Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
TV PANASONIC TC29FX30L Com efeito almofada By: denilson araujo Date: 25 Maio 2010, 15:00
Aparelho: TV
Marca:    PANASONIC
Modelo:   TC29FX30L
Defeito:   Com efeito almofada

Este tv esta com a imagem preenchendo toda a tela mas os cantos superiores e inferiores estão curvados para fora da tela, assim:  )  (
Tentei ajustar via modo de serviço, mas os itens EW e HAmp não ajustam, apenas os valores numericos mudam.
Inicialmente este tv chegou inoperante com o diodo D556 em curto e transistor de saida horizontal em curto base emissor. No lugar do D556 coloquei o 4F1/10 e do transistor coloquei o BU2520DX. Acidentalmente a bobina L705 rompeu o enrolamento, e foi desenrolada e enrolada novamente. E encontrei o resistor R713 aberto. Já revisei o circuito e não encontrei mais nenhum componente com defeito.


Obrigado a quem puder ajudar.
Denilson

Re: TV PANASONIC TC29FX30L Com efeito almofada By: marcosbr Date: 25 Maio 2010, 16:31
 No meu esquema, o saida não tem diodo. Não encontrei este L705.
Se puder, coloque o link do seu esquema.
Re: TV PANASONIC TC29FX30L Com efeito almofada By: denilson araujo Date: 25 Maio 2010, 16:43
Realmente Marcos,  também o meu esquema não mostra esta bobina, e infelizmente não mostra outros  componentes como Q701 e Q702 que fazem a correção EW, justamente o que estou precisando.Na saida do micronas varia a tensão EW quando ajusto no modo de serviço. Mas o circuito não responde. Se conseguir o esquema completo me informe.
Meu esquema:http://www.4shared.com/document/tR4J1NF9/MS_TC-21FX30L_29FX30L.htm
Quanto ao transistor achei informação em 2 outros forums de pessoas que ja usaram transistor com diodo como BU2520DX e BU2527DX. Mesmo com essa informação, eu já também já tinha pensado que poderia ser um transistor sem diodo e coloquei um BU2508AX que ficou com o quadro igual, porem queimou após alguns minutos.
Re: TV PANASONIC TC29FX30L Com efeito almofada By: denilson araujo Date: 26 Maio 2010, 18:04
Coloquei uma saida horizontal original 2SC6073 e ficou tudo igual.  Analisando o circuito EW composto de transistores, na base de Q702 chega uma tensão, via 2 resistores, vinda do pino de saída EW do micro. Esta tensão está variando de 3,7 a 5V quando ajusto no modo de serviço. Porém estes valores de tensão estão mantendo este transistor em constante saturação, impedindo uma excitação diferente do circuito EW.  Coloquei para teste um potenciometro de 5k nesta linha para diminuir a tensão da base de Q702 e aí o circuito respondeu modificando o quadro nas laterais. Minha conclusão é que o micro precisaria de tensão de saída no pino 83 (EW) que iniciasse com 0V até 5V para permitir o ajuste desejado. E eu estou condenando o micro mas quero saber a opinião de outros antes de condená-lo em definitivo.
Re: TV PANASONIC TC29FX30L Com efeito almofada By: f@bio$$$ Date: 26 Maio 2010, 18:42
Não se precipite trocando o micronas, use o esquema da 29FX32L que tem o esquema EW. Use BY228 no lugar do 4F1/10. Verifique se R702, R704 e Q703 não queimaram tb, caso sim troque o Q701. O Q701 é SMD, incrível né? Caso não consiga o SMD tenta pelo menos para teste o IRF630A soldando uns ios nele.
Re: TV PANASONIC TC29FX30L Com efeito almofada By: denilson araujo Date: 27 Maio 2010, 11:01
Olá Fabio, eu  baixei o esquema que vc recomendou e ele realmente tem o circuito que eu estou precisando, isso torna mais facil a visualização e analise. Os componentes que vc citou eu testei todos e deram leitura normal. Também troquei o D556 pelo BY228 mas ficou tudo igual. 
O teste que eu tinha feito foi colocar um potenciometro de 5k no lado esquerdo de R715 para baixar a tensão de polarização de Q702 e aí o circuito EW respondeu, indicando que os componentes estão bons e respondendo a mudança de polarização.

Re: TV PANASONIC TC29FX30L Com efeito almofada By: f@bio$$$ Date: 27 Maio 2010, 20:44
Preste antenção, vc deve levar em consideração que no pino 83 do micronas não sai um sinal dc puro e sim pulsante, O que vc deve ter medido na verdade foi a média dc deste sinal. Vc deve medir esse sinal com um osciloscópio e ver que o nível baixo do sinal não deve ser maior que 0,4V caso contrário Q702 ficará sempre saturado já que ele trabaha como chaveador-amplificador. Se Q702 estiver saturado,  o seu micronas está avariado. Tenta regravar o micronas ou compre outro que já venha gravado para este modelo.
Re: TV PANASONIC TC29FX30L Com efeito almofada By: denilson araujo Date: 27 Maio 2010, 21:03
Ok Fabio, realmente o Q702 está sempre saturado, não importando o ajuste que eu faço no EW no modo de serviço. Eu não tenho osciloscopio por isso fiz uma medição somente com o multimetro. E eu já encomendei um ci gravado que chega amanhã, quando vou ver o resultado e posto aqui.
Re: TV PANASONIC TC29FX30L Com efeito almofada By: denilson araujo Date: 28 Maio 2010, 14:53
Troquei o micro + memoria gravados e ficou tudo a mesma coisa. O defeito continua. Quando eu aplico um curto base emissor de Q702 a tela modifica o quadro e isso indica pra mim que o circuito de correção EW está funcionando. Não sei mais o que fazer.
Re: TV PANASONIC TC29FX30L Com efeito almofada By: RONAN Date: 28 Maio 2010, 16:58
Veja se ajuda...................

Agradeço ao Magrão pela colaboração.

Click aqui,.......ou,........veja a ilustração abaixo:


http://www.4shared.com/document/xRulgaja/PANASONIC_IT_TC29FX30_29Z99L.htm
Re: TV PANASONIC TC29FX30L Com efeito almofada By: denilson araujo Date: 28 Maio 2010, 17:00
Esta informação eu também já tinha visto e fiz tudo o que manda ali. Inclusive tinha trocado o D557 por outro, mas ficou tudo igual.
Re: TV PANASONIC TC29FX30L Com efeito almofada By: Sergio Freitas Date: 28 Maio 2010, 18:12
Você não tem como arranjar uma L-705 emprestada para teste????

Pelo que já foi feito e lendo o seu tópico pode até ser ela te judiando.
Re: TV PANASONIC TC29FX30L Com efeito almofada By: RONAN Date: 28 Maio 2010, 18:46
.
Re: TV PANASONIC TC29FX30L Com efeito almofada By: marcosbr Date: 28 Maio 2010, 18:58
 Denilson.
Eu ia responder quando vi a dica anterior do Ronan.
Como era quase a mesma...
Cuidado com o diodo que voce colocou, ja tive problemas com ele. (556)
Re: TV PANASONIC TC29FX30L Com efeito almofada By: denilson araujo Date: 28 Maio 2010, 20:47
Olá pessoal, essa bobina também é minha dúvida. Eu acho que ela pode causar o defeito mas não impediria de ajustar. Além disso ela não foi enrolada do mesmo jeito que estava. Se o cliente esperar até eu conseguir uma emprestada eu vou tentar conseguir uma. Os componentes do circuito EW já conferi todos e estão dando leitura normal, inclusive o resistor R619. Já o diodo D556 eu perdi o original e não sei mais qual é.
Re: TV PANASONIC TC29FX30L Com efeito almofada By: eletronicarenato Date: 28 Maio 2010, 22:36
ola amigos q estao com estas tvs com defeito na almofada ja passei por isso q vcs estao passando  vou dar a dica para vcs arrumarem estas tvs olhar capacitares de poliester, nao tenho o esquema aqui mais e muito facil  me paresse que os capacitores sao de 0.033ou0.068 q estao perta ai da bobina da almofada e muito facil basta vc testar tds eles ai perto da saida horizontal q vai achar  se ainda continuar a queimar a saida horizantal olha tambem o de largura pois ele tambem abre ou altera
Re: TV PANASONIC TC29FX30L Com efeito almofada By: Claudio Carvalho Date: 29 Maio 2010, 07:39
Pessoal.

Eu e o Ronan já passamos por um problema semelhante, só que no nosso caso expandia muito o hor.  de uma LG digital.

Eu estou mais para que o colega Renato escreveu por último! 

O nosso carrasco no caso da LG, era realmente um poliester que ninguém acreditava, até mesmo desenrolar as bobinas do EW eu desenrolei para ver se não estavam partidas!

Faça uma varredura minuciosa nestes caps de poliester que tem ai, quem sabe?

E volte com o micronas e eepron originais!!!


Cláudio
Re: TV PANASONIC TC29FX30L Com efeito almofada By: denilson araujo Date: 29 Maio 2010, 13:10
Os capacitores de poliester dessa região do horizontal e eu já conferi todos um por um estão dando leitura normal, exceto 2 deles de 680n que estavam um pouco alterados eu troquei. Se tiver algum capacitor de poliester com defeito ele vai estar dando leitura normal. Mas não deve ser o caso, ou vcs já pegaram com defeito algum capacitor desses com leitura normal e estava ruim? Eu to pensando até em troca-los.
Re: TV PANASONIC TC29FX30L Com efeito almofada By: Sergio Freitas Date: 29 Maio 2010, 13:34
Denilson

Eu trocaria, já que o estágio trabalha com frequencia e a capacitância pode estar normal e o deielétrico furado e em funcionamento ele pode dar fuga.
Re: TV PANASONIC TC29FX30L Com efeito almofada By: RONAN Date: 29 Maio 2010, 13:34
Olha só amigo,...........vc é que está com a tv aí..............isso tá ficando sem lógica,..........tem que ter um fim.............esse seu defeito está na linha de EW,...........e vai até à etapa de deflexão (principalmente os capacitores poliéster),..............porr-a...........tu fala que já testou tudo,............diz que já fez os procedimentos da circular da Panasonic, que diga-se de passagem, se essa circular existe é porque o defeito é crônico desse modelo, ou seja , quem pega esse modelo com esse defeito, geralmente vai conseguir resolver pela dica  da circular ................

..........resumindo amigo,........ou vc tá dando mole, vascilando em alguma coisa que vc mesmo pode ter provocado aí, ( respingo de solda, trilha aberta pelo bico do ferro, componente com um dos terminais solto para analize e vc esqueceu de colocar no lugar,..etc...etc...).......
.......ou vc tá com problema nesse micronas,...........ou atualize os dados dele, caso vc tenha o gravador, ou compre um já gravado.

Não leve à mau o meu jeito,.........mas vc tava precisando de uma sacudida............
Páginas: 12