Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV Toshiba TV2084(H)AVU13 Tela Azul By: Wander-sat Date: 08 Junho 2010, 19:59
Aparelho: TV
Marca:    Toshiba
Modelo:   TV2084(H)AVU13
Defeito:   Tela Azul

Bom Galera! Esta TV Chegou com a Tela azul e com Retraços, fui direto no resistor R963 de 18K na Placa do Cinescópio e ele estava bom apenas aquecendo. A voltagem no Catodo Azul estava por volta dos 25Volts (Quando na realidade deveria estar em torno de 150v como no Verde e no Vermelho) Parti para o Q905 (2SC2482), retirei, medi fora e ele estava OK.
Então segui a lnha da Base do Q905 até o Micro e nada! Troquei o IC501 (Micro), conferi soldas frias, etc... até desistir da TV.

Hoje chegou um amigo na oficina e me deu uma dica: Retirar o Jumper (GR90) na Placa do Cinescópio que alimenta o Transisto SMD Q906 e foi batata!!! A TV ficou show!!!


Obrigado a quem puder ajudar.
Wanderlei

Re: TV Toshiba TV2084(H)AVU13 Tela Azul By: jacunda Date: 08 Junho 2010, 20:03
Este transistor sempre dá este defeito, tens que colocar um outro no lugar com a mesma referencia.
Re: TV Toshiba TV2084(H)AVU13 Tela Azul By: wander-sat Date: 08 Junho 2010, 20:24
Aproveita e indica um!!! Pelo esquema ele é especial (DTC124EK). Não pode permanecer desta forma? Desligado? Ausente? Sem o Jumper? O meu colega de profissão que me deu a dica, disse que nunca voltou uma TV se quer, e ele já fez em várias!!!
Re: TV Toshiba TV2084(H)AVU13 Tela Azul By: jacunda Date: 08 Junho 2010, 21:06
O circuito SPOT será acionado sempre que ocorrer o power off que irá descarregar o C 612 e polarizr o Q 612 e o Q 906 que está ligado no canhão Azul na PCI do cinecopio. Fica facil notar, porque o circuito SPOT estando com defeito deixa acionando direto o Canhão B e consequente uma tela azulada.

Notem também que o pino 56 do micro (mute) além de polarizar a base do Q 611 e Q 631 tem uma ligação com o circuito SPOT, isso se justifica para evitar que ao desligar ou ligar a TV ocorra aquele barulho no alto falante, tipo " tucc tucc", fácil entender a razão do "sem audio" quando ocorre defeito no circuito SPOT, tela azulada e sem audio, levando o tecnico a trocar micro, memoria e tuner sem necessidade.


Re: TV Toshiba TV2084(H)AVU13 Tela Azul By: wander-sat Date: 08 Junho 2010, 21:28
Depois desta esplicação fica fácil entender que o escencial é trocar o Q906 e não, simplesmente retirar o Jumper, desligando o mesmo!

Indica um Substituto para ele?
Re: TV Toshiba TV2084(H)AVU13 Tela Azul By: jacunda Date: 08 Junho 2010, 21:42
Amigo, este transistor tem internamente ligados dois resistores de 4K7, sendo: Entrada para base e base para emissor, sendo que o referido é NPN, qualquer um que tenha este arranjo serve. No caso, eu nunca comprei, tenho aqui uma sucata que tem varios smd e que tem me valido.
Espero ter ajudado.
Re: TV Toshiba TV2084(H)AVU13 Tela Azul By: jose gomes Date: 09 Junho 2010, 08:44
     Wander, endossando as palavras do jacunda, sempre que acontece este defeito em u-13, vou diretamente no transistor q-612 e substitu-o, inclusive já tem nos resolvidos este tipo de havaria, se não me engano a ref. dele é A-1015. Com relação ao jamper, pra mim é novidade, mas não vou descarta-lo assim que aparecer uma oportunidade. um abraço!
Re: TV Toshiba TV2084(H)AVU13 Tela Azul By: wander-sat Date: 09 Junho 2010, 12:15
Bom, se o fabricante/engenheiro construiu este circuito, é porque o mesmo tem serventia!
Prefiram 1000 Vêzes consertá-lo a partir para tal recurso que só deve ser usado no último caso!
Neste caso, se não tenho o transistor em questão, retiro o Jumper.

Agora, depois deste Tópico, o mais sensato é a troca do mesmo. Só fica pra gente agora, descobrir um Substituto fácil de ser comprado (KKKKKK) e colocá-lo aqui para todos nós! (Caso não consigamos em sucata).

DTC124EK      SI-N 50V 0.1A 0.2W 22/22K


Re: TV Toshiba TV2084(H)AVU13 Tela Azul By: wander-sat Date: 09 Junho 2010, 12:21
Vejamos que com um transistor comum SI-N 50V 0.1A 0.2W e dois resistores de 22K dá pra montá-lo na placa!!!

Colocamos um na entrada da Base e outro entre Base e Emissor. Como disse nosso amigo Jacunda e como podemos ver na foto!
Páginas: 1