Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
tv toshiba 2998sd não sai do stand by By: geraldotpinto Date: 01 Junho 2010, 18:37
Aparelho: tv
Marca:    toshiba
Modelo:   2998sd
Defeito:   não sai do stand by

boa tarde amigos do forum

      recebi em minha oficina uma tv toshiba 2998sd. este aparelho veio de outra oficina sem o Q830(alimentação de 5V do seletor varicap), gostaria de saber se é CI ou transistor e qual a referência dele.
defeitos: ao ligar, observei que a fonte oscilava e gerava por alguns segundos e voltava para a condição de stand by, isto é 83V fixo no coletor do transistor de saida horizontal, e após fazer um teste a frio nos componentes da fonte inclusive ressoldagem, não foi encontrado nenhum alterado. e ao religá-la a mesma não gerava mais, permanecendo na condição de stad by e com as tensões de +B do  secundário de 126V e 19V oscilando( o ponteito do mitter não fica fixo no valor. troquei o fotoacoplador não resolveu.

 gostaria de receber a ajuda dos companheiros.

                                abraços a todos  

                                       


Obrigado a quem puder ajudar.
geraldo

Re: tv toshiba 2998sd não sai do stand by By: Sergio Freitas Date: 01 Junho 2010, 18:43
Taí o esquema


http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,fileinfo/id,5702/
Re: tv toshiba 2998sd não sai do stand by By: geraldotpinto Date: 03 Junho 2010, 13:05
Bom dia amigo do forum

quero agradecer aos amigos pela ajuda na solução do defeito.

defeito: tv não sai do stand by com as tensões no secundário variando(ponteiro do multiteste em movimento).
solução: troca do Q843(DTC 123JK) alterado por um transistor bc 548, o referido DTC estava "matando" a tensão de 9V que alimenta o oscilador horizontal no pino 28 do processador geral.

                                                       um abraço a todos

                                                                   Geraldo
Re: tv toshiba 2998sd não sai do stand by By: Sergio Freitas Date: 03 Junho 2010, 13:39
OOOPA

Tem erro grave ai amigo!!!!!!!!

O transistor DTC não tem nada haver com o BC.

Do lado direito tem "Alldatasheet" coloque o DTC leia que tipo de semicondutor é e depois o BC.

Você simplesmente está arrumando um problema futuro e de dificil correção.
Re: tv toshiba 2998sd não sai do stand by By: geraldotpinto Date: 03 Junho 2010, 15:18
sergio, o tv tá funcionando desde ontem, não recomendo ninguém fazer a experiencia, vamos ver o que acontece. se parar eu te aviso.

                                            Geraldo

Re: tv toshiba 2998sd não sai do stand by By: marcosbr Date: 03 Junho 2010, 20:20
 Geraldo.
Funcionar... não significa estar certo. Um carro funciona com 3 cilindros, um ser humano funciona com apenas um rim. Se voce quer adaptar por falta do componente.
O Sérgio esta totalmente certo, evite problemas.
Faça assim:
Re: tv toshiba 2998sd não sai do stand by By: geraldotpinto Date: 03 Junho 2010, 20:45
boa noite, marcosbr


realmente eu concordo com vc. O sergio está correto, só que infelizmente o problema é a falta do componente  no comércio aqui da minha cidade, foi por isso que eu improvisei, e para o bem da credibilidade, não entregarei o tv para o cliente como está, tentarei colocar o correto.

                                                              um abraço a vc. e ao sergio

                                                                              Geraldo

Re: tv toshiba 2998sd não sai do stand by By: marcosbr Date: 03 Junho 2010, 21:14
 Muito obrigado pela compreensão.
Caso não encontre... estes são os valores internos do transistor.
O DTC tem estes resistores internos. (encapsulados)
De resto... é um TR igual ao BC que voce colocou.
Espero que a imagem ajude.
Sei que alguns locais, tem dificuldades de material. Mas fazendo o certo, ficamos tranquilo.
Alterar um projeto da engenharia, não é nossa função.
Um abraço.

Re: tv toshiba 2998sd não sai do stand by By: geraldotpinto Date: 04 Junho 2010, 08:59
Bom dia, Marcosbr!

          A imagem vai ajudar sim, acrescentarei os dois resistores para fique igual ou próximo do original. um grande abraço a todos e desculpe pelo problema ocorrido.


                                                                                 Geraldo


                                               
Páginas: 1