Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV SEMP 1480E:TOPO DA TELA, VERTICAL IRREGULAR. By: jusenaldo Date: 21 Julho 2010, 17:34
 :police:
Re: TV SEMP 1480E:TOPO DA TELA, VERTICAL IRREGULAR. By: Sergio Freitas Date: 21 Julho 2010, 17:41
Primeiro passo:

Estabilize a tensão de 24Vcc...


Re: TV SEMP 1480E:TOPO DA TELA, VERTICAL IRREGULAR. By: jusenaldo Date: 21 Julho 2010, 17:59
Primeiro passo:

Estabilize a tensão de 24Vcc.

Valeu Sergio, mas dá pra ser mais específico? A varredura feita no circuito foi ampla, pensei no fly back, e fui às vias de fato.
Re: TV SEMP 1480E:TOPO DA TELA, VERTICAL IRREGULAR. By: Sergio Freitas Date: 21 Julho 2010, 18:09
Deixe o pino do fly solto e veja a tensão AC que ele está gerando.

Depois verifique o diodo retificador (com multimetro analógico e polarização inversa).

Coloque outro capacitor de filtro.

Para fazer os testes pode desligar o pino do IC do vertical (pino e o diodo)

Me passe a tensão de AC que você mediu...


Re: TV SEMP 1480E:TOPO DA TELA, VERTICAL IRREGULAR. By: jusenaldo Date: 21 Julho 2010, 18:17
Aí amigo moderador, meu espediente já era...
Amanhã estarei retornando e passando pra você tudo isso, certo?
OBRIGADO SERGIO FREITAS!
Rede: TV SEMP 1480E:TOPO DA TELA, VERTICAL IRREGULAR. By: marcosbr Date: 21 Julho 2010, 20:28
 Amigo.
Este aparelho é mais velho que eu, tudo que for eletrolítico da linha 300, vai trocando...
Vai procurando que chegará lá. Cuidado que tem um escondido, parece ser do horizontal.
Veja pelo n°300.
Re: TV SEMP 1480E:TOPO DA TELA, VERTICAL IRREGULAR. By: Canmeira Date: 21 Julho 2010, 22:13
Jusenaldo,

Verifica se essa variação ocorre também no +B. Tem um diodo 1N4148 ou similar, junto ao fotoacoplador que ocasiona instabilidade na fonte, quando alterado.




Boa Sorte!!!
Re: TV SEMP 1480E:TOPO DA TELA, VERTICAL IRREGULAR. By: jusenaldo Date: 22 Julho 2010, 15:57
Olá turma tectonny!
Primeiro quero agradecer ao Sergio Freitas pela consideração, seu  raciocínio estava corretíssimo, chegaria ao defeito obviamente...
ESTE FOI O RACIOCÍNIO DE  MARCOSBR.
Amigo.
Este aparelho é mais velho que eu, tudo que for eletrolítico da linha 300, vai trocando...
Vai procurando que chegará lá. Cuidado que tem um escondido, parece ser do horizontal.
Veja pelo n°300.   

Mas quem  matou a charada foi o modera sênior  CARLOS MEIRA.
A variação do +B só foi levada a termo depois da exposição do Carlos Meira, e confesso que não havia notado uma  leve redução no quadro. Testando o diodo D811, paralelo aos terminais  3e4 do foto acoplador Q802, constatei  curto direto, fiz a substituição de ambos, bastava o diodo, e o problema  foi solucionado: Tensão 114v, vertical com varredura normalizada.   POSSO DIZER O QUÊ?   Salve amigão!

Rede: TV SEMP 1480E:TOPO DA TELA, VERTICAL IRREGULAR. By: marcosbr Date: 22 Julho 2010, 16:11
 Jusenaldo.
O fórum é para isto, ninguém "adivinha" nada. As dicas são para ser analisadas.
O que dificulta, é quando o usuário não sabe identificar o defeito.
Amigo... neste defeito aí o aparelho parece até uma sanfona.
Numa cena clara chega a entortar.
Parabens.
Mas na próxima... Lembre-se de dar todos os detalhes, o aparelho esta com você.
Um abraço.
Páginas: 1