Forum TecTonny Informatica Geral
Páginas: 1
spaware By: edson tadeu Date: 01 Set 2008, 06:52
ntispyware da Microsoft
Autor: Gabriel Torres
Tipo: Artigos    Última Atualização: 02 de fevereiro de 2005
Página: 1 de 1   

Em dezembro de 2004 a Microsoft comprou a empresa Giant, que produzia o Giant antispyware. Rebatizado de Microsoft Windows AntiSpyware, o produto pode ser baixado gratuitamente em http://www.microsoft.com/spyware.

Trata-se ainda de uma versão beta (de testes) e não sabemos ainda qual será a estratégia da Microsoft para este software quando ele passar a ter uma versão definitiva, isto é, se ele continuará a ser gratuito ou se ele passará a ser cobrado.

Nós baixamos e rodamos o programa e ficamos impressionados com a sua eficiência. Estávamos acostumados a usar o popular Ad-Aware (http://www.spychecker.com/download/download_adaware.html), mas o programa antispyware da Microsoft mostrou-se muito melhor. Para você ter uma idéia, após ter limpado a nossa máquina de spywares usando o Ad-Aware, o programa da Microsoft encontrou mais de 3.000 (isso mesmo) vulnerabilidades em nosso sistema. Realmente impressionante.

O programa é usado como um antivírus e tem como vantagem em relação ao Ad-Aware de ficar residente em memória (tal qual um anti-vírus) impedindo que você pegue spywares na medida em que navega pela Internet. Outro excelente recurso do programa é permitir a restauração do Internet Explorer caso você pegue algum daqueles spywares chatos que modificam o IE. Por outro lado, o programa da Microsoft não protege browsers de outras empresas, em especial o Firefox.

Após vasculhar sua máquina, o programa apresenta um relatório mostrando os spywares detectados. Eles são classificados com cinco barras coloridas, que indicam o risco de se ter o spyware encontrado (moderado, alto, elevado ou severo). E você pode escolher o que quer que o programa faça com o spyware detectado: remover, ignorar ou ignorar sempre. Preste atenção pois conosco o programa deixou automaticamente marcado com "ignorar" vários spywares que queríamos remover, então tivemos que manualmente modificar a configuração de cada spyware.

Outra vantagem do programa da Microsoft é explicar o que é o spyware detectado, o que ele faz e qual é a ação recomendada.

Como todos os programas do mercado, o antispyware da Microsoft permite ser atualizado automaticamente através da Internet.

Tanta funcionalidade tem seu preço. Ele é maior que o Adware (6,23 MB contra 1,67 MB), e seu download pode ser um suplício para quem ainda usa conexão discada. Além disso, ao fazer o download a Microsoft está opcionalmente verificando se o usuário está ou não usando uma cópia original do Windows. Se o seu conhecimento de inglês não é lá essas coisas, o caminho que você tem que fazer para baixar este programa sem verificar o seu Windows é o seguinte: http://www.microsoft.com/spyware, clicar em Download Microsoft Windows AntiSpyware (Beta), na página seguinte, clicar em Download the beta of our new anti-spyware software today, na página seguinte, clicar na caixa Continue, na página seguinte, marcar a opção No, do not validate Windows at this time, but take me to the download e clicar na caixa Continue e, finalmente, na página seguinte, clicar em Download.

A revista PC Magazine testou este programa (http://www.pcmag.com/article2/0,1759,1749938,00.asp) e concluiu que outro programa, o Spy Sweeper (http://www.webroot.com), é melhor. O problema é que este programa não é grátis (custa US$ 29,95), o que torna o novo programa da Microsoft uma excelente escolha para a maioria dos usuários.

Páginas: 1