Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV Philips 29pt4635/78 - não liga By: LUZ Date: 08 Junho 2010, 20:41
esta tv não ligava e ficava piando, troquei o transistor Q7460 que estava em curto e tambem o capacitor 2465, sumiu o piado mais não tinha o 140V da fonte, troquei o capacitor 2455 que estava com fuga a tensão da fonte normalizou mais continua não ligando, e tambem não esta chegando o 200V e o 13V no TO 0244 na placa do tubo.
contando com a ajuda de vocês deste forum.
Desde já, agradeço.
Laerte.
Re: TV Philips 29pt4635/78 - não liga By: joao jb Date: 08 Junho 2010, 23:07
camarada voçe tem gue trocar o bc 337 o 327 o cap.47x25 , e o220. depois ligue pelo controle e veja se reçebe comando. se o led açender e nao ligar , trogue o sh. sem testar eu diise[sem testar] e me responda sim ou nao valeu.
Re: TV Philips 29pt4635/78 - não liga By: marcosbr Date: 08 Junho 2010, 23:29
 João, João...
Não faz assim não que eu choro.  :'( :'( :'(
Outra novidade? Ja disse uma vez e repito.
Será que tudo que gastei com equipamentos de trabalho, foi em vão???
Em alguns casos é aceitável, esta pratica. Mas não vamos exagerar.
Aí eu não posso aceitar isto não.
trogue o sh. sem testar eu diise[sem testar]

Re: TV Philips 29pt4635/78 - não liga By: Claudio Carvalho Date: 09 Junho 2010, 07:31
Pois é Marcos.

Acho que estamos perdendo terreno para o " - troque sem testar " ...  Ele esta nos ganhando de 10 X 0 !!!!

Puxa, ai eu me pergunto:- Porque eu estudei tanto para aprender a ler um esquema e saber onde procurar um defeito???

Gente, não é assim que a gente pratica a eletrônica!  Veja, um saída hor. custa em média R$ 10,00 ( dos bons, é claro ) um fly R$ 50,00 ( também dos razoáveis ) um saída vertical R$ 10,00 ( também de confiança ) um micro/micronas R$ 70,00 ( este é variável no preço ) e a turma não tem piedade, tasca logo um - " troque sem testar "...


Estou cansado de ler assim: "- Troquei o micronas e o defeito continua..." e o pior é que muitas das vezes, ninguém escreve ao colega que micronas tem de ter os dados do chassi... 


Ai haja dinheiro, não acham? 


Eu ainda não li aqui neste tópico, mas logo um outro membro que também tem preguiça de ler e não vai ler o que eu estou escrevendo colocará: - É a memória, troque a memória e saía para o abraço...   Assim é difícil, não acham???

Temos de ter a sabedoria de analise em um circuito!  Temos de saber o que vamos  fazer para a solução de um defeito, não abrir um aparelho e não saber onde começar!




Luz,  logo abaixo do seu tópico o Tonny disponibilizou mais uma ferramenta muito útil a todos, mas acho que ainda não se acostumaram a ela!
Veja que tem 5 tópicos todos relativos ao seu modelo de aparelho e com as mesmas caracteristicas de defeito!  Ai é mais fácil para você, que é só fazer uma leitura e ver se o seu defeito também se enquadra a um deles!

João, estamos combatendo esta prática do troque sem testar !  Veja, se um colega ao abrir um aparelho e em vez de fazer uma busca medindo os componentes que ele acha ser o causador do defeito troca uma porção de componentes a esmo e o aparelho fica normal, como saber qual era?

Será que para saber, ele irá colocar um a um dos que trocou??  Não, ninguém fará isto, ai eu escrevo que não foi um conserto lógico e sim no chute!

Temos de melhorar o conhecimento pessoal em eletrônica e não usar o Fórum como pau de escora!  Olha, escrevo isto por ver defeitos corriqueiros em bancadas, sendo solicitado a toda hora e a razão do Tectonny é auxiliar aos colegas que tem realmente encrencas em suas bancadas, coisa que eu tenho lido pouco aqui!

Vejam os senhores, quando há um defeito daquele dito " cabeludo ", por incrível que pareça, só os membros da moderação se manifestam e pouquissímos membros também, estes mais experientes e com uma grande ajuda ao Tectonny.

É isto turma.  Este desabafo não é endereçado a ninguém, ele é um alerta de que devemos melhorar o nosso conhecimento e tentar salvar a profisão que esta tão velipendiada com pseudos técnico fazendo lambanças em aparelhos e depois largando na nossa bancada para dar uma solução do que seria fácil de consertar!

Fica ai o alerta, vamos melhorar o conhecimento e quando tiver a certeza de que é mesmo o defeito que resolveu, então escreva assim: " - Desconfie do cap. 2544 "
Ai cabe a quem estiver do outro lado analisar e saber medir o mesmo para tirar a sua dúvida!

Tenham um bom dia a todos!


Cláudio




Re: TV Philips 29pt4635/78 - não liga By: rickteck Date: 09 Junho 2010, 16:20
Adorei essa frase Claudio, tiro meu chapéu! :police:


"Temos de melhorar o conhecimento pessoal em eletrônica e não usar o Fórum como pau de escora! "

:police: :police: :police: :police: :police: :police: :police:
Re: TV Philips 29pt4635/78 - não liga By: paulocruz49 Date: 09 Junho 2010, 17:42
   Veja bem, não estou aqui para defender A ou B, mas existem componentes que nos medidores convencionais ( não aqueles que custam uma grana preta, que poucos tem    condições de adquirir), não apresentam defeito; Um exemplo são os famosos  bc`s 327 e 337 da Philips, que vc coloca no Ohmímetro e dá normal, e quando ela está liga/desliga, todos orientam a fazer a troca dos mesmos + cap, talvez por isso o nosso amigo João orientou a troca "sem medir".
Re: TV Philips 29pt4635/78 - não liga By: marcosbr Date: 09 Junho 2010, 19:23
 Paulo.
O defeito não é do multímetro não.
Eu já ensinei varias vezes, a testar um saída com diodo interno. Qualquer técnico tem que saber.
Existem casos específicos, para trocar um componente que se apresenta bom. Mesmo assim, temos que usar a cabeça.
Se você tem AC de um lado do diodo, do outro não tem DC. Não tendo consumo, o diodo pode estar intermitente.
Um regulador com tensão certa na entrada, e erro na saída merece  uma substituição.
O nome já diz. Multímetro. Você tem varias ferramentas num só aparelho.
Se você tem um resistor de 12K no circuito, testa ele sem levantar. Se inverter as ponteiras, e der um valor de 10/8/1K.
Você não precisa levanta-lo. Isto se chama técnica.
A eletrônica tem leis, e fórmulas matemáticas.
Estou vendo casos aqui, de mandarem trocar resistores sem testar.
Quem não sabe testar componentes, não merece dicas. Merece aulas.
Mais aí é outro capitulo da novela...
Um abraço.

Re: TV Philips 29pt4635/78 - não liga By: Claudio Carvalho Date: 09 Junho 2010, 19:28
Paulo.

Veja, se houver conhecimento de causa, a gente tira o chapéu! Explico: - Eu já apanhei de transistores com este tipo de definição, mas soube contorna-lo pelo motivo de 'entender' o motivo porque estava ruím!

Agora, quando você não tem base, danou-se!  Não é só transistores que nos fazem penar, são capacitores, resistências e outros componentes que fazem o circuito funcionar!

Você nunca ira ler uma resposta minha desta maneira! - " Troque sem medir " se encontrar aqui no Fórum uma repostas desta minha ou até mesmo do grupo da Moderação, ai eu tirarei o meu chapéu a você!!!

Cláudio
Re: TV Philips 29pt4635/78 - não liga By: LUZ Date: 09 Junho 2010, 22:23
João JB, troquei todos os componentes citados e mais o fotoacoplador e nada, gostaria de saber se é nescessário liga-lá pelo controle, porque ela veio sem ele.

Claudio Carvalho, existe a tensão de 130V no VBAT.
Re: TV Philips 29pt4635/78 - não liga By: marcosbr Date: 09 Junho 2010, 23:20
 Luz.
Você dependo do controle, para coloca-la em standby. Se ela já estiver em by basta apertar uma tecla de canal.
As tensões que se refere la em cima, só tem em funcionamento.
Verifique estas aqui.


Re: TV Philips 29pt4635/78 - não liga By: LUZ Date: 13 Junho 2010, 01:05
Pessoal, troquei os componentes citados e mais o soquete do tubo, e a tv voltou a funcionar normalmente. (Resolvido).
Re: TV Philips 29pt4635/78 - não liga By: Claudio Carvalho Date: 13 Junho 2010, 08:27
Luz.

Por favor, quais os componentes trocados?


Cláudio
Páginas: 1