

É uma explicação com teoria simplificada.

Outro defeito que pode acontecer é furar o tubo (embaixo da defletora) e ai a alta tensão vem para a os pinos do tubo. Não sei se ainda vigora mas antigamente chamavamos de tubo ionizado.

NB: Explicação simplificada
Re: TV CCE HPS-1497 Não liga By: Percí Date: 04 Ago 2010, 12:29
Valeu Freitas foi simplificado mas foi muito claro, já peguei o caso da imagem embaçada que resolvi trocando o vertical e sempre que está faiscando dentro do tubo creio que seja porque entrou ar mesmo, no caso desses CI's com alimentação simétrica vou redobrar minha atenção, também comprei outra saída pra ter certeza que não está com defeito e depois dou retorno.
Re: TV CCE HPS-1497 Não liga By: Percí Date: 05 Ago 2010, 08:38
Continua na mesma, inicia oscilação e para 2 segundos após ficando o LED piscando descompassado, sei que um problema no fly-back pode causar isso mas antes que outra hipótese eu poderia verificar?
Re: TV CCE HPS-1497 Não liga By: Percí Date: 02 Set 2010, 19:01
Alguém arrisca mais algum palpite?
Re: TV CCE HPS-1497 Não liga By: ccc Date: 02 Set 2010, 19:32
desligue Q403 e Q404, ligue a tv se funcionar o defeito esta na área do horizontal.
nos reporte o resultado. boa sorte!
Re: TV CCE HPS-1497 Não liga By: marcosbr Date: 02 Set 2010, 20:53
 Deixe tudo ligado.
Fique ligando até aquecer o filamento. (se apareceu com externo, vai apertando canal)
Trabalhe com sinal de antena. Se precisar ajuste a screen devagar.
Monitore o aquecimento do saída, se aparecer retraços, vá fechando o screen devagar.
Se não chegar a nenhuma conclusão...
Os procedimentos que o Cláudio indicou estão aqui.


Re: TV CCE HPS-1497 Não liga By: Percí Date: 03 Set 2010, 16:12
Ainda não pude fazer os procedimentos, mas assim que fizer dou retorno com certeza, Percí.
Re: TV CCE HPS-1497 Não liga By: Percí Date: 03 Set 2010, 19:17
Consegui, e vejam só, fui olhar com a lupa nas inscrições em cima dos transístores que são SMD antes de retirá-los e notei um espaço em que deveria haver um resistor também SMD, era o 405 de 3,9K que "caiu", provavelmente por causa da "delicadeza" do cliente visto que o aparelho tem marcas de violência, muito agradecido amigos, até a próxima.
Re: TV CCE HPS-1497 Não liga By: Claudio Carvalho Date: 04 Set 2010, 07:13
Perci.

Você não é o único técnico que sofre com estas delicadezas dos cliente em seus aparelhos, quando a imagem some...

Eu peguei uma lumina Toshiba, chassi U 15 se não me engano, que de tanta porrada, o choque da fonte pulou do chassi, pode?  E a cliente ainda teve a cara de pau de me dizer que só encostava na lateral do aparelho...

Cláudio
Páginas: 1