Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV Sharp C-20T51 Imagem vem e some By: eutecnico Date: 09 Julho 2010, 09:36
Aparelho: TV
Marca:    Sharp
Modelo:   C-20T51
Defeito:   Imagem vem e some

Está tv depois de algum tempo ligada, a imagem e som ficam normal.
Mas, quando está fria a imagem vem e some repetitivamente, como se estivesse pulsando.
Tinha defeito na vertical, a imagem ficava muito aberta, mas, regulagem no trimpot e centragem vertical resolveu e as tensões estão normais.
Mas, agora fica com este defeito quando está fria e quando esquenta fica normal.
Aguardo dicas dos colegas p/ mais está tv.
Se alguém puder me ajudar.
Desde já agradeço.


Obrigado a quem puder ajudar.
Edgard Filho

Re: TV Sharp C-20T51 Imagem vem e some By: Sergio Freitas Date: 09 Julho 2010, 11:10
Edgard

O defeito que está narrando é tipico de eletrolitico alterado.

Verifique as tensões no varicap e FI.
Re: TV Sharp C-20T51 Imagem vem e some By: eutecnico Date: 12 Julho 2010, 18:47
Sergio, desculpe a demora em responder, mas, acho que não expressei direito o defeito.
A imagem some e volta, sim, mas é a tela que fica escura e clareia.
Pensava que o defeito fosse capacitor na fonte, talvez.
Mas já fiz um pente fino e não encontrei nada, no horizontal também.
Aguardo mais dicas.
Re: TV Sharp C-20T51 Imagem vem e some By: cleomar Date: 12 Julho 2010, 19:54
nesse tempo de sumir e voltar verificou filamento acesso, e screen? pode haver oxidação e solda fria nesta parte
Re: TV Sharp C-20T51 Imagem vem e some By: Sergio Freitas Date: 12 Julho 2010, 20:31
Siga o que o Cleomar falou.

E veja se a tensão de filamento vem da fonte (estou sem o esquema) se vier pode trocar o eletrolitico
Re: TV Sharp C-20T51 Imagem vem e some By: eutecnico Date: 13 Julho 2010, 14:30
Filamento apaga e acende também, conforme a imagem vem e volta.
Não consegui pelo meu esquema saber se vem da fonte ou do fly a tensão do filamento.
Mas percebi que o tubo fica muito carregado, por que passei a mão perto da chupeta, por descuido e levei um choque grande, (não encostei a mão na chupeta), achei estranho.
Pode ser o tubo?
Aguardo mais dicas.
Re: TV Sharp C-20T51 Imagem vem e some By: eutecnico Date: 13 Julho 2010, 17:11
Olá pessoal, anteriormente fiz uma pergunta, se poderia ser o tubo, mas descartei o mesmo, pois tirei a chupeta e o soquete e a tensão ficou pulsando do mesmo jeito.
Baixei um novo esquema e descobri que o filamento parece que vem do pino 8 do flyback.
A tensão de filamento, enquanto a tv está fria, fica pulsando, também a tensão do RGB que é de 180v.
Aguardo mais dicas.

Re: TV Sharp C-20T51 Imagem vem e some By: Sergio Freitas Date: 13 Julho 2010, 18:45
Se está pulsando então é fonte......

Pode procuar que tem capacitor alterado
Re: TV Sharp C-20T51 Imagem vem e some By: eutecnico Date: 20 Julho 2010, 16:44
Olá pessoal, esta tv está me dando trabalho ainda, a tensão fica normal até R616, 115v, mas, do outro lado de R616 fica pulsando entre 15v a 45v, até que estabiliza, depois mantém 45V.
Antes de estabilizar a imagem vem e volta, isto quando está fria, pulsa de 9 a 10 vezes, aquece e funciona normal.
Troquei todos os capacitores da fonte.
E seguindo as trilha à frente de R616 vai ao T601 e Q601 e R614 e daí direto no pino 37 (H-OUT) do IC201, troquei o mesmo. E agora a tv liga mais rápido pulsa de 2 a 3 vezes e estabiliza, aí funciona normal.
Depois da primeira vez que liga, pode deixar desligada por uma meia hora e depois  ela liga direto, só demora um pouquinho, 1 minuto + ou-.
Aguardo mais dicas.

Re: TV Sharp C-20T51 Imagem vem e some By: Sergio Freitas Date: 20 Julho 2010, 18:07
Coloque outro transformador driver para teste...
Re: TV Sharp C-20T51 Imagem vem e some By: eutecnico Date: 20 Julho 2010, 18:37
Sergio, já fiz isso e não resolveu.
O transistor também, e os resistores testados e estão bons.

Re: TV Sharp C-20T51 Imagem vem e some By: Sergio Freitas Date: 20 Julho 2010, 19:00
Você chegou a trocar o R-516?

Consegue ler no esquema que tem valor diferente para a de 14" e de 20"?

Meça a tensão na base do transistor driver tem que ser 0,6V.
Re: TV Sharp C-20T51 Imagem vem e some By: eutecnico Date: 21 Julho 2010, 10:01
Olá Sergio, voce quiz dizer R 616 né?
Bem se for este, não troquei mas, ele tem os 3k3 normal.
Quanto a tensão no driver, quando a tv funciona normal tem os 0,6V, antes dela ligar normal esta tensão tambem fica pulsando bem fraquinho.
Aguardo mais dicas e vou trabalhando nela aqui.
Re: TV Sharp C-20T51 Imagem vem e some By: eutecnico Date: 21 Julho 2010, 10:50
Sergio, me dê uma ajuda, por favor, sobre C617, esta tv esteve em outra oficina foi trocado, e está com o valor de 331/10K.
E no esquema está um valor de 560PF/2KV e outro de 1300PF, agora não sei qual é o da 20'' e o da de 14'', e sei que este capacitor tem que ter o valor certo, pode ser isso. Pelo que vi este capacitor havia torrado e a outra oficina colocou este de 331, que creio não ser o valor certo.
Digo isso porque já cheguei a suspeitar da defletora, inclusive coloquei outra no lugar, mas o defeito continuou, antes da tv ligar ela fica com um barulho na defletora, além da imagem ficar pulasando.
Fico no aguardode mais dicas.


Re: TV Sharp C-20T51 Imagem vem e some By: Sergio Freitas Date: 21 Julho 2010, 11:24
C-617 = 1K3pF

C-616 = 8K2pF    ambos 2kV
Re: TV Sharp C-20T51 Imagem vem e some By: eutecnico Date: 21 Julho 2010, 17:07
Olá Sergio, obrigado pela ajuda, o problema estava só neste capacitor. Coloquei outro de 1k5, não consegui encontrar de 1k3, mas com o de 1k5 a tv funcionou normal.
Se o cliente tivesse falado que a tv estava em outra oficina eu teria prestado mais atenção e não teriamos sofrido tanto.
Regulagem do vertical e capacitor C617 de 1k5 resolveu o defeito da tv.
Obrigado pelas dicas. Até a próxima.
Re: TV Sharp C-20T51 Imagem vem e some By: Sergio Freitas Date: 21 Julho 2010, 17:12
Só para tirar uma duvida

Qual a tensão de isolação do capacitor que estava errado?
Re: TV Sharp C-20T51 Imagem vem e some By: eutecnico Date: 21 Julho 2010, 17:16
Sergio só está escrito nele    331 e ISK,    é tudo o que tem nele.
Havia escrito antes que era 331/10K, mas, não é, é ISK que tem no capacitor. OK!
Páginas: 1