Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV CCE HPS2003 DEFEITO NA FONTE By: pretoqueiroz Date: 27 Maio 2010, 06:44
Aparelho: TV
Marca:    CCE
Modelo:   HPS2003
Defeito:   DEFEITO NA FONTE

amigos esta tv esta com a fonte de 16 voltes apenas com 6voltes a fonte principal de 125v esta com 93voltes, liberando R822,R823,R821, L803, a fonte principal fica com 123 voltes mas a de 16 voltes fica apenas com 10v,ja troquei foto acoplador TL431 os poucos capacitores da fonte,mas ficou na mesma,se os colegas puder dar uma luz fico grato.OBRIGADO


Obrigado a quem puder ajudar.
PRETOQUEIROZ

Re: TV CCE HPS2003 DEFEITO NA FONTE By: eletro-mac Date: 27 Maio 2010, 07:21
Colega existe uma circular de reparação para as fontes destes modelos,faça uma busca,veja capacitores do primario junto ao IC da fonte 3842,e não descarte capacitor de 100x160V ruim no secundario.
sds.
Re: TV CCE HPS2003 DEFEITO NA FONTE By: Claudio Carvalho Date: 27 Maio 2010, 07:29
Queiroz.

Você esta com o esquema dela?  Acho que não, ai vai!

http://www.4shared.com/get/43369559/92e4d09c/hps_2003.html

Baixe, abra e veja que nesta linha, tem 2 diodos zenners e acredito que você deva ir por este caminho, OK!

Cláudio
Re: TV CCE HPS2003 DEFEITO NA FONTE By: Sergio Eduardo Date: 27 Maio 2010, 09:17
Esta TV tem uma fonte secundária formada por Q802 DZ806, que além de estabilizar os 9V, também funciona como chave power, pois quando sua base é colocada à massa através do microcontrolador, corta a tensão no seu emissor.

A tensão de 16V é a que serve de referencia para fazer a correção desta fonte(125V), via foto acoplador, sendo esta referencia limitada em 4,7V DZ805.



                                                                                           BOA SORTE!!!
         
Re: TV CCE HPS2003 DEFEITO NA FONTE By: Claudio Carvalho Date: 27 Maio 2010, 10:29
Sérgio.

Você já deve ter notado que sempre que eu respondo a qualquer membro ( com excessão dos Moderadores, e grupo de Apoio é claro ) eu sempre escrevo de uma forma que o membro tenha de procurar pelo defeito, uma vez que responder diretamente, não irá auxiliar em nada o membro a busca do componente causador do defeito!

Nós dois escrevemos o mesmo final, só que você foi incisivo em um componente e eu respondi de uma forma que o membro fizesse a busca, que pensasse um pouco e não simplesmente trocasse um componente por ter recebido a dica de bandeija!

Que esta minha colocação fique a todos, não só a você amigo, mas a todos que se interessam pelo Fórum e querem a nossa profissão mais sólida e conciente do que faz!

Nós temos de ajudar aos que iniciam, fazer uma busca, se interessar pela profissão que escolheram para ganhar a sua vida!

Não encare isto como um " pito " mas como um toque para que no futuro, você seja um dos nossos, ensinando em como se busca um componente causador de um defeito!!

Bom dia.


Cláudio
Re: TV CCE HPS2003 DEFEITO NA FONTE By: pretoqueiroz Date: 27 Maio 2010, 12:16
Obrigado aos colegas pelo empenho.ao amigo Claudio pelo esquema faciltou bastante,caros colegas apos trocar tres TL 431 novos IC uc3842 fet ,e nao ter mais oque fazer peguei um tl431 de uma fonte funcionando e as fontes normalizaram,so que tenho uma duvida a fonte de oito voltes esta zero voltes,ja troquei bc337liberei o emissor do transistor para ver se aparecia,mas ficou na mesma. a pergunta é o seguinte esta fonte depende do power do micro p/acionar?com a tv em standby esta fonte tem que estar presente?OBRIGADO.
Re: TV CCE HPS2003 DEFEITO NA FONTE By: Claudio Carvalho Date: 27 Maio 2010, 16:25
Queiroz.

Eu não estou entendendo...    Olha só, você escreveu lá em cima que o a fonte toda estava baixa, correto?
Então ao trocar o IC regulador ela estabilizou as só a de 8 volts é que esta ruim, correto?

Você viu o zenner D- 807 ????


Cláudio
Re: TV CCE HPS2003 DEFEITO NA FONTE By: pretoqueiroz Date: 27 Maio 2010, 19:52
Citação de: Claudio Carvalho online 27 Maio 2010, 16:25
Queiroz.

Eu não estou entendendo...    Olha só, você escreveu lá em cima que o a fonte toda estava baixa, correto?
Então ao trocar o IC regulador ela estabilizou as só a de 8 volts é que esta ruim, correto?

Você viu o zenner D- 807 ????


Cláudio
AMIGOClaudio,correto!a fonte de 125 e 16volts estavam baixa,apos trocar o TL431 pela quarta vez,as fontes normalizaram.ate ai tudo certo,so que arrumando a fonte olhei no esquema e vi que a fonte de 8volts que alimenta o ONE CHIP estava zero volts,a minha duvida era se a fonte de 8volts dependia do micro para acionar a mesma,mas analizando o esquema conclui que sim,resumindo o micro tambem esta pifado,coloquei um p/teste e tv partiu,fonte de 8volts ok.
Re: TV CCE HPS2003 DEFEITO NA FONTE By: Sergio Eduardo Date: 27 Maio 2010, 22:09
Claudio boa noite!

Muitas das minhas dissertação, viso descrever o funcionamento dos CKT de forma torna-los mais compreensível, facilitando na analise do defeito.

Concordo que devemos fazer com que o profissional em eltro-eletronico adquira raciocínio técnico, e não seja um simples trocador de peça.

Desta forma acredito estar contribuindo com o Forum, democratizando os conhecimentos e fortalecendo os técnicos em eletronica. De maneira voluntariosa me coloco-me a disposição.     


Congratulações ao PretoQueiros por ter (matado) o defeito e a quem de direito coloque com resolvido.


           
Re: TV CCE HPS2003 DEFEITO NA FONTE By: Claudio Carvalho Date: 28 Maio 2010, 07:22
Eduardo.

Beleza?  Olha, a sua última escrita acima, vem de encontro a muita coisa que escrevo aqui!
Você solicita ao membro Queiroz que coloque o tópico como resolvido, correto?

Bem, eu mesmo vou faze-lo, uma vez que acho que o Queiroz não sabe ainda como faze-lo!
Queiroz, abaixo de tudo no seu tópico, existe escrito em verde " TÓPICO RESOLVIDO " basta que você clique em cima e pronto, automáticamente o seu tópico é marcado como resolvido, OK!


Cláudio
Re: TV CCE HPS2003 DEFEITO NA FONTE By: pretoqueiroz Date: 31 Maio 2010, 11:59
valeu pelo toque.
Páginas: 1